"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

QUINTAS-FEIRAS - VISITA E JANTAR

As noites de quinta-feira são agora diferentes no Museu do Oriente. Uma visita guiada às exposições permanentes seguida de jantar no restaurante é o que lhe propomos para um fim de tarde diferente.

As noites de quinta-feira são agora diferentes no Museu do Oriente. Uma visita guiada às exposições permanentes seguida de jantar no restaurante é o que lhe propomos para um fim de tarde diferente.

A visita guiada, a realizar com um mínimo de quatro participantes prevê dois horários, com início, respetivamente às 19.30 e 20.30. Durante uma hora, um dos nossos monitores conduzirá as visitas às exposições Presença Portuguesa na Ásia, no piso 1 e Deuses da Ásia, no piso 2.

O conceito gerador da Presença Portuguesa na Ásia foi a construção de uma utopia oriental pelos Portugueses, desde o século xv até aos nossos dias, baseada no comércio, na missionação e no encontro de culturas.

O visitante é acolhido no espaço central dedicado a Macau, seguindo-se os seguintes módulos:

Presença portuguesa na Ásia, em que se procura documentar, a partir de uma criteriosa seleção de objetos o estabelecimento e a construção do Império Português do Oriente, centrado em Goa;

Ásia Extrema, em que se evidencia a descoberta, pelos Portugueses, da cultura do Império do Meio e do lucrativo comércio de produtos de luxo, sem esquecer o papel dos missionários que deram início à Igreja Cristã na China;

A rota da madrepérola, coleção constituída por objetos devocionais e de “lembrança”, destinados à exportação ou aos cristãos locais;

Timor-Leste, povos e culturas, coleção que documenta a diversidade das culturas em presença, assim como os estreitos laços que esses povos mantiveram com Portugal;

O colecionismo de arte do Extremo Oriente. Coleção de terracotas e de outras peças chinesas, japonesas e coreanas a que se acrescentaram os legados do poeta Camilo Pessanha e do político Manuel Teixeira Gomes, provenientes do Museu Nacional de Machado de Castro.

A exposição Deuses da Ásia procura tornar conhecidos certos aspetos da arte religiosa asiática, sobretudo ao nível popular, e introduzir a mitologia, ainda viva, que está subjacente aos objetos apresentados. Daí estarem representadas as grandes religiões do continente: o hinduísmo, o budismo, o taoísmo, o shintô. Uma mostra deslumbrante de deuses e ritos religiosos da Índia, da Indonésia, de Mianmar, da Tailândia, da China, do Vietname, da Coreia e do Japão.

Terminada a visita, é só rumar ao piso 5 onde, no restaurante, um jantar buffet aguarda os visitantes.


Início das visitas: 19.30 e 20.30
Duração da visita: 60 minutos
Preço: € 27,00 (visita com jantar incluído)
Participantes: Mín.4

A reserva e o pagamento devem ser efetuados até 48 horas antes da visita. O respetivo voucher deverá ser levantado na bilheteira, durante o horário normal de funcionamento.
Informações complementares e reservas através dos seguintes contactos:
Tel. 213 585 294
E-mail: centro.reunioes@foriente.pt

 

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,403,841