"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DIA INTERNACIONAL DA MULHER @ ÁRVORE

"O Mundo é um lugar de desequilíbrios por isso Deus criou as mães". O livro composto por vinte histórias na primeira pessoa, vinte mulheres moçambicanas que assim manifestam os seus anseios as sua esperanças, ajudando à reflexão do lugar da mulher na sociedade do seu país.


Apresentação do Livro
"Kulungwana"

Árvore
8 de março de 2012, às 18h30

Homenagem solidária da Árvore a todas as mulheres, no Dia Internacional da Mulher

"O Mundo é um lugar de desequilíbrios por isso Deus criou as mães".

O livro composto por vinte histórias na primeira pessoa, vinte mulheres moçambicanas que assim manifestam os seus anseios as sua esperanças, ajudando à reflexão do lugar da mulher na sociedade do seu país.

As vozes dos poetas da liberdade, José Craveirinha, Noémia de Sousa, Reinaldo Ferreira e Mia Couto unem-se às vozes destas mulheres num imenso Kulungwana, formando um novo canto de esperança. (Kulungwana- Grito de Exaltação e Alegria)

Este livro é uma prova de que as mulheres têm dentro de si uma força misteriosa, uma capacidade e um poder, desde que lhes sejam dadas formação e oportunidade: " Eu digo que as mulheres projetam o mundo. São propagadoras de segredos, tecelãs de ladainhas, depositárias de receitas (...) Eu digo que as mulheres projetam o mundo. Surgem de todo o quadrante, não existe de facto quem lhes conquiste o terreno (...)" citando Mário Claúdio in "O Reino da Sonolência".

A venda do livro reverte para a congregação das irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, Congregação Solidária com os que sofrem, cuja ajuda em termos de formação, força anímica, ferramentas, ensinamentos práticos, microcrédito dão a estas mulheres a coragem, a dignidade , a capacidade de se projetarem no mundo.

Venha participar, venha saborear uma bebida, traga um amigo consigo.

Na sequência do Lançamento do Livro Kulungwana, a Árvore ilustra esta apresentação com a inauguração em, simultâneo, de uma Exposição no Feminino.

Nesta mostra estão representadas 15 artistas plásticas que para além do talento que testemunham as suas obras, participam sempre com enorme generosidade nas iniciativas e desafios propostos pela Árvore.

São elas: Ana Cristina Leite, Ana Silva, Catarina Machado, Cristina Valadas, Diva Barrias, Graça Morais, Isabel Braga, Joana Rêgo, Luísa Gonçalves, Manuela Bronze, Maria Caldas Ribeiro, Raquel Gralheiro, Rita Carreiro e Silvia Carreira.

Esta mostra será acompanhada pelo um catálogo, onde estarão representadas as obras expostas e outras surpresas.

Excerto de texto do catálogo que acompanha a exposição
"Se a mulher se revolta contra o homem nada fica intacto; para a mulher, o chefe, a política, o negócio, a propriedade, o lugar, o prazer (bem viciado), só existem através do homem. O guerreiro tem o seu repouso; por enquanto nada há onde a mulher possa firmar-se e compensar-se das suas lutas. Chegará o dia? Até lá fica sem sentido a vida de mulheres como eu."

Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa
in "Novas Cartas Portuguesas" – 3º Edição, Moraes Editores

até 15 de março
segunda a sexta, 10h00 às 13h30 e 14h00 às 19h00
sábado, 15h00 às 19h00
encerra aos domingos e feriados


Árvore
Rua Azevedo Albuquerque, 1
Porto



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,405,772