"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

MAESTRO JOÃO BAPTISTA BRANCO NO ORFEÃO DE LEIRIA

O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) apresenta João Batista Branco, o novo maestro que estará à frente das vozes do Coro de Câmara e do Coro do Orfeão de Leiria.


OL CA apresenta novo maestro

Maestro João Batista Branco dirige vozes do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes

O Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OL CA) apresenta João Batista Branco, o novo maestro que estará à frente das vozes do Coro de Câmara e do Coro do Orfeão de Leiria. Também professor da Escola de Música do Orfeão de Leiria (EMOL), o maestro João Branco dirige assim dois dos mais emblemáticos grupos corais da instituição e da região, com décadas de história.

Henrique Pinto, presidente do OL CA, explica que «esta mudança natural no Coro do Orfeão de Leiria tem em vista manter a altíssima qualidade coral da instituição, na primeira divisão da música coral, intensificando a necessária renovação e o entrosamento entre coros da casa, para permitir a sustentação de um repertório de coro e orquestra, e o acesso a competições e eventos corais de maior exigência na qualidade vocal e artística em Portugal e no mundo».

Nascido em Lisboa há 33 anos, João Batista Branco desde cedo demonstrou a sua paixão pelo canto coral. Fez a sua formação musical em violino, licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, e está atualmente a finalizar o mestrado em Direção Coral. Colabora numa base regular, como maestro, cantor, diretor artístico ou jurado, com instituições como o Orfeão de Leiria, o Chorall Phydellius, o Coro Polifónico de Almada, o Coro Stella Vitae, o coro Voces Caelestes, a Fundação Calouste Gulbenkian, o grupo vocal Officium, o Coro de Santo Amaro de Oeiras, o World Youth Choir e os festivais “Cantar Liberdade” e “Outonalidades”.

Baseando sempre o seu trabalho na procura exaustiva da cultura do som, realizou mais de mil concertos em Portugal e no estrangeiro, contando várias gravações de CD e transmissões em direto ou diferido para a rádio e televisão.

O Coro do Orfeão de Leiria nasceu em 1946 da tradição dos coros de vozes masculinas, tendo atingido nos anos cinquenta grande repercussão nacional e internacional. A profissionalização integral da sua direção coral, em 1988, permitiu melhorar a técnica vocal, adotar um repertório sistematicamente mais erudito e contribuiu para uma maior qualidade interpretativa, trabalhando diferentes estilos de repertório, desde a música sacra da idade média até à música ligeira, repertório à capela e também coral-sinfónico.

Fundado em 1992, o Coro de Câmara da EMOL é constituído por alunos e antigos alunos da escola. Em 1995 teve um dos pontos altos do seu percurso, ao realizar uma digressão pelo norte de Itália. Já em 2004, participou no Festival Música em Leiria.



Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.

Visitas
104,128,678