"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PROJECTO REDONDO

Numa parceria estabelecida entre o FORUM DANÇA e a ENTRAJUDA, será implementada a partir de Janeiro de 2012 a 3ª edição do Projecto Redondo.


Numa parceria estabelecida entre o FORUM DANÇA e a ENTRAJUDA, será implementada a partir de Janeiro de 2012 a 3ª edição do Projecto Redondo.

Trata-se de um projecto de carácter artístico-pedagógico na área da dança na comunidade, que se dirige preferencialmente a crianças/jovens institucionalizados, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos, residentes em lares de acolhimento ou estruturas similares, em virtude da sua proveniência de contextos sócio-económicos mais desfavorecidos e/ou na sequência de problemáticas diversas.

De acesso gratuito, são oferecidas às crianças/jovens aulas de dança, enquanto espaço de descoberta e contacto com uma área artística e, simultaneamente, através dessa experiência, é proporcionada uma nova via de conhecimento de si, do outro e do mundo.

Procuramos professores/voluntários para esta edição do Projecto Redondo.

Os professores podem ensinar diferentes tipos de dança (contemporânea, oriental, hip-hop) e podem comprometer-se com o projecto pelo tempo que acharem conveniente - um atelier, um mês, um semestre, um ano lectivo.

Ajude-nos a pôr estas crianças a dançar.

Ficha de Voluntário

Apresentação do Projecto Redondo


Projecto Redondo

O Projecto Redondo, é um projecto de carácter artístico-pedagógico na área da dança na comunidade, que se dirige preferencialmente a crianças/jovens institucionalizados, com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos, residentes em lares de acolhimento ou estruturas similares, em virtude da sua proveniência de contextos sócio-económicos mais desfavorecidos e/ou na sequência de problemáticas diversas.

De acesso gratuito, decorre nos locais de acolhimento, mediante protocolos estabelecidos entre o Forum Dança e essas estruturas. Às crianças são oferecidas aulas de dança, enquanto espaço de descoberta e contacto com uma área artística. Simultaneamente, através dessa experiência, é dada a possibilidade de ser encetar uma nova via de conhecimento de si, do outro e do mundo.

Porquê?

O Projecto Redondo surge baseado na convicção de que as artes, para além do seu valor próprio, permitem que indirectamente se trabalhem aspectos ligados à própria pessoa, seu auto-conhecimento, valorização e fortalecimento.

Elas abrem a possibilidade para enfrentar situações mais ou menos adversas em determinados momento da sua vida. Isto é algo subjacente ao trabalho artístico, é uma mais valia, que em contextos específicos pode ser abordada directamente - em arte-terapia/dançaterapia - mas que neste caso será deixada na esfera privada da vivência individual.

Como ponto de partida temos a possibilidade de estas crianças e jovens acederem a uma actividade artística com uma forte componente lúdica e de diversão, como é a dança. A aula de dança é um momento de alegria e de comunicação, em que a criança/ jovem utiliza o movimento como ponte para o exterior, como forma de expressão.

As sessões de dança podem ser de áreas diversas – dança criativa, hip-hop, dança contemporânea ou oriental - propõe-se a exploração de temas, imagens e situações através do movimento. As propostas de trabalho são criadas pelos professores “à medida” do grupo com que estão a trabalhar. Não são impostas fórmulas de movimento, mas antes solicitadas, potenciadas e valorizadas as possibilidades apresentadas pelos participantes, que serão então os criadores e bailarinos das suas próprias danças. O trabalho é feito no sentido da procura da diversidade e da individualidade e nunca no reforço da uniformização.

Os alunos vão, pela via do desafio, da exploração, da criatividade e da imaginação, desenhando as possibilidades e estabelecendo os limites do movimento do seu corpo, criando um património seu, de vocabulário de movimento, que se pode combinar e transformar em pequenas danças, as suas próprias danças.

As aulas de dança, em que se aprende sobre movimento, espaço, ritmo, dinâmicas e velocidades do movimento, válidas em si mesmas, servem também de plataforma para que se trabalhem outros aspectos, do domínio do desenvolvimento pessoal e social:

  • conhecimento e definição de si, enquanto pessoa;
  • respeito e valorização de si mesmo, enquanto sujeito capaz, que cria os seus objectos/danças, os apresenta e defende;
  • respeito pelo outro, que tem o seu próprio universo subjectivo, separado e por vezes divergente do nosso;
  • cooperação com os colegas da sala no desenvolvimento de várias etapas, até chegar à conquista de um objectivo final (uma dança de grupo, vários solos coordenados).

Nesta proposta não está implícito nenhum tipo de trabalho psicoterapêutico - estamos numa plataforma híbrida, característica da criação artística, em que a pessoa de certa forma se projecta no exterior através do que cria.

A dança é simultaneamente “minha e eu”.

Como?

As aulas são gratuitas e a organização/coordenação dos professores está a cargo do Forum Dança. A estrutura de acolhimento disponibiliza as instalações onde as aulas decorrem (sala ampla e arejada) e organiza os grupos de crianças e jovens interessados em nelas participar.

As aulas têm a duração de 30’-60’, sendo os grupos organizados por idades - 4/6 anos, 7/12 anos, que têm aulas separadamente. O horário é estabelecido conjuntamente entre a estrutura de acolhimento, o Forum Dança e os professores.

Os professores colaboram voluntariamente no projecto, mediante apresentação de propostas de voluntariado junto do Forum Dança (Ficha em Anexo). Deverão ser pessoas com formação sólida em dança, que tenham alguma experiência prévia em trabalho pedagógico com crianças e/ou jovens.

O trabalho dos voluntários em cada estrutura de acolhimento será desenvolvido em equipas de 2 colaboradores e sustentado por reuniões mensais de planeamento e acompanhamento.

Estes momentos de encontro permitirão que seja feito um balanço continuo do trabalho que está a ser desenvolvido, corrigindo e reorientando propostas que não estejam a resultar como desejado.

O Projecto Redondo está aberto, ao longo de todo o ano, a propostas de colaboração que nos queiram apresentar.


Apoios
Planeta Tangerina
EuroCartazes
Entrajuda

Responsável pelo Projecto
Sandra Caldeira
sandracaldeira@forumdanca.pt

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,411,085