"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"ZOOLOGIA BIZARRA"

Chega às livrarias na segunda semana de fevereiro, numa edição Caminho, o livro Zoologia Bizarra, de Ferreira Gullar – escritor que venceu o Prémio Camões 2010 e que, em 2011, ganhou, com este livro, o prémio literário da Academia Brasileira das Letras na categoria de literatura infanto-juvenil.


Chega às livrarias na segunda semana de fevereiro, numa edição Caminho, o livro Zoologia Bizarra, de Ferreira Gullar – escritor que venceu o Prémio Camões 2010 e que, em 2011, ganhou, com este livro, o prémio literário da Academia Brasileira das Letras na categoria de literatura infanto-juvenil.

Bichos criados pelo acaso.
Bichos que existem. Bichos que não existem.
Um lama bailarino, um pássaro tenista,
um cachorro-lagartixa, um dragão bonzinho
fazem parte desta zoologia bizarra,
criada por Ferreira Gullar a partir de recortes
e colagens, em um exercício de pura
criatividade, liberdade, humor e, como não
poderia deixar de ser, poesia.

Pequenas histórias e finas observações dão
a estes bichos curiosos vida própria.
Mergulhar no encantamento desta zoologia
é dividir descobertas, surpreender-se,
dar asas à imaginação.

Cada um descobrirá um bicho à sua maneira.
E passará a fazer parte desta divertida aventura
de arte e invenção.


Ferreira Gullar é um «bicho de muitas cabeças». Poeta, crítico de arte, tradutor e ensaísta, nasceu em 10 de setembro de 1930, em São Luís do Maranhão (Brasil), e foi batizado José de Ribamar Ferreira.  Publicou o seu primeiro livro de poesia, Um pouco acima do chão, aos 19 anos. Dois anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade em que ainda  hoje mora.  Colaborou em jornais e revistas e foi um dos criadores do movimento Neoconcreto, lançado no fim da década de 1950. Nos anos 1960, dedicou-se também à dramaturgia. Entre 1971 e 1977, durante a ditadura militar, viveu no exílio. Nessa temporada fora do país, escreveu o Poema sujo, considerado um dos pontos mais altos da literatura brasileira. Também publicou outros  títulos importantes de poesia, como A luta corporal, Dentro da noite veloz, Barulhos e  Muitas vozes. Entre seus ensaios mais conhecidos estão Vanguarda e subdesenvolvimento e Argumentação contra a morte da arte. Recebeu em 2010 o Prémio Camões pelo conjunto da sua obra e, em 2011, foi-lhe atribuído o prémio literário da Academia Brasileira das Letras na categoria de literatura infanto-juvenil pelo livro Zoologia Bizarra.

Em casa, no bairro de Copacabana, está sempre acompanhado de novos bichos, criados com papel, tesoura, cola e colorida imaginação.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,405,002