Notícias
ARTISTAS PORTUGUESES TRANSFORMAM RESÍDUOS EM OBRAS DE ARTE
Ao todo são 29 os trabalhos artísticos que irão estar em exposição no Centro Empresarial Lionesa, a partir de 13 de abril. Alberto Péssimo, Isaque Pinheiro, José Pinheiro e Rui Anahory são os quatro artistas portugueses responsáveis pela reciclagem de resíduos urbanos e equipamento obsoleto do município de Matosinhos.
Ao todo são 29 os trabalhos artísticos que irão estar em exposição no Centro Empresarial Lionesa, a partir de 13 de abril. Alberto Péssimo, Isaque Pinheiro, José Pinheiro e Rui Anahory são os quatro artistas portugueses responsáveis pela reciclagem de resíduos urbanos e equipamento obsoleto do município de Matosinhos. As 29 obras são resultado do trabalho desenvolvido no âmbito do 4º Simpósio de Pintura e Escultura de Matosinhos, este ano subordinado ao tema "O mar: uma poética dos seres marinhos". Esta iniciativa permite, por um lado, reduzir a pegada ecológica do município ao reciclar objetos sem utilidade e, por outro, por à prova a criatividade de artistas de renome nacional e internacional. A exposição estará patente ao público até 30 de junho. São obras originais, criativas e, sobretudo, com um propósito ecológico. No âmbito do 4º Simpósio de Pintura e Escultura de Matosinhos, os quatro artistas convidados foram desafiados a conceber alguns trabalhos, recorrendo a diferentes tecnologias e materiais, de carácter interior ou exterior. Através de estruturas marinhas, animais ou vegetais, procuraram construir formas que envolvessem o público numa poética relacionada com o mar.
Os materiais utilizados nos trabalhos foram recolhidos nos armazéns gerais da Câmara de Matosinhos e no Centro de Recolha de Resíduos e têm um carácter de recuperação e reutilização, numa atitude clara de preservação do meio ambiente. O Simpósio de Pintura e Escultura de Matosinhos é uma iniciativa anual organizada pelo Centro Empresarial Lionesa, Câmara Municipal de Matosinhos e Cooperativa Árvore que promove a criação artística, a partir da reciclagem de materiais usados.
A exposição "O mar: uma poética dose seres marinhos" irá decorrer no Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio, tendo inauguração marcada para o dia 13 de abril, sexta-feira, pelas 18h00. A mostra pode ser visitada até 30 de junho, todos os dias das 10h00 às 20h00 e é de acesso gratuito.
Rua da Lionesa, 446 | Edifício G36 | 4465-671 Leça do Balio
T.+351 225 573 760 | F.+351 225 573 761