Notícias
CANDIDATURA DO CANTE ALENTEJANO
Francisco José Viegas, Secretário de Estado da Cultura, recebeu, dia 14 de fevereiro, no Palácio Nacional da Ajuda, a Comissão Executiva da Candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. A reunião visou apresentar a candidatura e estabelecer o envolvimento da Secretaria de Estado, nomeadamente as atividades a desenvolver em conjunto.
|
SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA |
Francisco José Viegas, Secretário de Estado da Cultura, recebeu ontem, 14 de fevereiro, no Palácio Nacional da Ajuda, a Comissão Executiva da Candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. A reunião visou apresentar a candidatura e estabelecer o envolvimento da Secretaria de Estado, nomeadamente as atividades a desenvolver em conjunto.
Na reunião participaram, além do Secretário de Estado da Cultura, o presidente da Comissão Executiva da candidatura, Carlos Laranjo Medeiros (Presidente) e ainda Domingos Cordeiro (Vice-Presidente da Turismo do Alentejo, ERT), Francisco Torrão (Presidente da Confraria do Cante Alentejano), João Proença (Presidente da Casa do Alentejo de Lisboa), João Rocha (Presidente da Câmara Municipal de Serpa) e Joaquim Soares (Presidente da MODA – Associação de Cante Alentejano).
A Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO conta já com o apoio formal das três principais figuras do Estado Português, uma vez que o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República e Primeiro-Ministro aceitaram já fazer parte da Comissão de Honra da Candidatura que será entregue em Paris no próximo dia 30 de março, em Paris.
D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; Rui Vilar, presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian; Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro / Delta Cafés; João Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Serpa e António Ceia da Silva, Presidente da Direção da Turismo do Alentejo, Entidade Regional de Turismo, são outros nomes constantes da mesma lista.
A candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade parte do envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial. A Confraria do Cante Alentejano é entidade promotora da candidatura, à qual se associaram a Casa do Alentejo e a Associação MODA, como copromotoras, tendo ainda o apoio do INAlentejo e o patrocínio da Câmara Municipal de Serpa e do Turismo do Alentejo, E.R.T.. Recebeu igualmente o apoio de numerosas autarquias e dos grupos corais mais representativos.
www.candidaturadocante.com
www.facebook.com/candidaturadocantealentejano
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.