Notícias
NATAL NA POVOAÇÃO
Marcial Troféu dá Concerto de Natal na Igreja Mãe de Deus e Filarmónica e Grupo Coral de São Paulo inauguram restauração da Capela-mor com Concerto de Natal.
Marcial Troféu dá Concerto de Natal na Igreja Mãe de Deus
A Sociedade Filarmónica Marcial Troféu brindou a população com o tradicional Concerto de Natal, que este ano se realizou a 18 de Dezembro, na Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus, na Vila da Povoação.
Norberto Carvalho, Presidente da Direcção, fez questão de realçar, antes do concerto, que a banda conseguiu uma boa prestação em 2011.
Apesar das dificuldades, o dirigente acredita que com trabalho tudo se consegue. “Na Filarmónica trabalha-se para arranjar dinheiro para investir em reportório, em instrumental, em consumíveis, em formação. Depois trabalha-se para colocar o reportório num nível e qualidade que agrade a quem ouve e satisfaça a quem executa. Depois trabalha-se para conseguir divulgar o trabalho que se teve e, assim, atingir algum sucesso e depois trabalha-se novamente”.
A Banda Marcial Troféu conta desde Setembro último com um jovem e promissor Maestro, Diogo Carvalho, que tem elevado o nível de qualidade de execução da Banda e modernizado, igualmente o seu reportório.
Diogo Carvalho agradeceu especialmente ao grupo de músicos o árduo trabalho que este teve, durante 3 meses, na preparação do espectáculo.
No Concerto de Natal da Banda Filarmónica Marcial Troféu foram tocadas obras célebres, como Virgina, The witch and the Saint, Pilatus, In a Gentle Rain, O Holy Night, A Swinkling Christmas e Merry Christmas, Everyone. As últimas obras foram interpretadas pelas solistas Débora Câmara, Daniela Amaral e Romina Cardoso.
Romina Cardoso é uma das mais jovens vozes promissoras do Concelho da Povoação. Desde sempre esteve ligada à música. Já participou na Gala Regional dos Pequenos Cantores Caravela D’Ouro, quer como intérprete, quer como elemento do coro. Frequentou aulas de canto na Academia Musical e actualmente faz parte do coro da Igreja de Nossa Senhora Mãe de Deus.
Daniela Amaral é também outra jovem promessa feminina no seio povoacense. À semelhança de Romina, participou igualmente na Gala Caravela Douro como intérprete e elemento do coro. Frequentou também aulas de canto na Academia Musical e faz parte do coro da igreja Matriz.
Finalmente, Débora Câmara tem participado com frequência nos concertos da Marcial Troféu, sendo natural da Lombinha da Maia. Participou em diversos concursos musicais para crianças, e adultos e presentemente é vocalista do grupo “Irmãos de Fogo”.
O concerto da Marcial Troféu terminou com músicos, solistas e população a cantar o Natal.
Filarmónica e Grupo Coral de São Paulo inauguram restauração da Capela-mor com Concerto de Natal
Foi uma noite histórica, do ponto de vista cultural, para a freguesia da Ribeira Quente. A população assistiu a sua recém-formada Banda Filarmónica e o Coro de São Paulo, juntos num Concerto de Natal, na Igreja do seu Padroeiro.
O acontecimento foi motivo de orgulho e regozijo. Ao coro juntaram-se elementos dos escuteiros e do grupo folclórico, unidos para um espectáculo memorável, que ficará para os anais da paróquia como o primeiro de muitos, de uma nova era cultural.
O grupo e a banda tocaram e cantaram para uma plateia rendida a um espectáculo, que foi organizado por Daniel Costa Melo. Foi este emigrante quem confessou levar no coração todo o grupo para o Canadá, local onde passará as festas em família.
Ao longo do serão foram apresentadas peças conhecidas do grande público, com destaque para The Little Drummer Boy, Adeste Fideles, Silent Night, Um Quadro Encantador, White Christmas, O Velhinho, Moda do Menino, Jingle Bells e Feliz Navidad, tudo obras que contaram com arranjos e orquestração do Maestro Laurindo Araújo.
O Concerto de Natal serviu também para inaugurar a Capela-mor da Igreja de São Paulo que foi restaurada mais cedo do que o previsto, devido ao incêndio que sofreu há um ano atrás, na mesma data.
De realçar, desde 1917, data da sua existência, esta é a segunda vez que a Capela-Mor da igreja de São Paulo é restaurada, sendo que a primeira foi em 1965.
Na Capela-mor poderão observar-se três grandes frescos: dois laterais (Cordeiro Pascal e Jerusalém Celeste) e um Central (Espírito Santo).
Esta restauração da Capela-mor e dos Altares laterais efectivou-se graças aos saldos positivos das Festas em honra de São Paulo, do Peditório do Menino Jesus e dos Donativos de Paroquianos e Emigrantes.
Em 2017, por ocasião do centenário, serão inauguradas as obras de restauro de toda a igreja.
