"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PROJECTO NOVO DRAMA

O Teatro Nova Europa (TNE) tomou a iniciativa de desenvolver um programa de formação inicial em escrita teatral, genericamente designado Novo Drama (ND), a repetir-se bienalmente.


PROJECTO NOVO DRAMA
2ª edição

Inscrições até 6 de Janeiro de 2012

PROJECTO NOVO DRAMA - o que é?

O Teatro Nova Europa (TNE) tomou a iniciativa de desenvolver um programa de formação inicial em escrita teatral, genericamente designado Novo Drama (ND), a repetir-se bienalmente.

Sentindo que, no campo da dramaturgia, no Norte do país, nem os teatros públicos, nem as companhias, nem os encenadores – nem os dramaturgos, enfim – parecem ter algum tipo de política, estratégia ou interesse comum; notando que a fragilidade da tradição de literatura dramática faz com que os trabalhos apresentados sejam a maior parte das vezes incipientes, quando comparados com outras dramaturgias europeias; constatando o alheamento geral dos autores, salvo algumas excepções, tanto das novas tendências de cruzamento artístico como das heranças estéticas conjuntas do teatro, da dança e da música; e, finalmente, verificando a necessidade de acções regulares que permitam iniciar o desenvolvimento de competências mas também acompanhar o amadurecimento artístico de novos autores; o TNE propõe-se criar uma série de acções de formação básica e, posteriormente, uma agenda de eventos relacionados com a criação dramatúrgica original, que permitam reagir às condições mencionadas e facilitar um maior entrosamento com a comunidade teatral, propiciando o aparecimento de novas obras e novos autores, a curto e a médio prazo.

Damos assim início ao projecto Novo Drama (2ª edição) com a organização de uma oficina (cerca de 30 horas ao longo de 11 semanas), tendo como formador Luís Mestre.

Os candidatos deverão enviar (em ficheiro word ou pdf)

- Nome, Idade, Contacto e Morada

- Curriculum Vitae Resumido (máx. 300 caract.)

- Nota de Motivação (máx. 300 caract.)

para o mail teatro.nova.europa@gmail.com.

Número Máximo de Participantes – 12

Preço Total do Workshop: 30€/pessoa


CALENDÁRIO E HORÁRIO
Segunda-feira das 21h30 às 24h
Janeiro: 9, 16, 23, 30
Fevereiro: 6, 13, 20, 27
Março: 5, 12, 19

LOCAL
Porto, espaço a designar

MAIS INFORMAÇÕES
tlm: 934 324 534
teatro.nova.europa@gmail.com
http://teatronovaeuropa.pt.vu


Luís Mestre tem 36 anos e vive no Porto. Frequenta o 1º ano do Mestrado em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Estudou Teatro na A.C.E. - Academia Contemporânea do Espectáculo e Engenharia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto Superior de Engenharia do Porto. É Dramaturgo, Encenador, Actor e Professor de Interpretação.

Das cerca de vinte encenações, destacam-se: Iremos Curar-te Pelo Excesso de Mickael de Oliveira (Teatro Nova Europa / Casa das Artes de Famalicão), Tu És o Deus Que Me Vê de Jacinto Lucas Pires (Teatro Nova Europa / As Boas Raparigas / Casa das Artes de Famalicão), Condomínio de Ana Mendes (Teatro Nova Europa / Balleteatro / Casa das Artes de Famalicão), Medeia a partir de Eurípides (As Boas Raparigas), 4.48 Psicose de Sarah Kane (As Boas Raparigas), Wake Up And Smell The Coffee de Eric Bogosian (Teatro Nova Europa / Teatro Maria Matos), Desejo de Sucesso de David Mamet (Seiva Trupe) e American Buffalo de David Mamet (Teatro Art’Imagem).

Traduziu “Coros de Depois dos Assassinatos” de Edward Bond (Sessão de Leitura no DRAMAT / TNSJ - Teatro Nacional S. João - Quasi Edições), “American Buffalo”, “O Bosque” e “Desejo de Sucesso” de David Mamet, “Vozes” e “Laranja/Azul” de Joe Penhall, “Sickness” de Raimondo Cortese, “Wake Up and Smell the Coffee” de Eric Bogosian, entre outros.

Como dramaturgo escreveu Fúria (2006), Numa Certa Noite (2008) peça vencedora do concurso Isto Não É Um Concurso, produzida por Artistas Unidos / Festival de Almada e publicada na Revista Artistas Unidos nº 23, Os Que Sucedem (2009) produzida pela Companhia A Turma em co-produção com As Boas Raparigas e Teatro Helena Sá e Costa, Num Dia Qualquer (2009) produzida por Renata Portas, Agora Sou Medeia (2010), A Manhã, A Tarde e A Noite (2010) peça vencedora do Concurso INATEL / Teatro Novos Textos 2010, Scherzo para o Sr. Ministro da Cultura ou Uma Conferência de Imprensa (2010) produzida pelo S. Luiz Teatro Municipal / Colectivo 84 e À Procura de Ricardo III (2011).

É colaborador regular da Revista Artistas Unidos, destacando a participação como representante desta publicação no EUROZINE - The 22nd European Meeting of Cultural Journals – European histories, Vilnius – Lituânia – Capital Europeia da Cultura 2009, no EUROZINE - The 20th European Meeting of Cultural Journals – Changing places (What's normal anyway?), Sibiu – Roménia – Capital Europeia da Cultura 2007 e no NOVÁ DRÁMA/NEW DRAMA 2007 – The 3rd year of Contemporary Slovak and World´s Drama, Bratislava – Eslováquia.

Em 2007 foi candidato ao Royal Court International Residency com o apoio do Instituto das Artes, Fundação Calouste Gulbenkian e British Council.

No cinema trabalhou com Inês Oliveira e Edgar Pêra.

É Professor Residente de Interpretação do Curso de Teatro do Balleteatro Escola Profissional.

Formador do curso Escrita Para Teatro na Escrever Escrever em Lisboa.

É Director Artístico do Teatro Nova Europa desde 2004.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,410,477