Notícias
AUTARQUIAS APOIAM CANDIDATURA DO CANTE
No quadro da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, face ao número crescente de municípios que têm manifestado o seu apoio à candidatura, a Comissão Executiva vai promover no próximo dia 3 de março, em Serpa, um encontro com Autarquias, com quem será feito o ponto da situação.
Municípios apoiantes da Candidatura do Cante reunem-se dia 3 de março em Serpa
Mais de 130 autarquias já apoiaram a Candidatura que avança dia 30 de março para a unesco
No quadro da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, face ao número crescente de municípios que têm manifestado o seu apoio à candidatura, a Comissão Executiva vai promover no próximo dia 3 de março, em Serpa, um encontro com Autarquias, com quem será feito o ponto da situação.
Até agora, a maioria dos municípios onde existem grupos corais de Cante Alentejano já declararam oficialmente o seu apoio à candidatura. No total 35 Câmaras Municipais, que representam mais de 60% dos municípios com grupos de Cante, e mais de uma centena de Juntas de Freguesias estão por isso comprometidas neste desafio coletivo que conta também com as declarações formais de 28 grupos corais e 122 cantores a nível individual e mais de 1730 subscritores da petição pública na Internet. Ainda em relação às autarquias, 14 das 35 Câmaras Municipais apoiantes da candidatura já declararam o Cante Alentejano como Património de Interesse Municipal.
O convite, lançado pelo Presidente da Câmara de Serpa aos colegas autarcas acontecerá a cerca de um mês da entrega do dossiê de candidatura na UNESCO, considerando-se o envolvimento dos municípios um dos aspetos mais relevantes no processo.
A Candidatura mereceu já o apoio institucional de outras 21 instituições, entre as quais estão Universidades, Direções Gerais, Institutos Públicos e Fundações, além do apoio do Presidente da República, da Presidente da Assembleia da República e do Primeiro-Ministro, que fazem parte da Comissão de Honra, ou seja, das três mais altas figuras do Estado Português. Entre as personalidades que compõem esta comissão, conta-se também D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Dr. Rui Vilar, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e do Comendador Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro / Delta Cafés.
O encontro de municípios que dia 3 de março terá lugar em Serpa vai realizar-se no edifício do Centro Musibéria (Rua Dr. Afonso Henriques de Prado Castro e Lemos) a partir das 11,30 horas.
Depois da abertura da sessão, que estará a cargo do anfitrião, o Presidente da Câmara de Serpa, João Rocha, seguir-se-á a apresentação do ponto de situação da candidatura, por Carlos Laranjo Medeiros, presidente da Comissão Executiva, a que se seguirá um período para discussão. A candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade parte, pois, do envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial. A proposta será entregue na sede da UNESCO, em Paris, a 30 de março deste ano, pela Confraria do Cante Alentejano, entidade promotora da candidatura, à qual se associaram a Casa do Alentejo e a Associação MODA, como copromotoras. A Câmara Municipal de Serpa e o Turismo do Alentejo, E.R.T. são os patrocinadores da iniciativa que mereceu já o apoio da grande maioria das autarquias do Baixo Alentejo e de grupos corais. A 8 de janeiro decorreu na Casa do Alentejo, em Lisboa, o primeiro grande encontro de grupos corais, numa reunião que concentrou mais de 150 representantes destes grupos na qual foi amplamente discutida a candidatura, bem como a caracterização desta manifestação cultural e quais as melhores medidas para a sua salvaguarda.
+ info:
www.candidaturadocante.com
www.facebook.com/candidaturadocantealentejano
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.