Notícias
"BORDALLIANOS DO BRASIL"
Um dos maiores exponentes da escultura brasileira no mundo integra projeto "Bordallianos do Brasil".
Um dos maiores exponentes da escultura brasileira no mundo integra projeto "Bordallianos do Brasil"
Escultor brasileiro Saint Clair Cemin rende-se ao legado das Faianças Bordallo Pinheiro
Saint Clair Cemin, um dos maiores exponentes da escultura brasileira no mundo, encontra-se nas Caldas da Rainha a desenvolver uma peça da sua autoria para as Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, no âmbito do projeto “Bordallianos do Brasil”, uma iniciativa de diálogo artístico e cultural entre os dois lados do Atlântico, que vai dar marcar, no final de 2012, a expansão da marca centenária portuguesa para o mercado brasileiro.
Saint Clair Cemin (1951) é um dos mais prestigiados artistas contemporâneos brasileiros no contexto internacional. Residindo há mais de três décadas entre Nova Iorque e Paris, o escultor brasileiro participou em inúmeras exposições internacionais, incluindo a prestigiada X Documenta de Kassel, em 1992, e foi o artista homenageado da quarta Bienal do Mercosul em 2003.
As obras do escultor brasileiro integram importantes coleções internacionais, nomeadamente no Whitney Museum of American Art, em Nova Iorque; no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles; no Centro Cultural Inhotim, em Minas Gerais; no Stedelijk Museum voor Actuele Kunst, in Gent, entre inúmeras outras coleções públicas e privadas. Saint Clair Cemin tem igualmente diversas obras monumentais espalhadas pelo mundo, nomeadamente na China, que apresentam o cunho do forte design do artista, que mistura materiais como bronze, ferro, madeira, mármore e resinas sintéticas.
Contagiado desde já pela riqueza e diversidade do universo Bordalliano, Saint Clair Cemin está a trabalhar nas Caldas da Rainha, na fábrica da Bordallo Pinheiro, desenvolvendo a sua ideia/ peça, que será apenas desvendada no final do ano.
“Bordallianos do Brasil” é uma iniciativa de diálogo luso-brasileiro sobre o legado das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro que prevê o contributo de duas dezenas de artistas plásticos de diversas áreas, desde a pintura à escultura, passando pelo estilismo e moda. A iniciativa vai culminar na criação de uma edição limitada a 250 exemplares. Estas peças serão lançadas no final de 2012 em duas exposições – em Lisboa e em São Paulo –, em espaços de referência museológica de arte moderna e contemporânea de Portugal e do Brasil. Está ainda prevista a itinerância da exposição por várias cidades brasileiras, tais como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, entre outras.
“É uma honra receber na Fábrica da Bordallo Pinheiro e nas Caldas da Rainha este conjunto de tão notáveis artistas brasileiros de renome internacional, que estão a dar o seu contributo para inscrever um novo capítulo do já longo percurso de quase 128 anos do projeto visionário artístico de Rafael Bordallo Pinheiro, que é indissociável da história de Portugal e do imaginário de várias gerações de portugueses”, afirma Nuno Barra, Diretor de Marketing e Design Externo da Bordallo Pinheiro, que desvenda um pouco mais da estretágia em curso: “ O futuro da Bordallo Pinheiro passa, inquestionavelmente, por parcerias internacionais com artistas plásticos e diálogos com outras culturas. Queremos levar a Bordallo Pinheiro a todo o mundo, enriquecendo ainda mais a sua história e o seu legado artístico.
O projeto “Bordallianos do Brasil” conta, desde o início, com o apoio da TAP e do Sana West Coast Hotel.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.