"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CONTOS E POESIA

Filipe Lopes leva contos e poesia às comunidades lusófonas de Espanha, França, Itália, Bélgica e Suíça. Esta digressão tem início em Espanha, com o recital “Enamoramento, amor e outras coisas”, dia 8 de março no Centro de Idiomas da Universidade de León.

Levar um pouco da cultura portuguesa e motivar para a leitura são os principais objetivos da digressão de Filipe Lopes por alguns países europeus. Sessões de conto, recitais de poesia e ações de formação constam da agenda que tem paragens marcadas para Espanha, França, Itália, Suíça e Bélgica.

Filipe Lopes é o fundador do Grupo O Contador de Histórias e desenvolve há cerca de quinze anos projetos de dinamização cultural, com enfoque especial na promoção do livro e da leitura. Depois de ter percorrido o país de ponta a ponta tem procurado corresponder às solicitações para chegar às comunidades portuguesas no estrangeiro.

Esta digressão tem início em Espanha, com o recital “Enamoramento, amor e outras coisas”, dia 8 de março no Centro de Idiomas da Universidade de León.

França contará com sessões em Bordéus, a 10 de março, no Consulado de Portugal naquela cidade. A Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian acolhe no dia 14 duas sessões. Uma sessão de conto a partir do livro de que Filipe Lopes é autor, “A história do Zeca Garro” e um recital para jovens “Ah, isto é que é poesia!?”. Ainda em Paris, a secção Portuguesa do Lycée International receberá também diversas sessões de conto nos dias 15 e 16 de março.

21 de março é Dia Internacional da Poesia e a data escolhida para a estreia de um novo recital: “A poexistência de um país” tem a sua primeira apresentação pública na Facoltà di Lingue e Letterature Straniere da Universidade de Pisa, em Itália.

A etapa seguinte da deslocação é a Suíça onde decorrerão sessões de contos para alunos de português, com o apoio da Comissão de Ensino de Português. Zurique no dia 24, Genebra a 27 e Lausana e 28 são as cidades que irão receber a iniciativa. Ainda neste âmbito, decorrerá na Universidade de Friburgo, dia 26 de março, a ação de formação “Educação para a leitura – abordagem para mediadores”, destinada aos professores de Língua Portuguesa a trabalhar naquele país.

A deslocação europeia termina a 31 de março na Bélgica, em Bruges, com um serão de contos em português, a convite da Associação Vlaanderen-Lusitânia.


Agenda:

Espanha
León – 8 de março, 19h, recital “Enamoramento, amor e outras coisas” (Centro de idiomas da Universidade de León)

França
Bordéus – 10 de março, 15h, sessão de contos (Consulado de Portugal em Bordéus)
Paris – 14 de março, 10h30, sessão de contos “A história do Zeca Garro” (Fundação Calouste Gulbenkian, Paris)
Paris – 14 de março, 14h30, sessão de contos “Ah, isto é que é poesia?!” (Fundação Calouste Gulbenkian, Paris)
Paris – 15 de março, sessões de contos (Secção Portuguesa Lycée International)
Paris – 16 de março, sessões de contos (Secção Portuguesa Lycée International)

Itália
Pisa - 21 de março, 16h, recital “A poexistência de um país” (Universidade de Pisa)

Suíça
Zurique – 24 de março, 9h sessões de contos para alunos de Língua Portuguesa
Friburgo – 26 de março, 9h30, ação de formação “Educação para a leitura – abordagem para mediadores”, (Universidade de Friburgo)
Genebra – 27 de março, 16h30, sessões de contos para alunos de Língua Portuguesa
Lausana – 28 de março, 13h30, sessões de contos para alunos de Língua Portuguesa

Bélgica
Bruges – 31 de março, 20h, serão de contos (Sala Sceepstale, Blankenbergsesteenweg, Bruges)


 

Morada: Apartado 139
2304-909 Tomar
Telefone: 00 351 91 2896155
Correio electrónico: geral@ocontadordehistorias.com                                                
Internet: www.ocontadordehistorias.com
Facebook: http://www.facebook.com/OContadordeHistorias
Blog: http://historiasdocontador.blogspot.com

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,405,047