"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"AS MULHERES NA I REPÚBLICA"

Zília Osório de Castro encerra ciclo de conferências “As Mulheres na I República” na próxima sexta-feira, dia 16 de Dezembro pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado, em Famalicão. em Famalicão

Na próxima sexta-feira, dia 16 de Dezembro pelas 21h30, no Museu Bernardino Machado

Zília Osório de Castro encerra ciclo de conferências “As Mulheres na I República” em Famalicão

O Museu Bernardino Machado acolhe na próxima sexta-feira, dia 16 de Dezembro, a partir das 21h30, a última conferência do ciclo “As Mulheres na I República”. A iniciativa de entrada livre, conta com a participação da historiadora Zília Osório de Castro que vai falar sobre “As Mulheres Intelectuais na I República”. Professora Catedrática de História das Ideias Políticas da Universidade Nova de Lisboa, a conferencista é também desde 2009, directora da “Revista Faces de Eva / Estudos Sobre a Mulher”.

Com participação em vários congressos nacionais e internacionais, no âmbito de temáticas como História e Filosofia Política, Zília Osório de Castro tem as seguintes publicações autorais: “Cultura Política: Manuel Borges Carneiro e o Vintismo” (Dissertação de Doutoramento, 1990), “Portugal e Brasil: debates parlamentares, 1821-1836” (2002) e “Ideias Políticas: séculos XVII-XVIII” (2002). Para além de colaborar nas mais variadas revistas de história (no plano das ideias e das mentalidades), nomeadamente “Revista de História das Ideias”, “Cultura: História e Filosofia”, “Ler História”, “Comumio”, “Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas”, “Revista de História e Teoria das Ideias”, “Revista Portuguesa de Filosofia”, “Lusitania Sacra”, “Vértice”, entre outras tem também coordenado e dirigido algumas obras colectivas, nelas igualmente colaborando, como é o caso do “Dicionário no Feminino” (2005). Com algumas obras em preparação e em vias de publicação, realça-se o livro “Ana de Castro Osório, Feminismo e Educação”.

Zília Osório de Castro já esteve no Museu Bernardino Machado, em 2006, proferindo a comunicação “Universidade e Revolução Liberal”, integrada no Ciclo de Conferências “Lutas Académicas e Estudantis”; e em 2007 nos Encontros de Outono, subordinados à temática “As Faces de Eva: perspectivas sobre a mulher portuguesa”, com a conferência “O Feminismo na Escola do Estado Novo”.

Zília Osório de Castro encerra assim o ciclo de conferências “As Mulheres na I República” que arrancou no início de 2011 e contabilizou oito eventos, tendo como convidados investigadores como Fernando Catroga, Norberto Cunha, Paulo Guinote, António Ventura, entre outros.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,410,270