Notícias
VIK MUNIZ INTEGRA PROJETO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Vik Muniz, artista plástico brasileiro internacionalmente reconhecido, acaba de integrar o projeto de internacionalização das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro para o mercado brasileiro – "Bordallianos do Brasil".

"Bordallianos do Brasil" reinventam nas Caldas o legado de Rafael Bordallo Pinheiro
Vik Muniz integra projeto de internacionalização das Faianças Bordallo Pinheiro
Vik Muniz, artista plástico brasileiro internacionalmente reconhecido, acaba de integrar o projeto de internacionalização das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro para o mercado brasileiro – “Bordallianos do Brasil”. Vik Muniz está esta semana nas Caldas da Rainha a desenvolver o protótipo de uma peça da sua autoria para a marca centenária de faianças, tendo como ponto de partida a sua reinterpretação do riquíssimo legado artístico da Bordallo Pinheiro.
O pintor, escultor, designer, fotógrafo, criador e crítico Vik Muniz, que está radicado em Nova Iorque e cuja obra esteve em retrospetiva em Lisboa numa grande exposição no Museu Coleção Berardo, é um dos 19 artistas plásticos brasileiros que aceitaram o repto lançado pela Bordallo Pinheiro no âmbito do lançamento do projeto artístico de internacionalização da marca para o mercado brasileiro.
“Bordallianos do Brasil” é uma iniciativa de diálogo luso-brasileiro sobre o legado das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro que prevê o contributo de artistas plásticos de diversas áreas, desde a pintura à escultura, passando pelo estilismo e moda.
A iniciativa vai culminar na criação de uma edição limitada a 250 exemplares. Estas peças serão lançadas no final de 2012 em duas exposições – em Lisboa e em São Paulo –, em espaços de referência museológica de arte moderna e contemporânea de Portugal e do Brasil. Está ainda prevista a itinerância da exposição por várias cidades brasileiras, tais como Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, entre outras.
“2012 é o ano da internacionalização da Bordallo Pinheiro para o Brasil. Vamos entrar neste mercado, cujo potencial é enorme, ancorados no projeto artístico “Bordallianos do Brasil”, que pretendemos que itinere pelo Brasil inteiro, levando a obra e a arte da marca centenária Bordallo Pinheiro a escrever um novo capítulo da sua história”, revela Nuno Barra, Diretor de Marketing e Design Externo da Bordallo Pinheiro, que desvenda um pouco mais da estretágia em curso: “O futuro da Bordallo Pinheiro passa, inquestionavelmente, por parcerias internacionais com artistas plásticos e diálogos com outras culturas. Queremos levar a Bordallo Pinheiro a todo o mundo, enriquecendo ainda mais a sua história e o seu legado artístico”.
O projeto Artistas Brasileiros em curso conta, desde o início, com o apoio da TAP e do Sana West Coast Hotel.
Sobre a Bordallo Pinheiro
Assim nascia a produção em série de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas. A aquisição da empresa por parte da Visabeira Indústria resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional.
Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordaliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação aos artistas de renome da atualidade e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.