Notícias
"EU SEI! SER PRETO NO BRANCO"
Recorrendo à "bagagem" da sua experiência profissional, Nuno Colaço estreia-se na escrita com um livro que questiona a psicologia, os psicólogos e a prática da psicologia.
Psicólogo Clínico Nuno Colaço estreia-se na escrita
com "Eu sei! Ser Preto no Branco"Recorrendo à “bagagem” da sua experiência profissional, Nuno Colaço estreia-se na escrita com um livro que questiona a psicologia, os psicólogos e a prática da psicologia, descrevendo, também, as pequenas grandes complexidades da mente humana, que transformam a vida num acontecimento extraordinário e único.
“Eu sei! Ser Preto no Branco” é uma obra com a qual grande parte dos portugueses se irá identificar: os 2,5 milhões que tomam antidepressivos para acreditar que ainda vale a pena, ou tantos outros portugueses que não tomam antidepressivos, mas que se questionam se os deveriam tomar.
Nuno Colaço, Psicólogo Clínico, Doutorado em Neuropsicologia Clínica e Docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, acaba de lançar o seu primeiro romance: “Eu Sei! Ser preto no branco”.
Recorrendo à “bagagem” da sua vasta experiência profissional, Nuno Colaço estreia-se na escrita com um género que o autor apelida de “ensaio científico romanceado”, num livro onde questiona a psicologia, os psicólogos e a prática da psicologia, descrevendo aquilo que se considera um acompanhamento psicológico de excelência. Ao longo das páginas, o autor vai descrevendo, também, as pequenas grandes complexidades da mente humana que transformam a vida num acontecimento extraordinário e único.
“Eu sei! Ser Preto no Branco” assume-se como uma obra com a qual grande parte dos portugueses se irá identificar: os 2,5 milhões que tomam antidepressivos para acreditar que ainda vale a pena, ou tantos outros portugueses que não tomam antidepressivos mas que se questionam se os deveriam tomar. Da vida de alguns portugueses que ainda lutam diária e heroicamente pela normalidade para manter a sua sanidade, mas que cada vez mais se questionam se são eles os normais.
O primeiro livro de Nuno Colaço conta a história de Pedro, um gestor que aos 40 anos atingiu grande parte dos objectivos a que se propôs: trabalha onde quer, ganha o que quer, tem o que quer. Oriundo de uma família modesta, Pedro batalhou arduamente para provar a si mesmo e aos outros do que era capaz. Pelo caminho, abdicou de sonhos, de paixões e de amizades.
Encontramo-lo numa crise depressiva, onde questiona a sua capacidade de continuar num caminho que lhe faz cada vez menos sentido. Os medicamentos a que se habituou já não fazem efeito, e a profunda tristeza em que se deixou afundar parece não ter um fim à vista.
Casualmente encontra a possibilidade de pedir ajuda a um psicólogo que, inesperadamente, lhe propõe uma viagem pelo seu passado, como uma das maneiras possíveis de poder voltar a sentir-se bem com ele e com o mundo que o rodeia. Hesitante, aceita o desafio, e este caminho vai obrigá-lo a revisitar os recantos da sua história. Desde a sua infância, a faculdade, a Lurdes, o casamento, até aos seus fantasmas mais escondidos. Descobre, assim, o porquê e o como da sua tristeza.
Neste percurso, encontram-se os pensamentos do Pedro aos pensamentos do psicólogo. Nessa procura de sentido, este psicólogo torna-se real, através da voz do autor, para dar sentido aos procedimentos no acompanhamento de pessoas como o Pedro.
Questionando o saber e o saber fazer dos psicólogos, e, simultaneamente, sugerindo uma nova e ousada perspectiva sobre o funcionamento psicológico, esta obra apresenta ainda, uma proposta de compreensão e acção sobre o psiquismo humano, onde se questiona a existência do inconsciente, e onde se questiona Freud.
Acima de tudo, esta primeira obra de Nuno Colaço procura ser preto no branco no caos instalado, para que o caos seja menos caos; para que a vida seja mais vida; para que a humanidade seja mais humanidade e assim possa evitar os erros que estão a cometer nesta sua história.
Ficha Técnica
Autor: Nuno Colaço
Formato: 155mm x 235mm
Nº de páginas: 514
Preço: 19 euros
Sobre o Professor Doutor Nuno Colaço
Nuno Colaço licenciou-se em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada em 1994, ano em que iniciou a actividade docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Em 2005 concluiu o mestrado em Psicopatologia e Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada e, em 2010, o doutoramento em Neuropsicologia Clínica, pela Universidade de Salamanca. Exerce psicologia clínica nos Serviços Clínicos dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa e em âmbito privado, e é supervisor clínico de jovens Psicólogos. "Eu sei! Ser preto no Branco" é o primeiro livro de Nuno Colaço.