"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

FRANKIE CHAVEZ NA TRIGÉSIMA EDIÇÃO DO CANADIAN MUSIC WEEK

As invulgares sonoridades do músico português, que projetam os ouvintes em várias direções, serão apresentadas nos três espetáculos que realizará em Toronto.

Músico português de 21 e 25 de março em Toronto


© Rita Carmo

A trigésima edição do Canadian Music Week, o maior festival e conferência profissional de música no Canadá que decorre em Toronto de 21 a 25 de março, contará com a presença de Frankie Chavez. As invulgares sonoridades do músico português, que projetam os ouvintes em várias direções, serão apresentadas nos três espectáculos que realizará em Toronto.

No dia 20 de março Frankie Chavez atua no Hugh's Room, com Alexandra Borga, no âmbito da iniciativa Proud To Be Portuguese Canadian, que acontece durante a Canadian Music Week, entre os dias 15 e 25 de março, mas que é organizada e produzida por luso-canadianos à margem deste festival, com o objetivo de promover os valores portugueses e estimular os jovens luso-canadianos. Nos dias 21 e 22 de março, Frankie Chavez apresenta no Silver Dollar Room e no Revival, respetivamente, a sua aptidão e habilidade para viajar por novos mundos por entre o blues e o folk, acrescentando-lhes novos ambientes que lhe conferem um estilo incomparável.

Frankie Chavez tem apresentado numa tour nacional de Norte a Sul do país, a simplicidade da sua fórmula de sucesso, espetáculos no formato que melhor o caracteriza, “one man band”. Mune-se de várias guitarras com diferentes afinações, de uma bateria improvisada e de vários pedais de efeitos, criando uma sonoridade forte mas arejada, onde nada é feito ao acaso.

A natureza pessoal das suas letras, que refletem as viagens interiores e exteriores que conduziram à sua música, originam uma proximidade com o público que transforma os seus espectáculos em experiências intimistas, de identificação e de entrega. A apaixonada, intensa e cativante música de Frankie Chavez foi referida no sul da Europa como a mais recente revelação de blues, o que resultará da sua exploração deste estilo, incutindo-lhe outra abordagem e novas afinações.

Nem a falta de apoios a esta iniciativa demoveu Frankie Chavez de se mostrar no evento mais importante da indústria musical canadiana. O músico aventura-se rumo ao Canadá, com mais seis nomes do panorama musical português, dispostos a divulgar a diversidade e originalidade musical do país do fado, mas não só, no mercado norte-americano. Para além do festival, a CMW reúne também o maior número de profissionais do mundo da música internacional no Canadá. A feira profissional atrai labels, publishers, managers, agentes, marcas e outras entidades do universo musical. Em 2012 vão atuar no CMW cerca de 900 bandas espalhadas por 80 clubes.

NOVA ABORDAGEM DA GUITARRA PORTUGUESA
Com influências de nomes como Jimi Hendrix, Led Zeppellin e Dire Straits, entre outros, a paixão pela guitarra começou aos 9 anos e desde então tem vindo sempre a crescer, ao ponto de ter reinventado a abordagem da guitarra portuguesa. Tem conquistado várias plateias, com a sua afinação própria, dando-lhe uma roupagem diferente, que mistura o trinar tão característico daquele instrumento com riffs típicos de blues. O resultado é agradavelmente surpreendente.

FRANKIE CHAVEZ – PERCURSO
O percurso do músico como cantor começou em 2006 com «Slight Delay», tema incluído num documentário sobre a cultura de surf na Indonésia, intitulado “Flavours”. Depois disso, não parou mais. Tem atuado por todo o país, chegando a partilhar o palco com nomes como Dub Incorporation, Gentleman ou James Hunter. Foi também um dos compositores da banda sonora do multi-galardoado documentário «Pare, Escute, Olhe» de Jorge Pelicano. Este documentário ganhou vários prémios, entre eles, o de melhor documentário português no Festival Internacional de Cinema DocLisboa09 e o grande prémio do Ambiente no Cine Eco 09.

Em março de 2010 FRANKIE CHAVEZ lançou o seu primeiro EP homónimo produzido pela Optimus Discos, uma iniciativa que apoia projetos emergentes da cena musical portuguesa. Um dos temas do EP “I Don’t Belong” faz também parte da coletânea “Novos Talentos Fnac 2010” que reúne o que de mais promissor há na música portuguesa.

Em janeiro de 2011 grava o seu primeiro álbum intitulado “Family Tree”. O mais recente trabalho de Frankie Chavez conta com a participação de alguns convidados, entre os quais Kalú (Xutos e Pontapés) e Emmy Curl e foi lançado em Abril de 2011 como edição de autor, revelando cada vez maior aperfeiçoamento e uma experiência mais vasta do cantor.

Página do músico no CMW 
http://canadianmusicfest.com/artists-2012/artist-details/?band=Frankie+Chavez&band_ID=3585

www.frankiechavez.com
www.facebook.com/frankiechavezmusic

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,404,077