Notícias
CANDIDATURA DO CANTE ALENTEJANO PRONTA A SER ENTREGUE NA UNESCO
A preparação do formulário de Candidatura, a entregar à UNESCO, elemento principal do dossiê de Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, foi dada por concluída pela Comissão Científica. O dossiê será entregue no próximo dia 30 de março.
CANDIDATURA DO CANTE ALENTEJANO A PATRIMÓNIO
ESTÁ PRONTA A SER ENTREGUE DIA 30
37 DOS 39 MUNICÍPIOS COM GRUPOS DE CANTE, APOIARAM FORMALMENTE
A CANDIDATURA À UNESCO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA PRESIDE À COMISSÃO DE HONRA
A preparação do formulário de Candidatura, a entregar à UNESCO, elemento principal do dossiê de Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, foi dada por concluída pela Comissão Científica. Para este processo, que foi sendo enriquecido e amadurecido ao longo de vários meses, contribuíram, para além dos membros das Comissões Científica e Executiva, muitos grupos corais, investigadores, músicos, representantes de municípios e freguesias e de cidadãos a título individual. O dossiê será entregue no próximo dia 30 de março.
A Comissão Científica, responsável pela elaboração do formulário científico da candidatura, contou com o trabalho da Professora Salwa Castelo-Branco, da Professora Carminda Cavaco, do Padre António Cartageno, do Professor José Rodrigues dos Santos, da Doutora Inês Cordeiro, do Dr. Paulo Lima, do Sr. Armando Torrão, do Professor João R. Nazaré e da Maestrina Joana Carneiro.
Entretanto, já foi entregue no Departamento de Património Imaterial do Instituto dos Museus e da Conservação, o pedido de inscrição do Cante Alentejano no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Com este procedimento concretiza-se uma condição indispensável para a inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.
Carlos Medeiros, presidente da Comissão Executiva, considera que “o trabalho realizado pela Comissão Científica e pela restante equipa que há meses trabalha neste dossiê é de enorme qualidade. Pensamos estarem cumpridas todas as condições para que a UNESCO reconheça o Cante como sendo património da humanidade”. Aquele professor destaca o trabalho desenvolvido pela competentíssima comissão científica mas também os trabalhos do cineasta Sérgio Tréfaut, autor de um documentário original de 10 minutos que faz parte da resposta ao formulário de candidatura, e do fotógrafo Augusto Brázio, autor de 10 fotografias, também exigidas pela UNESCO.
A Candidatura do Cante Alentejano mereceu o apoio formal de 132 dos 144 Grupos Corais de Cante Alentejano identificados como estando ativos, de 102 freguesias onde existem grupos corais, 37 de 39 municípios onde existem grupos corais e 1455 indivíduos ligados direta ou indiretamente ao Cante Alentejano.
A Candidatura mereceu também o apoio institucional mais de duas dezenas instituições, entre as quais estão Universidades, Direções-Gerais, Institutos Públicos e fundações, além do apoio do Presidente da República, da presidente da Assembleia da República e do Primeiro-Ministro, que fazem parte da Comissão de Honra, ou seja, das três mais altas figuras do Estado Português. Entre as personalidades que compõem esta comissão, conta-se também D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Dr. Rui Vilar, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e do Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro / Delta Cafés.
A candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade parte do envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial. A proposta será entregue na sede da UNESCO, em Paris, a 30 de março deste ano, pela Confraria do Cante Alentejano, entidade promotora da candidatura, à qual se associaram a Casa do Alentejo e a Associação MODA, como copromotoras. A Câmara Municipal de Serpa e o Turismo do Alentejo, E.R.T. são os patrocinadores da iniciativa que mereceu já o apoio de numerosas autarquias alentejanas e grupos corais. A 8 de janeiro decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa, o primeiro grande encontro de grupos corais, numa reunião que concentrou mais de 150 representantes de grupos e que assim manifestaram então o seu apoio à candidatura.
www.candidaturadocante.com
www.facebook.com/candidaturadocantealentejano
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.