Notícias
AMADORA RECONHECE CANTE E APOIA CANDIDATURA
A Amadora é uma das mais de 130 autarquias que já formalizaram o seu apoio à Candidatura do Cante Alentejano a Património Mundial da Humanidade da UNESCO, que será concretizada dia 30 de março, em Paris.
O Município da Amadora junta-se aos outros 14 (Almodôvar, Alvito, Borba, Cuba, Ferreira do Alentejo, Grândola, Moura, Mourão, Odemira, Ourique, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Setúbal e Vidigueira) que já tinham reconhecido oficialmente o Cante Alentejano como Património de Interesse Municipal. A Amadora é, por outro lado, uma das mais de 130 autarquias que já formalizaram o seu apoio à Candidatura do Cante Alentejano a Património Mundial da Humanidade da UNESCO, que será concretizada dia 30 de março, em Paris.
Este tipo de reconhecimento ao nível assume particular importância, uma vez que a UNESCO não só valoriza estas iniciativas, como define como condição indispensável para a aprovação de uma candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade o facto de o bem imaterial que se está a candidatar à UNESCO já ter o reconhecimento no seu próprio país de origem.
No quadro da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, face ao número crescente de municípios que têm manifestado o seu apoio à candidatura, a Comissão Executiva vai promoveu no passado dia 3 de março, em Serpa, um encontro com Autarquias, com as quais foi feito o ponto da situação.
Até agora, a maioria dos municípios onde existem grupos corais de Cante Alentejano já declararam oficialmente o seu apoio à candidatura.
A Candidatura mereceu já o apoio institucional de outras 21 instituições, entre as quais estão Universidades, Direções-Gerais, Institutos Públicos e fundações, além do apoio do Presidente da República, da presidente da Assembleia da República e do Primeiro-Ministro, que fazem parte da Comissão de Honra, ou seja, das três mais altas figuras do Estado Português. Entre as personalidades que compõem esta comissão, conta-se também D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Dr. Rui Vilar, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e do Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro / Delta Cafés.
A candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade parte do envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial. A proposta será entregue na sede da UNESCO, em Paris, a 30 de março deste ano, pela Confraria do Cante Alentejano, entidade promotora da candidatura, à qual se associaram a Casa do Alentejo e a Associação MODA, como copromotoras. A Câmara Municipal de Serpa e o Turismo do Alentejo, E.R.T. são os patrocinadores da iniciativa que mereceu já o apoio de numerosas autarquias alentejanas e grupos corais. A 8 de janeiro decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa, o primeiro grande encontro de grupos corais, numa reunião que concentrou mais de 150 representantes de grupos e que assim manifestaram então o seu apoio à candidatura.
COMISSÃO CIENTÍFICA REÚNE DE NOVO NA PRÓXIMA SEMANA
A Comissão Científica da Candidatura do Cante Alentejano voltará a reunir na próxima semana na Casa do Alentejo. Espera-se que da reunião se conclua a preparação do formulário, que está em fase avançada, graças ao trabalho empenhado dos Professores Salwa Castelo-Branco, da Professora Carminda Cavaco, do Padre António Cartageno, do Professor José Rodrigues dos Santos, da Doutora Inês Cordeiro, do Dr. Paulo Lima e do Sr. Armando Torrão. Este trabalho contou também com os contributos enviados pelos outros membros que não têm estado fisicamente presentes nas reuniões, o Professor João R. Nazaré e a Maestrina Joana Carneiro.
www.candidaturadocante.com
www.facebook.com/candidaturadocantealentejano
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.