"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

OBRAS DE TOMÁS PEREIRA

No próximo dia 1 de fevereiro pelas 18H30 no Centro Científico e Cultural de Macau, Rua da Junqueira, nº 30 em Lisboa, decorre a sessão de lançamento da edição crítica em 2 volumes das Obras de Tomás Pereira, S. J.


No próximo dia 1 de fevereiro pelas 18H30 no Centro Científico e Cultural de Macau, Rua da Junqueira, nº 30 em Lisboa, decorre a sessão de lançamento da edição crítica em 2 volumes das Obras de Tomás Pereira, S. J.

Tomás Pereira, S.J. (1646-1708), de nome chinês Xu Risheng, é a mais destacada figura portuguesa nas relações interculturais Portugal-China. Músico e astrónomo matemático, engenheiro e arquiteto, geógrafo e inventor de órgãos e relógios mecânicos, tradutor e diplomata, estudioso da língua chinesa e do budismo Chen, diretor interino do Tribunal das Matemáticas do Observatório Astronómico de Pequim (nos anos de 1688 a 1694) e confidente e professor de música ocidental do Imperador da China, Kangxi (1654-1722), são algumas das facetas deste português religioso jesuíta que se torna mandarim e cortesão da China Imperial Qing.

Esta edição critica, que revela toda uma obra manuscrita e inédita, resulta do trabalho de investigação desenvolvido pelo CCCM, a partir dos anos de 2006-2007, e deve-se a uma equipa  coordenada por Luís Filipe Barreto (Presidente do CCCM, I.P. e Professor Catedrático da Universidade de Lisboa) e composta pelas doutoras Ana Cristina da Costa Gomes e Isabel Murta Pina e pelo Mestre Pedro Lage Correia (bolseiro da FCT) para a leitura, transcrição e notas das inéditas e manuscritas obras em português e latim. Também ao precioso contributo de Arnaldo do Espírito Santo (Professor Catedrático da Universidade de Lisboa) na tradução do latim para português de cartas e tratados.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,408,375