Notícias
CONTOS E POESIA
Filipe Lopes leva contos e poesia às comunidades lusófonas de Espanha, França, Itália, Bélgica e Suíça. Esta digressão tem início em Espanha, com o recital “Enamoramento, amor e outras coisas”, dia 8 de março no Centro de Idiomas da Universidade de León.
Levar um pouco da cultura portuguesa e motivar para a leitura são os principais objetivos da digressão de Filipe Lopes por alguns países europeus. Sessões de conto, recitais de poesia e ações de formação constam da agenda que tem paragens marcadas para Espanha, França, Itália, Suíça e Bélgica. |
Filipe Lopes é o fundador do Grupo O Contador de Histórias e desenvolve há cerca de quinze anos projetos de dinamização cultural, com enfoque especial na promoção do livro e da leitura. Depois de ter percorrido o país de ponta a ponta tem procurado corresponder às solicitações para chegar às comunidades portuguesas no estrangeiro.
Esta digressão tem início em Espanha, com o recital “Enamoramento, amor e outras coisas”, dia 8 de março no Centro de Idiomas da Universidade de León.
França contará com sessões em Bordéus, a 10 de março, no Consulado de Portugal naquela cidade. A Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian acolhe no dia 14 duas sessões. Uma sessão de conto a partir do livro de que Filipe Lopes é autor, “A história do Zeca Garro” e um recital para jovens “Ah, isto é que é poesia!?”. Ainda em Paris, a secção Portuguesa do Lycée International receberá também diversas sessões de conto nos dias 15 e 16 de março.
21 de março é Dia Internacional da Poesia e a data escolhida para a estreia de um novo recital: “A poexistência de um país” tem a sua primeira apresentação pública na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere da Universidade de Pisa, em Itália.
A etapa seguinte da deslocação é a Suíça onde decorrerão sessões de contos para alunos de português, com o apoio da Comissão de Ensino de Português. Zurique no dia 24, Genebra a 27 e Lausana e 28 são as cidades que irão receber a iniciativa. Ainda neste âmbito, decorrerá na Universidade de Friburgo, dia 26 de março, a ação de formação “Educação para a leitura – abordagem para mediadores”, destinada aos professores de Língua Portuguesa a trabalhar naquele país.
A deslocação europeia termina a 31 de março na Bélgica, em Bruges, com um serão de contos em português, a convite da Associação Vlaanderen-Lusitânia.
Agenda:
Espanha
León – 8 de março, 19h, recital “Enamoramento, amor e outras coisas” (Centro de idiomas da Universidade de León)
França
Bordéus – 10 de março, 15h, sessão de contos (Consulado de Portugal em Bordéus)
Paris – 14 de março, 10h30, sessão de contos “A história do Zeca Garro” (Fundação Calouste Gulbenkian, Paris)
Paris – 14 de março, 14h30, sessão de contos “Ah, isto é que é poesia?!” (Fundação Calouste Gulbenkian, Paris)
Paris – 15 de março, sessões de contos (Secção Portuguesa Lycée International)
Paris – 16 de março, sessões de contos (Secção Portuguesa Lycée International)
Itália
Pisa - 21 de março, 16h, recital “A poexistência de um país” (Universidade de Pisa)
Suíça
Zurique – 24 de março, 9h sessões de contos para alunos de Língua Portuguesa
Friburgo – 26 de março, 9h30, ação de formação “Educação para a leitura – abordagem para mediadores”, (Universidade de Friburgo)
Genebra – 27 de março, 16h30, sessões de contos para alunos de Língua Portuguesa
Lausana – 28 de março, 13h30, sessões de contos para alunos de Língua Portuguesa
Bélgica
Bruges – 31 de março, 20h, serão de contos (Sala Sceepstale, Blankenbergsesteenweg, Bruges)
Morada: Apartado 139
2304-909 Tomar
Telefone: 00 351 91 2896155
Correio electrónico: geral@ocontadordehistorias.com
Internet: www.ocontadordehistorias.com
Facebook: http://www.facebook.com/OContadordeHistorias
Blog: http://historiasdocontador.blogspot.com