Na altura do espectáculo, o Padre Ricardo Pimentel destacou a importância do trabalho e do esforço que foi feito para que a primeira parte da restauração fosse naquela data inaugurada. “Preservar, conservar, reabilitar uma igreja é salvar séculos de memórias e história. Só por isso já valeria a pena o esforço financeiro e humano. No entanto, o esforço de um povo ao levantar e restaurar uma igreja nunca se dá para que dele se faça um museu ou uma sala de espectáculos ou porque o edifício em si é guardião de belas peças de arte. O esforço de um povo, ao conservar o seu tempo, dá-se porque ele tem consciência de que se trata da casa de Deus e da Porta do Céu. Dá-se porque se trata da Terra de Deus no meio do seu Povo”.
O pároco da localidade piscatória do Concelho da Povoação deixou bem claro que “a igreja é a Casa Mãe de todas as casas de uma freguesia e por isso mesmo deve ser o reflexo da fé de um povo. A palavra paróquia diz isso mesmo – à volta da grande casa. Por isso, neste dia em que se inaugura solenemente a Capela-mor deste templo, que tem servido as diversas gerações desta terra, congratulo com todos os que acreditaram neste projecto e sonharam alto, apesar dos ‘Velhos do Restelo’ ”.
Para o Presidente da Câmara o acontecimento foi um marco muito importante para a promoção cultural da freguesia. “Esta freguesia sempre teve grande aptidão para a música, mas fazer um concerto clássico com este, com a categoria e beleza que este teve, de facto é um momento único e espero que seja o primeiro de muitos”.
E foi isso mesmo que o Padre Silvino Amaral também defendeu. “ Há bem poucos anos não julgávamos que a Ribeira Quente fosse capaz de fazer o que está a fazer agora. A Ribeira Quente é uma terra de mar. É pequeníssima, mas desta vez resolveu dar um grande mergulho na cultura e acho que já tem asas para voar”.
O antigo pároco da freguesia disse ainda que o desenvolvimento da localidade dá-se geralmente, e por incrível que pareça, em tempo de carência. “A evolução na Ribeira Quente faz-se em tempo de crise. Esta banda musical nasceu em tempo de crise, o Coro está a ultrapassar a crise e vamos viver o Natal dentro do nosso estado normal: ou seja, em crise e por isso os outros este Natal que aprendam connosco a ser felizes, porque a crise não é infelicidade nenhuma, simplesmente é um livro aberto que nos ensina a viver melhor, com pouco dinheiro e com mais coração”.
Já o Presidente da Banda de São Paulo, António Raposo, destacou a boa prestação de todo o grupo, num espectáculo que começou com a escola de música. “O concerto começou da melhor maneira com a nossa escola de música que é o futuro de qualquer filarmónica”.
O concerto de Natal que a Banda da Ribeira Quente realizou com a colaboração do Grupo Coral foi, na opinião de António Raposo, um objectivo superado. “ Era um sonho dessa banda poder actuar com o nosso grupo coral e nós conseguimos mais do que isso porque contámos com o apoio do nosso grupo de escuteiros e com o nosso grupo folclórico”.
O concerto de Natal da Banda Filarmónica de São Paulo da Ribeira Quente contou com a participação especial de David Rita e Luís Filipe Pacheco.
ATL’S das Lombas do Alcaide e Loução vivem festa de Natal
As Crianças dos ATL´S das Lombas do Alcaide e Loução festejaram, ontem à noite, 21 de Dezembro, a quadra natalícia na Casa Alcadense, um acontecimento que contou com o apoio do Centro Social e Paroquial da Lomba do Loução, da Junta de Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios e dos pais das crianças que frequentam os respectivos Ateliês de Tempos Livres.
Cerca de 40 crianças deram espectáculo para os seus familiares, que estavam presentes e atentos aos desempenhos dos filhos.
A noite era de festa e de muito amor. A pequenada deu a conhecer o seu trabalho com a apresentação de poemas de Natal, do Presépio Vivo, de músicas e danças alusivas à época natalícia, e também de outras interpretações mais tradicionais como o “malhão, malhão”.
Os pais e o Centro Social juntaram-se e ofereceram prendas para os ATL´S para a pequenada brincar.
A Festa dos ATL’S das Lomba do Alcaide e do Loução terminou em harmonia com um beberete preparado pelos pais da criançada e pelo Centro Social e Paroquial da Lomba do Loução, entidade responsável pelos Ateliês.
CAIP festeja o Natal com a grande Família
O Centro de Apoio à Infância da Povoação (CAIP) juntou a sua grande família para celebrar o Natal.
Pais, familiares, amigos e dirigentes de várias instituições locais lotaram o Auditório Municipal para assistir à festa de Natal preparada para a pequenada.
Ao longo da noite, as 65 crianças que dão vida, calor humano e muita alegria ao CAIP foram entrando em cena hora sós, hora em grupo. Uns tiveram a oportunidade de recitar poemas, outros fizeram peças de teatro e ainda outros mostraram a sua prestação através de coreografias.
No final, todos estavam de parabéns pela organização e excelência do espectáculo.
Antes do término do acontecimento, houve ainda tempo para o sorteio de dois cabazes de Natal e para a entrega de prendas à criançada do CAIP.
O Centro de Apoio à Infância da Povoação é uma Instituição Particular de Solidariedade Social pertencente à Obra da Madre Maria Clara do Menino Jesus, que está presente no Concelho da Povoação há 11 anos.