"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

7ª EDIÇÃO DO PRÉMIO FERNANDO TÁVORA

O Vencedor da 7ª edição do Prémio Fernando Távora será anunciado a 2 de abril, Segunda-feira, às 22h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos. A cerimónia é assinalada com uma conferência com o tema “Himalayan Express: a pedagogia da viagem”, proferida pelo Arquiteto Walter Rossa.

O Vencedor da 7ª edição do Prémio Fernando Távora será anunciado a 2 de abril, Segunda-feira, às 22h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.
A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

A cerimónia é assinalada com uma conferência com o tema “Himalayan Express: a pedagogia da viagem”, proferida pelo Arquiteto Walter Rossa, elemento do Júri, seguida de um comentário pelo Historiador José Mattoso. A Cerimónia contará também com a presença dos restantes elementos do Júri da 7ª edição: Arquitetos Ricardo Vieira de Melo (nomeado pela Casa da Arquitetura) e Nuno Grande (em representação da OASRN) e Engenheiro António Ferrão, por indicação da família do Arquiteto Fernando Távora.

A OASRN recebeu 31 candidaturas à 7ª edição do Prémio Fernando Távora. O prazo de entrega de candidaturas terminou a 6 de fevereiro de 2012. A Conferência do Vencedor, Anúncio público da constituição do Júri e abertura da 8ª edição do Prémio decorrerá a 1 de outubro de 2012, Dia Mundial da Arquitetura.

O Prémio Fernando Távora é um prémio anual, único - consiste na atribuição de uma bolsa de viagem, no valor de seis mil euros -, e de âmbito nacional, destinado a todos os membros efetivos da Ordem dos Arquitetos. Instituído em homenagem ao arquiteto Portuense, figura referência da arquitetura portuguesa pela sua atividade enquanto arquiteto e pedagogo.

Fernando Távora viajou incessantemente para estudar "in loco" a arquitetura de todas as épocas, em todos os continentes, utilizando-a como conteúdo e método da sua atividade pedagógica.

Na edição inaugural do Prémio Fernando Távora, em 2005 os membros do Júri, Vasco Graça Moura, Arquitetos Álvaro Siza Vieira, José Bernardo Távora, Manuel Mendes e Teresa Novais (em representação da OASRN) atribuíram o Prémio ao arquiteto Nelson Mota, que propunha, na sequência de uma investigação da arquitetura do quotidiano (privado e público no espaço doméstico da burguesia Portuense, do século XIX), confrontar o Porto do final do Século XIX com o mundo que lhe era contemporâneo, tentando perceber o que lá sucedia, no mesmo período, indo para isso às raízes da ideia da habitação burguesa, a partir do séc. XVII em cidades europeias e transatlânticas, como Delft, Londres, Paris, Rio de Janeiro, Olinda e Boston.

O Júri da 2ª Edição do Prémio Fernando Távora, Prof. Doutor Jorge Sampaio, Arquitetos Alexandre Alves Costa, Gonçalo Byrne, Luís Tavares Pereira (em representação da OASRN) e Fotógrafo Luís Ferreira Alves (designado pela Família de Fernando Távora), atribuíu o Prémio à proposta “Quadrícula Emocional: um urbanismo híbrido entre natureza e arquitetura nas cidades atlânticas portuguesas do sec XVI” da arquiteta Sílvia Benedito.

Os membros do Júri da 3ª Edição do Prémio Fernando Távora, Prof. Doutor João Lobo Antunes, Arquitetos Nuno Teotónio Pereira, Eduardo Souto de Moura, Filipa Guerreiro (em representação da OASRN) e Prof. Doutor José Ferrão Afonso (designado pela Família de Fernando Távora), atribuíram o Prémio à proposta “Arquitetura para o desenvolvimento. intervenções de emergência e de permanência no sudoeste asiático” da arquiteta Maria Moita.

Na 4ª edição do Prémio, o Júri constituído pela artista plástica Helena Almeida,  pelos arquitetos João Luís Carrilho da Graça, Sergio Fernandez, Ana maio (em representação da OASRN) e Professor Doutor Arnaldo Saraiva (designado pela Família de Fernando Távora) atribuíram o Prémio à proposta “Diário do Deserto – Namibe 2009” da arquiteta Cristina Salvador.

O Júri da 5ª Edição do Prémio Fernando Távora constituído pelo Dr. Emílio Rui Vilar, que presidiu ao júri, e os arquitetos Nuno Brandão Costa, João Paulo Rapagão (em representação da Casa da Arquitetura), Ana Tostões (em representação da família Távora) e Maria Manuel Oliveira (em representação da OASRN), deliberaram por unanimidade atribuir o Prémio à proposta "De La Chaux-de-fonds à Voyage d'Orient - A promenade architecturale e o espaço/tempo em Le Corbusier" do arquiteto Armando Rabaça.

Em 2011, o júri do Prémio que integrou o arquiteto João Mendes Ribeiro (em representação da Casa da Arquitetura), que presidiu ao júri, o cineasta Manoel de Oliveira, arquiteto Luis Mansilla (recentemente falecido), António Magalhães Basto (em representação da família do Arquiteto Fernando Távora) e, ainda, arquiteta Margarida Vagos Gomes (em representação da OASRN), deliberaram por unanimidade atribuir o Prémio Fernando Távora à proposta "A Song to Heaven ou o Japão Sublime em Frank Lloyd Wright: da viagem de 1905 ao Legado na Arquitetura Moderna Japonesa" da arquiteta Marta Pedro.

O Prémio é organizado pela OASRN em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Associação Casa da Arquitetura (ACA), contando ainda com o patrocínio da AXA.
Mais informações em www.oasrn.org > Prémio Fernando Távora.

Para mais informações:
comunicacao@oasrn.org
www.oasrn.org

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,403,830