Notícias
O CHAPITÔ NO PRÉMIO EUROPEU DE PREVENÇÃO DA CRIMINALIDADE
O Chapitô participou no passado mês de Outubro no concurso do "Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade 2011", promovido pela Direcção Geral de Administração Interna.
Dezembro, um mês que fala a língua do Chapitô
O Chapitô foi escolhido para representar Portugal no Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade 2011, nos dias 14 e 15 de Dezembro na Polónia.
O Chapitô participou no passado mês de Outubro no concurso do "Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade 2011", promovido pela Direcção Geral de Administração Interna. Este prémio visa reconhecer projectos que actuam na prevenção e combate da criminalidade e delinquência que ameaça crianças e jovens em risco. Sob o tema “Desporto, Ciência e Arte na prevenção da criminalidade entre crianças e jovens”, o concurso pretendia apurar em cada Estado-Membro um projecto para que este representasse o seu país na grande final a decorrer em Dezembro de 2011, em Varsóvia.
O Chapitô candidatou-se com o Projecto de Acção Social - Formação e Animação em Acção que há mais de 30 anos é desenvolvido com os jovens tutelados pela Justiça, nos Centros Educativos Navarro de Paiva e Bela Vista. Este trabalho, que convoca o circo e o espectáculo como ferramentas de inclusão pela arte, procura envolver estes jovens tornando-os profissionais de artes cénicas, artistas, animadores, e formando-os para uma cidadania activa.
O resultado deste concurso ditou que o projecto Chapitô fosse o escolhido para representar Portugal. Dias 14 e 15 de Dezembro, na Polónia, decorreu o encontro em que os representantes de cada país tiveram a oportunidade de partilhar os seus projectos, em que a Alemanha se sagrou vencedora.
Teresa Ricou, mentora e construtora do Projecto Chapitô Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina, viu inúmeras vezes o seu trabalho reconhecido ao nível nacional e internacional, tendo-lhe sido atribuídos, enquanto presidente desta associação, o Prémio Phill Collins (Rei Balduíno) pela Fundação Cultural de Amesterdão, o Prix de l'Initiative pela Fondation du Credit Cooperatif (1989), a Solid Silver Award pelo European Awards (2005) e o Prémio Benificência Gulbenkian (2009). Também no ano de 2009, Terese Ricou viu publicada a sua biografia, Tété, estória da pré-história do Chapitô 1946-1987, com autoria de Paula Moura Pinheiro, pesquisa histórica de Maria João Brilhante e design gráfico de Henrique Cayatte, uma edição de autor que se encontra praticamente esgotada.