"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

RECUPERAÇÃO DO ÓRGÃO DA MATRIZ DA POVOAÇÃO

O Órgão da igreja Matriz da Povoação vai ser apresentado ao público, completamente recuperado, por altura das festas em honra de Nossa Senhora Mãe de Deus.


O Órgão da igreja Matriz da Povoação vai ser apresentado ao público, completamente recuperado, por altura das festas em honra de Nossa Senhora Mãe de Deus. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara que esteve envolvido em todo o processo. “Desde que cheguei à Câmara, neste atual mandato que me propus encontrar de novo o Dinarte Machado para recomeçar o processo de recuperação do Órgão da Matriz que estava interrompido há uns anos, porque ele é muito importante para nós, pela sua representação histórica e pelas iniciativas religiosas e culturais que nos vai permitir realizar no futuro. Temos a obrigação de trazê-lo até ao nosso tempo e deixá-lo para as gerações futuras”. E estamos muito felizes por ser o Dinarte Machado a realizar este trabalho. Ele acabou de dizer que os recursos sonoros do Órgão da Matriz da Povoação, vão tornar este órgão no mais completo da ilha de São Miguel e isso orgulha-nos muito”.

As declarações de Carlos Ávila que também agradeceu ao Pároco, Doutor Octávio Medeiros, todo o empenho que tem trazido para a consumação deste trabalho, foram feitas na sessão de esclarecimento sobre os Órgãos dos Açores que decorreu no Auditório Municipal da Povoação.

A recuperação do Órgão da Matriz está avaliada em 131 mil euros, dos quais 50% já foram pagos pela autarquia povoacense e os outros 50% estão a ser faseadamente liquidados pela Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Mãe de Deus da Povoação, através de um protocolo celebrado com a Direção Regional da Cultura.

O Mestre organeiro Dinarte Machado recordou a importância histórica do Órgão, lembrando igualmente que a sua recuperação vai trazer uma nova dimensão cultural para o concelho. “ Alguns concertos só poderão ser levados a efeito na Povoação a partir do momento de inauguração deste Órgão, pelas características que ele possui, nomeadamente dois teclados manuais e pedal. Fomos o primeiro povoado, temos um grande património, por isso não podíamos deixar o Órgão a degradar-se.

Já o Diretor Regional da Cultura, Paulus Bruno que marcou presença na sessão de esclarecimento, realçou o esforço do governo na divulgação e na dinamização do património cultural açoriano. “ Só se pode amar e estimar aquilo que se conhece e a primeira coisa a fazer é conhecermos o nosso património e esse é um dos objetivos governo”, sublinhou o governante.

Empenhado em dar a conhecer o património açoriano ao seu povo, o governo vai lançar muito em breve uma estratégia de comunicação informativa mais abrangente. “ A partir da última semana de Fevereiro o jornal ‘Açoriano Oriental’ vai ter uma página sobre património e vamos tocar um pouco de tudo, desde o património móvel, passando pelo património imóvel até ao património imaterial”.

O Órgão da Matriz é da autoria de Manuel Serpa da Silva e data de 1902.

A falta de divulgação sobre os Órgãos dos Açores leva o mestre organeiro, Dinarte Machado, em co-autoria com o Professor Doutor Gerhard Doderer, musicólogo, a lançar um livro, a ser editado até Outubro do corrente ano, sobre os Órgãos Históricos dos Açores. Trata-se, assim, do segundo livro sobre esta temática a ser publicado em todo o território português, uma edição que vai contar com a chancela da Direcção Regional da Cultura. 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,405,046