Notícias
LATAS NA CIDADE
Este é um projeto que visa a divulgação da fotografia pinhole através da provocação da curiosidade dos habitantes e visitantes da cidade de Lisboa.
LATAS NA CIDADE
Um projeto fotográfico do ateliê IMAGERIE – Casa de Imagens
Por Lisboa, durante o mês de abril
Eu não sou uma lata, sou uma câmara fotográfica! Usa-me!
Este é um projeto que visa a divulgação da fotografia pinhole através da provocação da curiosidade dos habitantes e visitantes da cidade de Lisboa. Em locais estratégicos espalhados pela cidade, poder-se-ão encontrar diversas latas transformadas em câmaras fotográficas à disposição de qualquer transeunte mais curioso. O processo é simples – basta seguir as instruções descritas na lata, e deixá-la no mesmo local. Em alternativa, é possível entregar a lata no ateliê Imagerie, onde as pessoas terão oportunidade de ver uma exposição coletiva dedicada à fotografia estenopeica (+informação), e saber um pouco mais sobre esta técnica. O objetivo é criar uma obra coletiva, à escala da cidade, e sensibilizar as pessoas para uma forma diferente de encarar a fotografia, com resultados interessantes e surpreendentes, com um tempo muito próprio, longe do imediatismo e aspeto plástico criado pelas novas tecnologias.
Porque nasceu este projeto?
Todos os anos, no último domingo do mês de abril, se comemora o Worldwide Pinhole Photography Day (Dia Mundial da Fotografia Pinhole). Desta ideia, nasceu uma comunidade mundial em contínuo crescimento, que celebra e divulga este tipo de fotografia. O ateliê Imagerie, que sempre se dedicou à formação, divulgação, pesquisa e prática de processos alternativos na área da fotografia começou, desde o seu aparecimento em 2008, a fazer parte desta comemoração, promovendo uma programação durante o mês de abril que conta com workshops, exposições, atividades gratuitas, conferências, etc. Este ano, quisemos ir mais longe na divulgação da fotografia pinhole, e trouxemos câmaras para a rua, para serem utilizadas por qualquer pessoa. Quisemos dar a conhecer a toda a gente um tipo de fotografia que engloba diversos conceitos que a crise tornou moda: Faça você mesmo, Fotografia Low Cost, Imagens Retro, Reutilização de objetos...
Todo este universo muito especial ligado à fotografia pinhole tem vindo a trazer cada vez mais adeptos para esta técnica fotográfica, mas, apesar disso, a fotografia pinhole continua a ser muito desconhecida e pouco utilizada. É precisamente isso que queremos mudar ao povoar a nossa cidade com latas que não são latas, são câmaras fotográficas. Para tornar este projeto viável, contámos com a colaboração de amigos , participantes nos nossos workshops, e demais pessoas interessadas em fotografia que dedicam algum do seu tempo a “plantar” e “colher” latas pelas suas zonas de ação.
Acompanhar o processo, participar
Para podermos dar mais visibilidade ao projeto, criámos canais onde as pessoas se podem informar e acompanhar todo o processo. O primeiro é uma página dedicada ao projeto no nosso website, onde as pessoas podem obter mais informação sobre como utilizar a câmara, o que é a fotografia pinhole, etc.
Para saber onde se encontram as latas, criámos também um mapa atualizado diariamente, que acompanha as “viagens” das nossas latas/câmaras.
Por fim, temos uma página no Facebook, onde as pessoas poderão acompanhar toda a atividade que está a acontecer, desde a construção e colocação das latas até aos resultados das fotografias, bem como interagir connosco e com todas as pessoas que se ligarão a nós no processo, informando acerca dos locais onde encontraram as latas, dos locais onde fotografaram com elas, partilhando as suas experiências, etc.
O que é a fotografia pinhole?
A fotografia pinhole (do inglês buraco de agulha), ou estenopeica, em português é uma técnica fotográfica sem recurso a lentes, que despoja a câmara de todos os acessórios “supérfluos”, criando imagens com o mínimo de recursos possível - basicamente, é a fotografia na sua essência. E os recursos indispensáveis para realizar uma fotografia são: um compartimento estanque à luz, um pequeno orifício (pinhole, ou estenopo) e um material fotossensível, que pode ir de um rolo de filme, a um papel sensível, ou mesmo um sensor digital. Se tivermos estes três ingredientes, as possibilidades são infinitas!
E como é que isto é possível?
O princípio que está por trás de todas as câmaras fotográficas (e não só as câmaras estenopeicas) é o fenómeno da camera obscura: Se se abrir um pequeno orifício numa face de um compartimento estanque à luz, os raios luminosos refletidos pelas coisas no exterior do compartimento, são projetados no interior da camera obscura, na face oposta ao orifício. Devido à trajetória reta dos raios luminosos, a imagem projetada é invertida de cima para baixo e da esquerda para a direita.
Porque é que gostamos tanto das fotografias pinhole?
Uma das razões pelas quais as fotografias estenopeicas (pinhole) são especiais é que não existe o conceito de foco, tornando as imagens menos nítidas do que as imagens produzidas com lentes. A profundidade de campo é virtualmente infinita, ou seja o grau de nitidez atingido numa fotografia é o mesmo, independentemente da distância a que estão os objeto representados. Devido às reduzidas dimensões do estenopo (orifício), as fotografias pinhole são geralmente criadas com longas exposições, mostrando os movimentos, os arrastos, criando fantasmas... As fotografias estenopeicas podem ser ao mesmo tempo suaves e misteriosas. Por fim, a fotografia estenopeica pode ser feita numa variedade infinita de formatos - desde alguns milímetros a vários metros, as imagens podem inclusivamente sair do lógica da ortogonalidade e serem redondas ou triangulares. A variedade das fotografias pinhole só acaba quando acabar a imaginação das pessoas que as criam - ou seja, nunca!
Como posso saber mais?
Para quem prefere aprender ao vivo, a cores, e com boa companhia como construir e usar uma câmara pinhole, é possível inscrever-se num dos nossos workshops!
Uma pesquisa básica na internet mostrará que existem imensos conteúdos sobre fotografia pinhole, em todas as línguas.
Aqui ficam dois sites na internet, com informações, dicas e imagens, explicadas de forma simples:
Em português: Manual Prático de Fotografia Pinhole
Em inglês: Pinhole Photography
Para pesquisar mais conteúdos (publicações, livros, blogues, etc), visite o site do Dia Mundial da Fotografia Pinhole
+ info:
www.imagerieonline.com | geral@imagerieonline.com | 916199408