"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

DUAS OBRAS EM TORNO DE MÁRIO AZEVEDO GOMES

Foram recentemente lançadas duas obras em torno de Mário de Azevedo Gomes: a reedição da sua “Monografia do Parque da Pena”, e a biografia deste professor e mestre da Silvicultura (“Mário de Azevedo Gomes: 1885-1965”).



Mário de Azevedo Gomes (1885-1965) -
 Mestre da silvicultura portuguesa
Ignacio García Pereda
Edição Parques de Sintra -Monte da Lua, S.A., Outubro 2011
Colaboração Euronatura
149 páginas
PVP 10 Euros


Monografia do Parque da Pena
Mário de Azevedo Gomes
Edição Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A.,
Outubro 2011
341 páginas
PVP 30 Euros

Edição da biografia de Mário de Azevedo Gomes acompanha reedição da sua “Monografia do Parque da Pena”

Foram recentemente lançadas duas obras em torno de Mário de Azevedo Gomes: a reedição da sua “Monografia do Parque da Pena”, e a biografia deste professor e mestre da Silvicultura (“Mário de Azevedo Gomes: 1885-1965”).

Mário de Azevedo Gomes é uma personalidade do século XX que deve ser justamente reconhecida, simultaneamente com o teor e impacto da sua carreira, bem como as vertentes do ensino e divulgação por si desenvolvidas.

A “Monografia do Parque da Pena”, anteriormente esgotada, é o livro mais importante do eminente silvicultor e político Mário de Azevedo Gomes, com primeira edição de 1960, e consiste numa extensa obra com assinalável rigor e profundidade, representando ainda hoje a principal fonte de informação escrita sobre o Parque da Pena. Na Monografia do Parque da Pena, alguns dos espécimes mais notáveis entre as árvores existentes encontram-se registados e localizados.

De acordo com António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra – Monte da Lua, “O trabalho na salvaguarda e valorização do Parque da Pena é um privilégio, no qual todos temos presente a Monografia do Professor Mário de Azevedo Gomes, em que, entre outros aspectos, descreve as várias espécies que subsistiram ao ciclone de 1941 e salienta e caracteriza as mais importantes”, acrescentando também que esta obra é ainda utilizada “como base para as necessárias intervenções e para o sistema de informação geográfica que desenvolvemos para o Parque.”

O livro de Ignacio García Pereda, “Mário de Azevedo Gomes 1885 – 1965 – Mestre da Silvicultura portuguesa”, com edição da Parques de Sintra – Monte da Lua e da Euronatura, pretende divulgar a vida e obra do engenheiro Mário de Azevedo Gomes, eminente figura do panorama intelectual português do século XX, catedrático de Silvicultura no Instituto Superior de Agronomia.

Consegue-se, através deste livro, resgatar as memórias das testemunhas e divulgar detalhes sobre a vida desta tão importante figura da História Contemporânea Portuguesa, contribuindo para um maior conhecimento da realidade histórica nacional do século XX. Este é o quarto volume da colecção “História e Política Florestal” da Euronatura, contribuindo simultaneamente para um melhor conhecimento da realidade da História de Portugal e da silvicultura em particular.

Ambas as publicações se encontram à venda nas lojas da Parques de Sintra – Monte da Lua (Parque da Pena, Parque de Monserrate, Castelo dos Mouros e Convento dos Capuchos).


Sobre a Parques de Sintra - Monte da Lua

A Parques de Sintra - Monte da Lua SA (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. A sua criação teve como objectivo reunir as instituições com responsabilidade na salvaguarda e valorização da Paisagem Cultural de Sintra, e o Estado Português entregou-lhe a gestão das suas principais propriedades na zona.

Em 2010, os valores naturais e culturais que a PSML salvaguarda e valoriza (Parque e Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate e Convento dos Capuchos) receberam 968 mil visitas, 86% das quais por parte de estrangeiros. São accionistas da PSML o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, o Instituto dos Museus e da Conservação, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

www.parquesdesintra.pt / www.facebook.com/parquesdesintra

Sobre a Euronatura

A EURONATURA - Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado, é uma organização não-governamental de ambiente sem fins lucrativos, especializada em investigação em ciência, política e direito de ambiente, particularmente no respeitante a matérias de cariz internacional. Fundada em 1997, em 2006 a EURONATURA abriu uma linha de trabalho sobre História Florestal, com que tem publicados já três livros: 1, “Joaquim Vieira Natividade (1899-1968). Ciência e Política do Sobreiro e da Cortiça”; 2, “Junta Nacional da Cortiça (1936-1972); 3, “Mulheres Corticeiras”.

www.euronatura.pt / www.promocork.com

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,411,154