"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RECLUSOS DE GUIMARÃES RECRIAM OBRA CAMILIANA

Cerca de 30 reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães vão recriar a obra camiliana “Memórias do Cárcere”. O projeto cultural que foi apresentado na Casa-Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide, resulta de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão à Capital Europeia da Cultura (CEC).

Cerca de 30 reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães vão recriar a obra camiliana “Memórias do Cárcere”. O projeto cultural que foi apresentado na Casa-Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide,  resulta de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão à Capital Europeia da Cultura (CEC). De acordo com o presidente da Fundação Cidade de Guimarães, João Serra, "este projeto pretende trazer Camilo Castelo Branco até à CEC, num momento de comemoração dos 150 anos de duas das suas importantes obras da literatura portuguesa: “Memórias do Cárcere e “Amor de Perdição”. Para o vice-presidente da autarquia famalicense, Paulo Cunha, “com este projeto, a Câmara de Famalicão contribui para uma dimensão regional da CEC”. O responsável assinalou ainda a importância do projeto na criação de sinergias para a divulgação da obra camiliana.

Numa primeira fase os reclusos vão participar em sessões de leitura da obra camiliana promovidas por figuras públicas da sociedade portuguesa. Segue-se uma ação de formação em escrita criativa e por fim a compilação das suas próprias memórias do cárcere em livro. Os reclusos terão ainda a oportunidade de visitar a Cadeia da Relação do Porto, onde Camilo Castelo Branco esteve detido por adultério e a Casa-Museu de Camilo, onde viveu e morreu em 1890.

Segundo o diretor do Estabelecimento Prisional, José Sousa, “os reclusos andam muito entusiasmados com a ideia de escreverem as suas memórias”. O responsável elogiou ainda a iniciativa da autarquia famalicense que teve “a ousadia de bater à porta e esperar o nosso contributo para este projeto”.

Para além da escrita e da leitura, o projeto inclui ainda uma vertente audiovisual, na qual os reclusos vão ter um primeiro contacto com ferramentas de captação de som e imagem, de forma a criarem bases para a realização do seu próprio filme. Assim, depois de escreverem as suas próprias “Memórias do Cárcere”, sob a forma de guião cinematográfico os participantes vão filmar, montar e sonorizar um filme. Todo este caminho vai ser documentado em filme pelo realizador Tiago Afonso e poderá ser visionado em novembro na Casa de Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

“AMOR DE PERDIÇÃO EM RETROSPECTIVA”

A obra camiliana marcará ainda presença em Guimarães 2012 com a projeção de "Amor de Perdição", em três versões realizadas em épocas distintas. A primeira versão, que poderá ser vista a 18 de março, será a do realizador George Pallu, uma versão muda que estreou no cinema Olímpia, Porto, a 0 de novembro de 1921. A 27 de março será exibida a versão de António Lopes Ribeiro, datada de 1943 e a 1 de abril segue-se a versão de Manoel de Oliveira, de 1979. As adaptações fílmicas, em suporte de 35mm, serão projetadas no Cinema S. Mamede, e no auditório da Casa de Camilo (em novembro). Paralelamente ao ciclo de cinema as três peliculas serão editadas em DVD.

Durante a apresentação do projeto, o vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão que é também vereador da Cultura aproveitou para afirmar a importância da obra camiliana referindo que Camilo Castelo Branco merecia maior atenção no panorama literário nacional e defendendo a reintrodução da sua obra nos planos curriculares.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,405,539