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RESTAURANT WEEK DE REGRESSO À CAPITAL
Lisboa prepara-se para receber a 7º edição da iniciativa gastronómica Restaurant Week By Sabor do Ano, que se irá realizar de 3 a 17 de maio. Este projeto solidário, que acontece nas principais capitais europeias, contará com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
• Mais de 110 mil refeições servidas em todas as edições
• Mais de 60 restaurantes de topo associados ao Lisboa Restaurant Week;
• Entrega de postais para recolha de donativos;
• Associação Mulheres de Vermelho e C.R.I.A recebem 1 euro por cada refeição;
Lisboa prepara-se para receber a 7º edição da iniciativa gastronómica Restaurant Week By Sabor do Ano, que se irá realizar de 3 a 17 de maio. Este projeto solidário, que acontece nas principais capitais europeias, contará com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
Para esta edição na capital portuguesa, estão associados mais de 60 conceituados restaurantes. Mantendo o lema, da “cozinha de excelência a um preço acessível, para promover o melhor da gastronomia nacional”, os reputados Chefs irão preparar um menu exclusivo, utilizando alguns dos melhores produtos nacionais com o selo de qualidade alimentar Sabor do Ano, a um preço convidativo de 20 euros. Por cada refeição, um euro é doado ao Movimento Mulheres de Vermelho e ao C.R.I.A. (Centro de Recuperação Infantil de Abrantes).
A recente parceria com a Best Table, onde é possível reservar de forma cómoda e rápida, uma mesa em qualquer um dos restaurantes da iniciativa é uma das novidades deste ano bem como a substituição das habituais caixas de depósito de cupões por postais, que além de serem edições colecionáveis, representam também uma garantia da contribuição efetuada, quando carimbados pelos restaurantes, pelo que todos os clientes devem solicitar o postal nos restaurantes aderentes.
De acordo com o porta-voz da Organização Restaurant Week “a 7º edição do Lisboa Restaurant Week é sinal do sucesso desta iniciativa, que ano após ano, distribui cada vez mais donativos, a várias instituições sociais. É nosso objetivo, para além da democratização do acesso à restauração de qualidade apoiar e contribuir cada vez mais, para as causas sociais através da gastronomia”.
Para esta edição, mais de 60 restaurantes de Lisboa associaram-se ao Restaurant Week, tais como AdLib Restaurante, Aguabenta, Arola, Aviz-Hotel Aviz, Bata Preta, Bica do Sapato, Bonsai – Fontana Park Hotel, Brasserie Flo, Café do Real, Cantina da Estrela, Casa da Dízima, Casa Galega, Restaurante Gourmet, Cinco Sentidos, Clara Chiado, Clara Jardim Restaurante, Claro, Colares Velho, Eleven, Espalo Lisboa, Estufa Real, Faz Figura, Faz Gostos Lisboa, Flores – Bairro Alto Hotel, Forneria Estado Liquido, Gemelli, Guarda Real Palácio, Ill Mercato, In Fusion, Kaetano´s, Kais, Menu Fusion Sushi – Estado Liquido, Las Brasitas, Mezzaluna, Midori, No ponto – Bistrô, Open – Brasserie Mediterrânica, Panorama – Hotel Sheraton, Papa Açorda, Petra Rio, Quinta dos Frades by Chakall, Restaurante El Corte Inglês, Saldanha Mar, Sem Dúvida, Servejaria, Sessenta, Sommer, Spot São Luís, Storik Chiado, Terraço (Hotel Tivoli), Tertúlia do Paço, Típico, Corinthia Hotel Lisbon, Varanda de Lisboa – Hotel Mundial, Vela Latina, Zina Food &Wine, Terreiro do Paço, XL, Assinatura, Jockey, Pedro e o Lobo, Teatro Nacional S.Carlos e Tágide.
Sobre o Restaurant Week:
O primeiro Restaurant Week surgiu em Nova Yorque, em 1992, no âmbito de uma parceria com a Fashion Week, com o objetivo de aumentar o volume de vendas na designada Slow Season (épocas de baixo fluxo turístico na restauração). Nesta primeira edição, participaram 90 restaurantes. Hoje em dia, conta com a adesão de mais de 10.000 restaurantes e realiza-se em grandes capitais, tais como Boston, Londres, Amesterdão e São Paulo.
Em Portugal, o Restaurant Week teve início em Lisboa, em maio de 2009, seguindo-se o Porto, em outubro de 2009, e Loulé, em 2010. Este projeto conta com o apoio das câmaras municipais das respetivas cidades, no âmbito da promoção da restauração e da gastronomia nacional, de Norte a Sul do país. O projeto tem uma vertente de responsabilidade social associada, pelo que por cada refeição é sempre oferecido 1 euro a reconhecidas associações e instituições nacionais.
Sobre a Tryp Network:
A Tryp Network é uma estrutura independente, que tem por missão especializar-se em processos de avaliação de produtos por consumidores. A representação em Portugal do “Sabor do Ano” é a primeira etapa, de um plano que visa também levar a outros países este projeto. Além disso, visa proceder à representação de outras iniciativas de caráter similar, tendo por fim a defesa e a garantia do direito dos consumidores à informação mais correta sobre os produtos, de modo a proporcionar um consumo mais esclarecido e facilitar às empresas e entidades o processo pedagógico para um consumo esclarecido.
Sobre as Mulheres de Vermelho:
“Mulheres de Vermelho” resulta da união de esforços e sinergias entre a Peres & Partners e a Fundação Portuguesa de Cardiologia para o apoio da sociedade portuguesa, integrando Mulheres de diferentes áreas, desde a economia ao tecido empresarial, cultura, moda e comunicação, visando a sensibilização da população para uma causa relevante – a prevenção das doenças cardiovasculares.
Na verdade, as doenças do coração não afetam unicamente os homens: são a principal causa de morte entre as mulheres de todo o mundo. A verdade é que uma em cada três mulheres morre devido a uma doença de coração. Apenas um terço das mulheres sabe que as doenças do coração constituem a ameaça mais séria para a sua saúde e a maioria delas não associa os fatores de risco, tais como a pressão arterial e o colesterol elevados. Por cada mulher vítima de cancro da mama, morrem nove vítimas de doença cardiovascular.
Sobre o C.R.I.A:
O C.R.I.A existe há 32 anos com o objetivo de promover a integração de crianças e jovens portadores de deficiência, na família e na sociedade, através da educação e valorização profissional. Presta serviços nas áreas Educacional, Ocupacional, Formação Profissional, Inserção Social, Lar Residencial, Creche Familiar, Intervenção Familiar, bem como apoio social à comunidade.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.