Notícias
CRÍTICOS CANADIANOS PREMEIAM "MISTÉRIOS DE LISBOA"
A Toronto Film Critics Association, a mais conceituada associação de críticos de cinema do Canadá, premiou "Mistérios de Lisboa" de Raúl Ruiz com a distinção de Melhor Filme Estrangeiro do ano.
A TORONTO FILM CRITICS ASSOCIATION, a mais conceituada associação de críticos de cinema do Canadá, premiou MISTÉRIOS DE LISBOA de Raúl Ruiz com a distinção de Melhor Filme Estrangeiro do ano. Os vencedores foram anunciados ontem pela 15ª edição anual de prémios da associação canadiana.
A obra de Raúl Ruiz figura como vencedora ao lado do cineasta americano Terrence Malik que recebeu o prémio de Melhor Realizador e Melhor Filme com “A Árvore da Vida”.
Actualmente presidido pelo crítico de cinema Brian Johnson da conceituada revista Maclean’s, os prémios da TORONTO FILM CRITICS ASSOCIATION são encarados como um importante barómetro dos vencedores da próxima temporada dos Óscares e Globos de Ouro.
Criada em 1997, a associação congrega importantes jornalistas e críticos de cinema dos meios de comunicação mais influentes e já premiou, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, importantes obras como as Palmas de Ouro, “A Criança” de Jean-Pierre e Luc Dardenne ou “O Laço Branco” de Michael Haneke.
Após o prestigiado prémio de carreira atribuído postumamente ao cineasta Raúl Ruiz, pela conceituada NEW YORK FILM CRITICS CIRCLE, no inicio deste mês, MISTÉRIOS DE LISBOA está ainda nomeado a três prémios da Golden Satellite Award, nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direcção Artística e Melhor Guarda-Roupa.
A International Press Academy, organização que reúne centenas de jornalistas americanos e estrangeiros radicados nos EUA, vai anunciar os vencedores da Golden Satellite Award no dia 18 de Dezembro, em Beverly Hills, na Califórnia.