"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PORTO EDITORA NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

No próximo dia 24 de abril, inicia-se a 82ª Feira do Livro de Lisboa que, como é habitual, terá lugar no Parque Eduardo VII.


No próximo dia 24 de abril, inicia-se a 82ª Feira do Livro de Lisboa que, como é habitual, terá lugar no Parque Eduardo VII. Serão três semanas de celebração do livro e da leitura e o Grupo Porto Editora preparou uma agenda preenchida por apresentações, lançamentos, sessões de autógrafos, tertúlias, workshops e uma programação dedicada especialmente aos mais novos. A presença de vários autores está garantida, nomeadamente estrangeiros, como José Paulo Cavalcanti Filho, Philippe Claudel, Eric Frattini e Catherine Fisher.

Logo no dia 25 de abril, teremos dois eventos importantes: o lançamento de Alma Rebelde, de Carla M. Soares, a apresentação de A Dividadura, de Francisco Louçã e Mariana Mortágua, sendo de destacar também as sessões de autógrafos com Philippe Claudel, autor de A Investigação, e Gonçalo M. Tavares (Matteo perdeu o emprego). Dois dias depois, será lançado Éramos Felizes e Não Sabíamos, que reúne as crónicas de Pedro Vieira na rúbrica Irmão Lúcia do Canal Q.

O primeiro fim de semana da feira será marcado com os lançamentos de Sagal, de António Brito, e O Rebate, o novo romance de José Rentes de Carvalho, ambos no sábado, 28. Estarão presentes para sessões de autógrafos autores como José Paulo Cavalcanti Filho, autor de Fernando Pessoa – Uma Quase Autobiografia, Eric Frattini, Mário Soares, Luís Miguel Rocha e João Pedro Marques, este último que participará também numa tertúlia, no domingo, 29, com João Paulo Oliveira sobre "A escrita do romance histórico".

No dia 3 de maio, o "LER no Chiado" terá lugar no espaço do GPE e a conversa moderada por Anabela Mota Ribeiro partirá do mote "Quem conta um conto acrescenta vários contos – os contos tradicionais vistos por Francisco Vaz da Silva, antropólogo, João Seabra Diniz, psicanalista e Graça Morais, pintora". No dia seguinte, será a vez de recordar António Manuel Couto Viana com o lançamento de Memorial do Coração, uma biografia de Couto Viana escrita a quatro mãos pelo próprio em coautoria com Ricardo de Saavedra.

O segundo fim de semana da Feira do Livro de Lisboa inclui duas datas importantes: a 5 de maio, assinala-se o Dia da Língua Portuguesa; a 6 de maio, o Dia da Mãe. Ambas as datas serão devidamente assinaladas:

A 5 de maio, o nosso espaço está reservado às sessões de autógrafos com autores portugueses, destacando-se a presença de Francisco José Viegas, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares e Sofia Marrecas Ferreira. A Quetzal Editores junta à conversa dois dos seus autores num "Dueto Improvável"; João Luís Barreto Guimarães e Paulo Freixinho falarão sobre "Palavras que se cruzam com a poesia";

No domingo, 6 de maio, as sessões de autógrafos serão com escritoras como Cristina Carvalho, Teolinda Gersão e Filomena Marona Beja, merecendo especial atenção a realização, pela primeira vez em Lisboa, do evento "Porto de Encontro". Trata-se de uma edição especial do ciclo de conversas moderadas pelo jornalista Sérgio Almeida, promovido com enorme sucesso todos os meses na cidade do Porto, que desta vez reunirá várias escritoras.

Nos últimos três dias da Feira do Livro de Lisboa haverá outros tantos "Duetos Improváveis": a 11, Pedro Vieira e João Leal sobre "Cidades reais e cidades dos livros"; a 12, Ricardo Felner e Manuel Jorge Marmelo e "O que há de jornalismo na literatura" e, a 13, Henrique Raposo e Helena Vasconcelos darão especial atenção ao "Portugal, país de mulheres".

No sábado, 12 de maio, destaque para o lançamento do novo livro de Manuel Jorge Marmelo, Somos Todos um Bocado Ciganos e para as sessões de autógrafos com José Luís Peixoto, Catherine Fisher e Miguel Miranda, estes últimos dois com presença garantida também no domingo, último dia da Feira. Será também neste dia que o lançamento de Avós Precisam-se, de Gabriela Oliveira, com apresentação de Isabel Stilwell.

De referir ainda que no dia 2 de maio assinala-se o 68.º aniversário da Porto Editora, o que quer dizer que haverá surpresas.

>> + info

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,399,351