Notícias
QUINTAS-FEIRAS - VISITA E JANTAR
As noites de quinta-feira são agora diferentes no Museu do Oriente. Uma visita guiada às exposições permanentes seguida de jantar no restaurante é o que lhe propomos para um fim de tarde diferente.
As noites de quinta-feira são agora diferentes no Museu do Oriente. Uma visita guiada às exposições permanentes seguida de jantar no restaurante é o que lhe propomos para um fim de tarde diferente.
A visita guiada, a realizar com um mínimo de quatro participantes prevê dois horários, com início, respetivamente às 19.30 e 20.30. Durante uma hora, um dos nossos monitores conduzirá as visitas às exposições Presença Portuguesa na Ásia, no piso 1 e Deuses da Ásia, no piso 2.
O conceito gerador da Presença Portuguesa na Ásia foi a construção de uma utopia oriental pelos Portugueses, desde o século xv até aos nossos dias, baseada no comércio, na missionação e no encontro de culturas.
O visitante é acolhido no espaço central dedicado a Macau, seguindo-se os seguintes módulos:
Presença portuguesa na Ásia, em que se procura documentar, a partir de uma criteriosa seleção de objetos o estabelecimento e a construção do Império Português do Oriente, centrado em Goa;
Ásia Extrema, em que se evidencia a descoberta, pelos Portugueses, da cultura do Império do Meio e do lucrativo comércio de produtos de luxo, sem esquecer o papel dos missionários que deram início à Igreja Cristã na China;
A rota da madrepérola, coleção constituída por objetos devocionais e de “lembrança”, destinados à exportação ou aos cristãos locais;
Timor-Leste, povos e culturas, coleção que documenta a diversidade das culturas em presença, assim como os estreitos laços que esses povos mantiveram com Portugal;
O colecionismo de arte do Extremo Oriente. Coleção de terracotas e de outras peças chinesas, japonesas e coreanas a que se acrescentaram os legados do poeta Camilo Pessanha e do político Manuel Teixeira Gomes, provenientes do Museu Nacional de Machado de Castro.
A exposição Deuses da Ásia procura tornar conhecidos certos aspetos da arte religiosa asiática, sobretudo ao nível popular, e introduzir a mitologia, ainda viva, que está subjacente aos objetos apresentados. Daí estarem representadas as grandes religiões do continente: o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, o shintô. Uma mostra deslumbrante de deuses e ritos religiosos da Índia, da Indonésia, de Mianmar, da Tailândia, da China, do Vietname, da Coreia e do Japão.
Terminada a visita, é só rumar ao piso 5 onde, no restaurante, um jantar buffet aguarda os visitantes.
Início das visitas: 19.30 e 20.30
Duração da visita: 60 minutos
Preço: € 27,00 (visita com jantar incluído)
Participantes: Mín.4
A reserva e o pagamento devem ser efetuados até 48 horas antes da visita. O respetivo voucher deverá ser levantado na bilheteira, durante o horário normal de funcionamento.
Informações complementares e reservas através dos seguintes contactos:
Tel. 213 585 294
E-mail: centro.reunioes@foriente.pt
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.