"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"ODISSEA – TOURISM & ECOLOGY FILM FESTIVAL"

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), sediada em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria), é uma das três entidades que organizam o Odissea – Tourism & Ecology Film Festival, o primeiro festival de cinema flutuante do mundo.

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), sediada em Peniche, do Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria), é uma das três entidades que organizam o Odissea – Tourism & Ecology Film Festival, o primeiro festival de cinema flutuante do mundo, dedicado ao turismo e ecologia, que acontece de 11 a 14 de novembro de 2012, entre Génova e Lisboa. Este projeto inovador será apresentado pelo seu diretor, Fernando Santos, na Conferência “Cinema, Tourism & Destination Branding”, que terá lugar na ESTM, nos dias 10 e 11 de Maio.

Francisco Dias, professor e responsável pelo GITUR - Grupo de Investigação em Turismo da ESTM, salienta que o Odissea – Tourism & Ecology Film Festival «será um “grande cineclube”, associando os espectadores cinéfilos e os produtores e realizadores de cinema, aos turistas habituais de um navio de cruzeiros, constituindo assim o primeiro Festival de Cinema Flutuante do Mundo. Esta mostra de cinema em pleno mar decorrerá a bordo de um dos maiores navios do mundo, o MSC Fantasia, com 333 metros de comprimento e uma capacidade para 4.000 turistas.

O Odissea – Tourism & Ecology Film Festival é um festival internacional de cinema sobre Turismo e Ecologia, abrangendo também os temas da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social, apoiando as produções audiovisuais do turismo que compaginem a promoção turística com a sensibilização para as boas práticas no domínio do ambiente. Serão vários os géneros a concurso, desde a ficção, ao documentário, animação, institucional e reportagens de televisão.

Francisco Dias, que é também responsável por diversas iniciativas nacionais e internacionais do cinema turístico, explica que, «se é evidente a relação entre cinema e turismo, é também evidente a relação entre turismo e ecologia». «É inegável que a sustentabilidade do turismo implica necessariamente a adoção de boas práticas por parte das empresas e administrações públicas», sendo que «o Odissea dará ênfase a filmes relacionados com a redução do consumo de energia, a ecomobilidade, a preservação ambiental, a biodiversidade e, de um modo geral, a redução da “pegada ecológica”».

O Festival vai realizar-se num ambiente de cruzeiro temático, estando assim criadas as condições para a partilha de experiências, em contexto informal, permitindo aos participantes obter conhecimentos sobre novas tendências, e criar novas redes de colaboração, comparar projetos e dar a conhecer os seus próprios projetos a novos parceiros.

Para o diretor do festival, Fernando Santos, «o Festival Odissea é uma competição de talentos que pela primeira vez se realiza a bordo de um navio de cruzeiros, onde encontramos todas as valências, teatros, espaços de palestras e reuniões, glamour, alojamento, convívio, excelentes refeições e animação. É um local privilegiado para a realização de um evento desta natureza, que ainda nos permite visitar diversas cidades, como Génova, Barcelona e Lisboa, e usufruir de um dia de navegação». «É também uma oportunidade para se fazer um cruzeiro e conviver com os realizadores, produtores e todos os intervenientes no Festival», destaca.

O júri do Festival é constituído por personalidades ligadas ao cinema e à televisão, académicos, e especialistas internacionais na área dos portos e cruzeiros, vindos desde a Austrália, Brasil, Inglaterra, Espanha e Cabo Verde. O Grande Prémio do Festival é a “Grande Bússola de Ouro”, e serão ainda atribuídas “Bússolas de Ouro” de Prata e de Bronze nas diversas categorias a concurso.

Com início em Génova a 11 de novembro, faz escala em Barcelona, uma das cidades mais “apetecíveis” em termos turísticos do Mediterrâneo, seguindo-se um dia de navegação e o fim da viagem em Lisboa, no dia 14.

ESTM dinamiza Conferência Internacional "Cinema, Turismo e Marcas de Destino"

A ESTM dinamiza, nos dias 10 e 11 de maio, a Conferência Internacional "Cinema, Turismo e Marcas de Destino", uma iniciativa no âmbito do projeto OESTE ATIVO, que tem como objetivo promover a criação de oportunidades económicas para a região, através da partilha de ideias e conhecimentos em prol da regeneração do seu tecido empresarial.

A Conferência, que contará com oradores conceituados de todo o mundo, tem como principais objetivos partilhar experiências entre especialistas de distintos setores e sensibilidades, de turismo, cinema e marketing, sobre as interligações entre cinema e turismo e os benefícios gerados por estas inter-relações; compreender de que formas o cinema ficcional influencia as escolhas dos potenciais turistas; verificar como a linguagem cinematográfica serve de força motivadora à preferência por um determinado destino turístico; e criar sensibilidade em relação às oportunidades que o cinema e o audiovisual poderão gerar no sector do turismo.

Francisco Dias explica que «o cinema é um instrumento poderosíssimo na criação de notoriedade de destinos, podendo mesmo alavancar produtos turísticos». «No entanto, os impactos quantitativos e qualitativos do cinema no turismo ainda não estão devidamente entendidos pelos promotores turísticos, pelo que, de forma a elucidar aspetos essenciais da relação entre cinema e turismo, o GITUR organiza a primeira Conferência Internacional «Cinema, Tourism and Place Branding», que conta com a participação de consagrados especialistas nacionais e internacionais, que refletirão sobre formas inovadoras de promoção de destinos turísticos, e sobre o papel do cinema na produção de “lugares de sonho”».

A Conferência Internacional «Cinema, Turismo e Marcas de Destino» constitui um fórum de partilha de conhecimento, colocando face a face os diversos intervenientes do cinema, do marketing, das indústrias culturais e do turismo, de modo a elucidar as estratégias de marketing mais eficazes no âmbito da produção audiovisual, que possam ajudar a alavancar o desenvolvimento económico da região do Oeste.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,398,454