Notícias
PRÉMIO DE LITERATURA ATRIBUÍDO A MANOEL DE BARROS
O Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif 2012 de Criação Literária foi atribuído à obra "Poesia Completa" do poeta brasileiro Manoel de Barros, publicado pela Editorial Caminho em 2011.
Primeiro autor brasileiro distinguido
Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif 2012
de Criação Literária atribuído ao poeta brasileiro
Manoel de Barros
O Prémio de Literatura Casa da América Latina/Banif 2012 de Criação Literária foi atribuído à obra "Poesia Completa" do poeta brasileiro Manoel de Barros, publicado pela Editorial Caminho em 2011. O Júri, constituído por Maria Fernanda de Abreu (Presidente), Fernando Pinto do Amaral e José Manuel de Vasconcelos, decidiu, por unanimidade, distinguir um dos mais reputados poetas brasileiros, tornando-se esta a primeira obra de poesia a receber o galardão.
Manoel de Barros, nascido em 1916 no Estado de Mato Grosso, é autor de uma vasta obra e um dos mais notáveis e originais poetas brasileiros contemporâneos. Carlos Drummond de Andrade, a que os brasileiros se referiam como "o nosso poeta maior", disse um dia que não era ele, mas Manoel de Barros, o maior poeta brasileiro vivo.
No Brasil, Manoel de Barros obteve os principais prémios literários do seu país, como o Prémio Nacional de Poesia (1966), o Prémio Jabuti (1989 e 2002), o Prémio da Academia Brasileira de Letras (2000) e o Prémio Nestlé de Poesia (1997 e 2006), entre outros. Em 2008, o cineasta Pedro Cezar realizou o filme "Só Dez Por Cento é Mentira – a Desbiografia Oficial de Manoel de Barros", que em 2009 obteve no Brasil dois prémios como o melhor documentário longa-metragem.
Ao criar, em 2005, os Prémios de Criação Literária e de Tradução Literária, a serem atribuídos em anos alternados, a Casa da América Latina teve como objectivos contribuir para incentivar a edição em Portugal de obras de autores latino-americanos e estimular a qualidade das suas traduções. A partir de 2009, o Banif associou-se a esta iniciativa, tendo sido criado o Prémio Literário Casa da América Latina/Banif.
Da pintura à literatura, da música ao cinema, passando pelo apoio a outros tipos de iniciativas, desde que foi fundado em 1988, o Banif tem dado um contributo efectivo, que tem permitido enriquecer a nossa sociedade. A associação do Banco à Casa da América Latina é exemplo claro de uma iniciativa que o Banif considera de grande importância, para o envolvimento dos cidadãos com a Cultura.