"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

WORLD PRESS CARTOON 2012

O cubano Ares ganhou o primeiro prémio na categoria Cartoon Editorial, acumulando ainda o Grand Prix, com um cartoon sem título, publicado em outubro de 2011, no jornal cubano "Juventud Rebelde".


O cubano Ares ganhou o primeiro prémio na categoria Cartoon Editorial, acumulando ainda o Grand Prix, com um cartoon sem título, publicado em outubro de 2011, no jornal cubano "Juventud Rebelde". Em ex aequo, o norueguês Egil arrecadou também um Grand Prix, juntamente com primeiro prémio na categoria de Caricatura, pelo desenho de Stauss-Kahn, onde o representa em forma de mealheiro encostado a uma parede e que foi publicada no jornal norueguês «Romerikes Blad», em maio do ano passado. Estes dois cartoonistas são os grandes vencedores do World Press Cartoon 2012, salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa.

O segundo prémio da categoria Cartoon Editorial foi atribuído ao espanhol David, com a publicação de um cartoon alusivo à massificação do dispositivo móvel Blackberry, publicado no meio espanhol «Moneda Única» em outubro de 2011. Para a Sérvia foi o terceiro lugar, pelas mãos de Goran Divac, com o cartoon «Talheres», publicado em setembro de 2011 no jornal «Vecerne Novosti».

Na categoria Caricatura, os segundo e terceiro prémios foram atribuídos ao espanhol Carbajo, com uma caricatura alusiva aos irmãos Windsor, publicada no «El Jueves», em maio do ano passado, e ao sueco Riber que caricaturou Silvio Berlusconi no jornal «Sydsvenskan», respetivamente.

Na terceira área que o World Press Cartoon distingue todos os anos – Desenho de Humor – o primeiro prémio foi atribuído ao romeno Pavel, com um desenho intitulado «Ecology», publicado em dezembro do ano passado no jornal «Ziarul de Vrancea». Para o segundo lugar foi escolhido um desenho publicado no meio columbiano “La Opinion”, é da autoria de Turcios e retrata uma radiografia do cérebro humano, onde os ossos são de um macaco e o cérebro tem a forma de uma banana. Na terceira posição fica Agim Sulaj, com um desenho que tem o nome «Africa Children», publicado no jornal italiano «La Stampa».

Para António Antunes, diretor do salão e organizador da exposição, “o World Press Cartoon resistiu à crise em 2012”, adiantando que “a crise, às vezes, tem graça e o cartoonismo  floresceu a nível mundial à semelhança do pastel de nata  a nível nacional”. Nesta edição, os temas em destaque nas centenas de cartoons expostos são Strauss -Khan, as Primaveras árabes, Fuckushima  e a crise europeia, que já transita do ano passado.

O World Press Cartoon Sintra 2012 distingue e dá a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas de todo o mundo, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor durante o ano de 2011. O júri internacional, presidido pelo cartoonista António Antunes, selecionou 260 cartoonistas e 343 os desenhos para estarem este ano em exposição em Sintra. Esta exposição será de acesso gratuito, à semelhança dos outros anos, e é uma oportunidade dos visitantes fazerem uma viagem retrospetiva ao ano 2011, nas mais diversas esferas, podendo ver uma seleção dos melhores desenhos de humor publicados pela imprensa em todo o mundo, durante esse período. Os desenhos poderão ser vistos de terça-feira a sexta-feira entre as 12 e as 18 horas e aos sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas (encerra à segunda-feira).

O júri do World Press Cartoon para a edição deste ano foi composto pelo francês Jean Mulatier, por Liza Donnelly dos EUA, por Fernando Puig Rosado de Espanha, pelo holandês Peter Nieuwendijk e por António Antunes.

>> Veja informação sobre exposição



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,399,885