"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRÉMIO DE LITERATURA ATRIBUÍDO A MANOEL DE BARROS

O Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif 2012 de Criação Literária foi atribuído à obra "Poesia Completa" do poeta brasileiro Manoel de Barros, publicado pela Editorial Caminho em 2011.

 

Primeiro autor brasileiro distinguido

Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif 2012
de Criação Literária atribuído ao poeta brasileiro
Manoel de Barros

O Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif 2012 de Criação Literária foi atribuído à obra "Poesia Completa" do poeta brasileiro Manoel de Barros, publicado pela Editorial Caminho em 2011. O Júri, constituído por Maria Fernanda de Abreu (Presidente), Fernando Pinto do Amaral e José Manuel de Vasconcelos, decidiu, por unanimidade, distinguir um dos mais reputados poetas brasileiros, tornando-se esta a primeira obra de poesia a receber o galardão.

Manoel de Barros, nascido em 1916 no Estado de Mato Grosso, é autor de uma vasta obra e um dos mais notáveis e originais poetas brasileiros contemporâneos. Carlos Drummond de Andrade, a que os brasileiros se referiam como "o nosso poeta maior", disse um dia que não era ele, mas Manoel de Barros, o maior poeta brasileiro vivo.

No Brasil, Manoel de Barros obteve os principais prémios literários do seu país, como o Prémio Nacional de Poesia (1966), o Prémio Jabuti (1989 e 2002), o Prémio da Academia Brasileira de Letras (2000) e o Prémio Nestlé de Poesia (1997 e 2006), entre outros. Em 2008, o cineasta Pedro Cezar realizou o filme "Só Dez Por Cento é Mentira – a Desbiografia Oficial de Manoel de Barros", que em 2009 obteve no Brasil dois prémios como o melhor documentário longa-metragem.

Ao criar, em 2005, os Prémios de Criação Literária e de Tradução Literária, a serem atribuídos em anos alternados, a Casa da América Latina teve como objectivos contribuir para incentivar a edição em Portugal de obras de autores latino-americanos e estimular a qualidade das suas traduções. A partir de 2009, o Banif associou-se a esta iniciativa, tendo sido criado o Prémio Literário Casa da América Latina/Banif.

Da pintura à literatura, da música ao cinema, passando pelo apoio a outros tipos de iniciativas, desde que foi fundado em 1988, o Banif tem dado um contributo efectivo, que tem permitido enriquecer a nossa sociedade. A associação do Banco à Casa da América Latina é exemplo claro de uma iniciativa que o Banif considera de grande importância, para o envolvimento dos cidadãos com a Cultura.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,399,309