Notícias
DUAS OBRAS EM TORNO DE MÁRIO AZEVEDO GOMES
Foram recentemente lançadas duas obras em torno de Mário de Azevedo Gomes: a reedição da sua “Monografia do Parque da Pena”, e a biografia deste professor e mestre da Silvicultura (“Mário de Azevedo Gomes: 1885-1965”).
|
|
Edição da biografia de Mário de Azevedo Gomes acompanha reedição da sua “Monografia do Parque da Pena”
Foram recentemente lançadas duas obras em torno de Mário de Azevedo Gomes: a reedição da sua “Monografia do Parque da Pena”, e a biografia deste professor e mestre da Silvicultura (“Mário de Azevedo Gomes: 1885-1965”).
Mário de Azevedo Gomes é uma personalidade do século XX que deve ser justamente reconhecida, simultaneamente com o teor e impacto da sua carreira, bem como as vertentes do ensino e divulgação por si desenvolvidas.
A “Monografia do Parque da Pena”, anteriormente esgotada, é o livro mais importante do eminente silvicultor e político Mário de Azevedo Gomes, com primeira edição de 1960, e consiste numa extensa obra com assinalável rigor e profundidade, representando ainda hoje a principal fonte de informação escrita sobre o Parque da Pena. Na Monografia do Parque da Pena, alguns dos espécimes mais notáveis entre as árvores existentes encontram-se registados e localizados.
De acordo com António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra – Monte da Lua, “O trabalho na salvaguarda e valorização do Parque da Pena é um privilégio, no qual todos temos presente a Monografia do Professor Mário de Azevedo Gomes, em que, entre outros aspectos, descreve as várias espécies que subsistiram ao ciclone de 1941 e salienta e caracteriza as mais importantes”, acrescentando também que esta obra é ainda utilizada “como base para as necessárias intervenções e para o sistema de informação geográfica que desenvolvemos para o Parque.”
O livro de Ignacio García Pereda, “Mário de Azevedo Gomes 1885 – 1965 – Mestre da Silvicultura portuguesa”, com edição da Parques de Sintra – Monte da Lua e da Euronatura, pretende divulgar a vida e obra do engenheiro Mário de Azevedo Gomes, eminente figura do panorama intelectual português do século XX, catedrático de Silvicultura no Instituto Superior de Agronomia.
Consegue-se, através deste livro, resgatar as memórias das testemunhas e divulgar detalhes sobre a vida desta tão importante figura da História Contemporânea Portuguesa, contribuindo para um maior conhecimento da realidade histórica nacional do século XX. Este é o quarto volume da colecção “História e Política Florestal” da Euronatura, contribuindo simultaneamente para um melhor conhecimento da realidade da História de Portugal e da silvicultura em particular.
Ambas as publicações se encontram à venda nas lojas da Parques de Sintra – Monte da Lua (Parque da Pena, Parque de Monserrate, Castelo dos Mouros e Convento dos Capuchos).
Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua
A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objectivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.
Em 2010, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguarda e valoriza (Parque e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam 968 mil visitas, 86% das quais por parte de estrangeiros. São accionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto dos Museus e da Conservação, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.
www.parquesdesintra.pt / www.facebook.com/parquesdesintra
Sobre a Euronatura
A EURONATURA - Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado, é uma organização não-governamental de ambiente sem fins lucrativos, especializada em investigação em ciência, política e direito de ambiente, particularmente no respeitante a matérias de cariz internacional. Fundada em 1997, em 2006 a EURONATURA abriu uma linha de trabalho sobre História Florestal, com que tem publicados já três livros: 1, “Joaquim Vieira Natividade (1899-1968). Ciência e Política do Sobreiro e da Cortiça”; 2, “Junta Nacional da Cortiça (1936-1972); 3, “Mulheres Corticeiras”.
www.euronatura.pt / www.promocork.com