"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

AGÊNCIA DA CURTA METRAGEM NO FESTIVAL DE CLERMONT FERRAND

A Agência da Curta Metragem estará presente na próxima edição do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, França, que terá lugar entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012, inserido no 34º Festival Internacional de Curta Metragem de Clermont-Ferrand.


A Agência da Curta Metragem estará presente na próxima edição do Mercado da Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, França, que terá lugar entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro de 2012, inserido no 34º Festival Internacional de Curta Metragem de Clermont-Ferrand, o maior e mais importante festival europeu de curtas metragens.

Para a Competição Internacional deste certame estão selecionados dois filmes portugueses: o documentário "Água Fria" de Pedro Neves e a animação "Fado do Homem Crescido" de Pedro Brito.

"Água Fria" é um documentário de 13 minutos de Pedro Neves, que assina também a montagem, sobre a romaria de São Bartolomeu do Mar, em Esposende, e já tinha sido selecionado, no ano passado, para o festival Doclisboa.

Já "Fado do Homem Crescido" (07:20), de Pedro Brito, é uma ficção em animação, produzida pela Animanostra, a partir de um argumento de João Paulo Cotrim, com música de João Lucas e voz off do músico António Zambujo.

O mercado da curta metragem de Clermont-Ferrand é um espaço privilegiado e de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer estratégia de promoção e divulgação da cinematografia nacional, se tivermos em conta a mediatização do evento e o variado leque de profissionais presentes.

A presença da Agência neste mercado visa assegurar a divulgação das curtas metragens portuguesas, através de um conjunto de atividades a desenvolver. Este espaço é de extrema importância para a promoção da Curta Metragem Portuguesa, sendo que a Agência tem aqui oportunidade de estabelecer centenas de contactos com televisões, programadores de festivais, distribuidores e outros, promover a cinematografia de curta metragem nacional, apresentar o catálogo e formar relações de cooperação, que potenciam todo um ano de atividade.

A participação da Agência da Curta Metragem em Clermont-Ferrand é apoiada pelo Instituto Camões, Embaixada de Portugal em Paris e dos vinhos Niepoort.

Recordamos que a Agência da Curta Metragem terminou o ano de 2011 batendo todos os recordes de divulgação, promoção e venda de curtas-metragens portuguesas no mercado internacional. A Agência conseguiu mais de 1600 inclusões em programação de festivais e mostras, correspondendo a cerca de 192 mil espetadores (um aumento de mais de 80% face a 2010).

Presença contínua em competições importantes, os filmes portugueses foram exibidos em festivais como Clermont-Ferrand, Locarno, Rotterdam, Oberhausen, Cannes, Annecy, Gijón, Rio de Janeiro e Buenos Aires, entre muitos outros. No total, foram mais de 50 os países que receberam filmes portugueses.

>> Agência da Curta Metragem


Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,410,494