"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

LOURES VOLTA A EXPOR O QUADRO PENTECOSTES DE BENTO DA SILVEIRA

Após ter sido alvo de uma intervenção de conservação e limpeza, que terminou no passado mês de dezembro, a tela Pentecostes volta a estar patente ao público, podendo agora ser apreciada no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho.


Após ter sido alvo de uma intervenção de conservação e limpeza, que terminou no passado mês de dezembro, a tela Pentecostes volta a estar patente ao público, podendo agora ser apreciada no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho.

O Pentecostes é um quadro a óleo sobre tela, datado do século XVII, onde se pode observar a Virgem ao centro, ajoelhada e acompanhada por Maria Madalena que segura o vaso dos perfumes nas mãos. Nos cantos, identificam-se São Pedro e São João, em posições semelhantes às encontradas em quadros representativos do Trânsito da Virgem, pormenor que auxilia a identificação do autor.

A autoria desta obra, que continua a suscitar grande interesse entre especialistas e leigos, é atribuída a Bento Coelho da Silveira, conhecido por Bento da Silveira, artista nascido em Lisboa no início do século XVII e falecido em 1708, altura em que ainda exercia o cargo de pintor régio, para o qual fora nomeado pelo Príncipe Regente Dom Pedro em 1678.

Ao longo da sua extensa e prolífera carreira artística, com grande incremento a partir de 1670, os principais clientes de Bento da Silveira foram, além da Casa Real, as instituições religiosas, onde de resto se enquadra a produção desta tela que é um dos principais elementos decorativos da Capela do Espírito Santo do Convento de Loures.

Em 2004, a tela foi alvo de uma primeira grande intervenção de restauro com vista à sua inclusão na exposição promovida pelo Museu Nacional de Arte Antiga, Pintura Portuguesa do Século XVII – Histórias, Lendas e Narrativas. Mais recentemente, em 2011, voltou a ser intervencionada, desta vez no sentido de limpar poeiras e sujidade superficial, para além servir para minimizar fungos desenvolvidos sobre a respetiva camada de proteção.

Por razões de segurança e conservação, a tela foi retirada do altar e está exposta temporariamente no Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,410,838