Notícias
"MISTÉRIOS DE LISBOA" NOMEADO PARA MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A obra-prima de Raúl Ruiz continua a somar importantes distinções internacionais estando agora nomeado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro nos galardões do London Film Critics' Circle.
MISTÉRIOS DE LISBOA está nomeado para Melhor Filme Estrangeiro pelo London Critics’ Circle e é um dos Melhores Filmes de 2011 para a crítica norte-americana
A obra-prima de RAÚL RUIZ continua a somar importantes distinções internacionais estando agora nomeado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro nos galardões do LONDON FILM CRITICS’ CIRCLE.
Depois de ter conquistado há dois dias o SATELLITE AWARD na mesma categoria, MISTÉRIOS DE LISBOA faz parte da restrita lista de nomeados da Associação de Críticos londrina, escolhida por mais de 120 personalidades, incluindo críticos de cinema como Peter Bradshaw (The Guardian), David Jenkins (Time Out London), Nigel Cliff (The Times) ou Jonathan Romney (The Independent).
MISTÉRIOS DE LISBOA, que foi recebido com elogios unânimes pela crítica inglesa na sua recente estreia comercial, compete pelo prémio ao lado de obras como “A Pele onde eu Vivo”, de Pedro Almodovar, “Uma Separação”, de Asghar Farhadi, “Poesia”, de Lee Chang-dong, “As Quatro Voltas”, de Michelangelo Frammartino.
MISTÉRIOS DE LISBOA marca também presença nas listas dos MELHORES FILMES DE 2011 junto da crítica norte-americana. O site INDIEWIRE, que efectua anualmente uma sondagem junto dos mais relevantes críticos de publicações como The Village Voice, Variety, Time Out New York, Rolling Stone, Slant Magazine ou Chicago Sun-Times, destaca o filme de RAÚL RUIZ no 7º lugar da lista.
O cineasta chileno, que faleceu este ano, figura igualmente no 4º posto da lista de Melhor Realizador do ano. O argumento de CARLOS SABOGA foi também destacado pelos críticos, que incluíram esta adaptação da obra de Camilo Castelo Branco no quinto lugar da categoria.
Nesta sondagem do INDIEWIRE é ainda possível confirmar o destaque garantido ao Elenco e à Fotografia de MISTÉRIOS DE LISBOA. Recentemente os prestigiados críticos do THE NEW YORK TIMES Manohla Dargis e A.O. Scott também já haviam incluído a obra-prima de RAÚL RUIZ no seu ranking anual, tal como sucedeu com o top da relevante revista FILM COMMENT.
Mais sinais únicos do sucesso internacional deste filme português, ímpar na história do cinema nacional, e que já conta com distinções como a Concha de Prata de Melhor Realizador no Festival de San Sebastián, o prestigiado Prémio Louis Delluc, o Prémio da Crítica no Festival de Cinema de São Paulo e o prémio de “Melhor Filme Estrangeiro” nos Satellite Awards mas também as distinções da Associação de Críticos de Cinema de Nova Iorque e de Toronto.