"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ARTISTAS PORTUGUESES TRANSFORMAM RESÍDUOS EM OBRAS DE ARTE

Ao todo são 29 os trabalhos artísticos que irão estar em exposição no Centro Empresarial Lionesa, a partir de 13 de abril. Alberto Péssimo, Isaque Pinheiro, José Pinheiro e Rui Anahory são os quatro artistas portugueses responsáveis pela reciclagem de resíduos urbanos e equipamento obsoleto do município de Matosinhos.

 Ao todo são 29 os trabalhos artísticos que irão estar em exposição no Centro Empresarial Lionesa, a partir de 13 de abril. Alberto Péssimo, Isaque Pinheiro, José Pinheiro e Rui Anahory são os quatro artistas portugueses responsáveis pela reciclagem de resíduos urbanos e equipamento obsoleto do município de Matosinhos. As 29 obras são resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do 4º  Simpósio de Pintura e Escultura de Matosinhos, este ano subordinado ao tema "O mar: uma poética dos seres marinhos". Esta iniciativa permite, por um lado, reduzir a pegada ecológica do município ao reciclar objetos sem utilidade e, por outro, por à prova a criatividade de artistas de renome nacional e internacional. A exposição estará patente ao público até 30 de junho. São obras originais, criativas e, sobretudo, com um propósito ecológico. No âmbito do 4º Simpósio de Pintura e Escultura de Matosinhos, os quatro artistas convidados foram desafiados a conceber alguns trabalhos, recorrendo a diferentes tecnologias e materiais, de carácter interior ou exterior. Através de estruturas marinhas, animais ou vegetais, procuraram construir formas que envolvessem o público numa poética relacionada com o mar.

Os materiais utilizados nos trabalhos foram recolhidos nos armazéns gerais da Câmara de Matosinhos e no Centro de Recolha de Resíduos e têm um carácter de recuperação e reutilização, numa atitude clara de preservação do meio ambiente. O Simpósio de Pintura e Escultura de Matosinhos é uma iniciativa anual organizada pelo Centro Empresarial Lionesa, Câmara Municipal de Matosinhos e Cooperativa Árvore que promove a criação artística, a partir da reciclagem de materiais usados.

A exposição "O mar: uma poética dose seres marinhos" irá decorrer no Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio, tendo inauguração marcada para o dia 13 de abril, sexta-feira, pelas 18h00. A mostra pode ser visitada até 30 de junho, todos os dias das 10h00 às 20h00 e é de acesso gratuito.

Rua da Lionesa, 446 | Edifício G36 | 4465-671 Leça do Balio
T.+351 225 573 760 | F.+351 225 573 761

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,399,311