"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RÓMULO DE CARVALHO / ANTÓNIO GEDEÃO

Morreram há 15 anos (19 fevereiro) o homem de ciência e o poeta. Ou o Poeta da Ciência. Inseparáveis e ao mesmo tempo distanciados.

RÓMULO DE CARVALHO / ANTÓNIO GEDEÃO
o cientista e o poeta morreram há 15 anos

Sim, intencionalmente usamos o plural «morreram».
Morreram há 15 anos (19 fevereiro) o homem de ciência e o poeta. Ou o Poeta da Ciência. Inseparáveis e ao mesmo tempo distanciados. A condição de "pessoa partida ao meio" foi gerada pelo próprio cientista / poeta: o primeiro não disfarçava a incomodidade de lhe citarem a sua "outra metade", pelo que os amigos se habituaram a respeitar a "partição" de individualidades.

Continuamos a trautear Pedra Filosofal, especialmente divulgada pela voz de Manuel Freire. Continuamos a celebrar o Dia Nacional da Cultura Científica na data de nascimento do cientista. E hoje celebramos ambos recordando a grande entrevista que lhe fizemos em 1995, decerto a mais extensa por ele concedida a um órgão de informação (Diário de Notícias), depois antologiada em livro e reproduzida aqui na íntegra.

Sobre este trabalho de Maria Augusta Silva, assinalado como um documento de referência no que respeita ao pensamento e à estatura cívica e intelectual de  Rómulo / Gedeão, escreveu Eduardo Pereira:
«Uma entrevista tormentosa, conduzida com elegante tenacidade, difícil para o entrevistado e para a entrevistadora. Um não quer responder, outro quer obter respostas! Note-se – isto é surpreendente – que o entrevistado chega a hostilizar a entrevistadora e, se me é permitida uma opinião, acho que ele chegou a ser, num passo ou noutro, um bocadinho malcriado… Acontece que no meio desta peleja surgem constantemente declarações extraordinárias e corajosas (também deprimentes, é verdade) que só um espírito superior como o de Rómulo de Carvalho poderia fazer.»

A efeméride suscita-nos a oportunidade de eleger, no espaço próprio deste sítio, Rómulo de Carvalho / António Gedeão como uma das cem mais fascinantes figuras do século XX português. Ler aqui.

CASAL DAS LETRAS
www.casaldasletras.com



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince. 
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,406,060