"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

CRIATIVIDADE NA SEMANA DA BTL

A Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, em parceria com o IADE - Creative University, programou uma semana dedicada à criatividade, a coincidir com a realização da BTL - Feira Internacional do Turismo, numa aposta em promover a reflexão criativa sobre o futuro do turismo em Portugal.

 

CENTENÁRIO DO TURISMO PROMOVE CRIATIVIDADE NA SEMANA DA BTL

A Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, em parceria com o IADE - Creative University, programou uma semana dedicada à criatividade, a coincidir com a realização da BTL - Feira Internacional do Turismo, numa aposta em promover a reflexão criativa sobre o futuro do turismo em Portugal.

Em resposta ao desafio da Comissão Nacional, aquele estabelecimento de ensino dedicará uma semana inteira à criatividade na área do turismo, intitulada "Creative Projectus", na qual as unidades curriculares de projeto de todos os seus cursos desenvolvem trabalhos sobre o tema em destaque, proporcionando ideias que a Comissão Nacional divulgará como visões de futuro e semente destas comemorações.

A iniciar esta semana, a 27 de fevereiro (segunda-feira), na Fundação Calouste Gulbenkian, realiza-se a Conferência "Marca do Turismo de Portugal", evento dividido em três momentos: passado, presente e futuro do Turismo em Portugal, onde cada qual conta com um Key-note speaker, um moderador e um painel de debate constituído por pessoas das várias áreas. Em simultâneo, decorrem dois Living labs: “Live Creative Branding” e “Live Collaborative Research”.

A partir das 10h00, a Conferência inicia-se com o primeiro Key-note speaker. O empresário André Jordan apresentará "Que caminhos para o Turismo em Portugal?". Segue-se o primeiro painel de debate, "Perspetiva histórica do Turismo em Portugal", no que diz respeito às marcas que o turismo português foi construindo e promovendo, sendo moderado por Henrique Cayatte, presidente do Centro Português de Design, contando com Jorge Mangorrinha (presidente da Comissão Nacional), Helena Souto, Theresa Lobo, José Manuel Costa e Leonel Moura, versando respetivamente as temáticas da cultura turística na história e na atualidade, da representatividade nas exposições internacionais, da comunicação, do cinema, da museologia.

De tarde, o segundo Key-note speaker será Pedro Norton de Matos (Greenfest), versando "Uma perspetiva sustentável para o turismo". Segue-se o painel "Regiões de Turismo – Uma perspetiva do presente mais institucional", cujo moderador será António Carneiro (presidente da Assembleia-Geral da Associação Nacional das Entidades Regionais de Turismo) e os participantes serão os presidentes das Entidades Regionais de Turismo.

O terceiro Key-note speaker será Carlos Coelho (Ivity Corp Brand), versando "Que Marca para Portugal?". Segue-se o painel "Uma perspetiva de futuro", cujo moderador será Francisco Dias (GITUR - Gabinete de Investigação em Turismo do Instituto Politécnico de Leiria) e os participantes serão Maria do Céu Guerra, Joana Vasconcelos, António Quina, Mário Ferreira, Hélder Silva Sousa, Mário Mandacaru e Fernando Carvalho Rodrigues, versando respetivamente as temáticas da cultura, da arte, do turismo das experiências e dos casos do Douro e do Surf na Ericeira, bem como da criatividade e da ciência.

O painel seguinte de discussão, "Living Labs", apresentará os resultados da Live Colaborative Sessions, da responsabilidade de Américo Mateus, docente no IADE, e das respetivas equipas de trabalho.

Foram convidados a intervir a Secretária de Estado do Turismo e o Presidente do Turismo de Portugal.

Segundo Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional, "esta iniciativa enquadra-se no objetivo de, nestes meses até ao encerramento das comemorações, se debater o futuro de um setor com crescente importância social, económica e política. Temos um país de múltiplas opções, sabores, aromas, paisagens, monumentos, locais para descobrir, locais para descontrair e atividades para todas as preferências. Como conciliar uma visão e uma marca nacional do Turismo com uma abordagem regional e multisectorial? É este o desafio desta Conferência, num debate em perspetivas cruzadas e pluridisciplinares e, também, inovadoramente, em ambiente de laboratório".




Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.        
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.

Visitas
104,129,534