"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

AMADORA RECONHECE CANTE E APOIA CANDIDATURA

A Amadora é uma das mais de 130 autarquias que já formalizaram o seu apoio à Candidatura do Cante Alentejano a Património Mundial da Humanidade da UNESCO, que será concretizada dia 30 de março, em Paris.

O Município da Amadora junta-se aos outros 14 (Almodôvar, Alvito, Borba, Cuba, Ferreira do Alentejo, Grândola, Moura, Mourão, Odemira, Ourique, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Setúbal e Vidigueira) que já tinham reconhecido oficialmente o Cante Alentejano como Património de Interesse Municipal. A Amadora é, por outro lado, uma das mais de 130 autarquias que já formalizaram o seu apoio à Candidatura do Cante Alentejano a Património Mundial da Humanidade da UNESCO, que será concretizada dia 30 de março, em Paris.

Este tipo de reconhecimento ao nível assume particular importância, uma vez que a UNESCO não só valoriza estas iniciativas, como define como condição indispensável para a aprovação de uma candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade o facto de o bem imaterial que se está a candidatar à UNESCO já ter o reconhecimento no seu próprio país de origem.

No quadro da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, face ao número crescente de municípios que têm manifestado o seu apoio à candidatura, a Comissão Executiva vai promoveu no passado dia 3 de março, em Serpa, um encontro com Autarquias, com as quais foi feito o ponto da situação.

Até agora, a maioria dos municípios onde existem grupos corais de Cante Alentejano já declararam oficialmente o seu apoio à candidatura.

A Candidatura mereceu já o apoio institucional de outras 21 instituições, entre as quais estão Universidades, Direções-Gerais, Institutos Públicos e fundações, além do apoio do Presidente da República, da presidente da Assembleia da República e do Primeiro-Ministro, que fazem parte da Comissão de Honra, ou seja, das três mais altas figuras do Estado Português. Entre as personalidades que compõem esta comissão, conta-se também D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Dr. Rui Vilar, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e do Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro / Delta Cafés.

A candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade parte do envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial. A proposta será entregue na sede da UNESCO, em Paris, a 30 de março deste ano, pela Confraria do Cante Alentejano, entidade promotora da candidatura, à qual se associaram a Casa do Alentejo e a Associação MODA, como copromotoras. A Câmara Municipal de Serpa e o Turismo do Alentejo, E.R.T. são os patrocinadores da iniciativa que mereceu já o apoio de numerosas autarquias alentejanas e grupos corais. A 8 de janeiro decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa, o primeiro grande encontro de grupos corais, numa reunião que concentrou mais de 150 representantes de grupos e que assim manifestaram então o seu apoio à candidatura.

COMISSÃO CIENTÍFICA REÚNE DE NOVO NA PRÓXIMA SEMANA

A Comissão Científica da Candidatura do Cante Alentejano voltará a reunir na próxima semana na Casa do Alentejo. Espera-se que da reunião se conclua a preparação do formulário, que está em fase avançada, graças ao trabalho empenhado dos Professores Salwa Castelo-Branco, da Professora Carminda Cavaco, do Padre António Cartageno, do Professor José Rodrigues dos Santos, da Doutora Inês Cordeiro, do Dr. Paulo Lima e do Sr. Armando Torrão. Este trabalho contou também com os contributos enviados pelos outros membros que não têm estado fisicamente presentes nas reuniões, o Professor João R. Nazaré e a Maestrina Joana Carneiro.

www.candidaturadocante.com
www.facebook.com/candidaturadocantealentejano

Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.  

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,405,911