"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"LINHA VERMELHA"

Documentário sobre “Torre Bela” ganhou o prémio de Melhor Longa Metragem Nacional do IndieLisboa 2011. Tem estreia marcada em 4 salas nacionais – Lisboa, Porto, Coimbra e Azambuja – e mais de 15 cidades confirmadas em todo o país para sessões em Cine-Teatros, Auditórios Municipais e Centros Culturais. A distribuição é da Terratreme.


"Linha Vermelha", de José Filipe Costa: estreia nacional a 12 de abril

Documentário sobre “Torre Bela” ganhou o prémio de Melhor Longa Metragem Nacional do IndieLisboa 2011. Tem estreia marcada em 4 salas nacionais – Lisboa, Porto, Coimbra e Azambuja – e mais de 15 cidades confirmadas em todo o país para sessões em Cine-Teatros, Auditórios Municipais e Centros Culturais. A distribuição é da Terratreme.

"Linha Vermelha" recua a 1975, altura em que o alemão Thomas Harlan realiza o documentário Torre Bela, sobre a ocupação de uma grande herdade no Ribatejo, propriedade dos duques de Lafões. Esse filme transformou-se num ícone do período revolucionário português: a discussão acalorada sobre a quem pertence uma enxada da cooperativa, a ocupação do palácio, o encontro dos ocupantes com os militares em Lisboa e o processo de formação de uma nova comunidade… 37 anos depois, José Filipe Costa revisita esse filme emblemático, reencontrando os seus protagonistas e a sua equipa. Qual foi a influência da presença da câmara sobre os acontecimentos? Quem são hoje os protagonistas da altura? O que pensam sobre a ocupação e sobre o filme Torre Bela? Que memória têm da herdade? Linha Vermelha responde a estas questões e mostra como Torre Bela continua a marcar a história de um período conturbado do país.

Antestreia nacional no Cinema Passos Manuel [Porto]: 5 de abril, 22h00

Antestreia na Cinemateca Portuguesa [Lisboa]: 10 de abril, 21h30
(exibição de “Torre Bela”, de Thomas Harlan, na sessão anterior, às 19h00)

Torre Bela, Portugal, 1975: Dirigir a realidade como se ela fosse um filme

Exibição comercial
Lisboa - Cinema City Classic Alvalade [NLC]
Azambuja – Cinema Atrium [Zon Lusomuundo]
Coimbra – Cinema Dolce Vita [Zon Lusomuundo]
Porto  - Cinema Dolce Vita [Zon Lusomundo]


Ficha técnica
Realização
José Filipe Costa
Fotografia Paulo Menezes | Pedro Pinho | João Ribeiro
Som Olivier Blanc | Ricardo Leal | Miguel Cabral | Helena inverno
Montagem João Braz
Coordenação de Produção Joana Gusmão | Nádia Sales Grade 
Produção João Matos | José Filipe Costa | Terratreme
Apoio Financeiro Instituto de Cinema e Audiovisual/Ministério da Cultura
Cofinanciado por RTP 
Apoio Goethe Institut  
Distribuição I Marketing I Programação  Ana Isabel Strindberg
Distribuidor Terratreme Filmes



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,403,953