Notícias
PALAVRA DO ANO 2011
O momento que o país atravessa parece estar a influenciar a escolha da Palavra do Ano 2011, iniciativa da Porto Editora.
Austeridade lidera, mas charter aproxima-se. E esperança, há?
Mais de 6000 portugueses já votaram na Palavra do Ano 2011. Até 31 de dezembro, todos os votos contam em www.infopedia.pt
O momento que o país atravessa parece estar a influenciar a escolha da Palavra do Ano 2011, iniciativa da Porto Editora. Até ontem, mais de 6000 portugueses já tinham acedido ao site infopedia.pt (via internet, smatphone ou tablet) para escolherem a palavra que, para eles, marcou este ano. Neste momento, austeridade é a palavra que recolheu mais votos mas, nos últimos dias, charter, que já está em segundo lugar, e esperança (4.º), têm subido rapidamente.
Eis o top à data de hoje:
1. austeridade
2. charter
3. troika
4. esperança
5. fado
6. voluntariado
7. desemprego
8. sushi
9. subsídio
10. emigração
De referir que a seleção das palavras candidatas é da responsabilidade do Departamento de Dicionários da Porto Editora, que teve como critérios a frequência de uso, a relevância assumida ou então simplesmente a sua relação com algum tema muito marcante.
Esta lista de palavras está disponível no site e é através dessa página que os portugueses podem votar, até ao próximo dia 31 de dezembro, na Palavra do Ano 2011, a qual será conhecida na primeira quinzena de 2012. Com esta iniciativa, a Porto Editora tem como objetivo principal evidenciar a riqueza e a evolução da língua portuguesa.
De lembrar que, em 2009, a Palavra do Ano foi esmiuçar, tendo os portugueses votado, em 2010, a palavra vuvuzela.