Notícias
PRÉMIOS MELHOR CURTA DE FICÇÃO E REALIZADOR REVELAÇÃO ATRIBUIDO A NUNO ROCHA
Na terceira edição do Festival de Cinema Digital de Odemira, foi atribuído ao promissor jovem realizador Nuno Rocha o prémio para melhor curta de ficção com “Vicky and Sam” e prémio realizador revelação.
PRÉMIOS MELHOR CURTA DE FICÇÃO E REALIZADOR REVELAÇÃO ATRIBUIDO A NUNO ROCHA
Decorreu ontem, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, a sesssão de entrega de prémios, desta que já é a terceira edição do Festival de Cinema Digital de Odemira, atribuindo ao promissor jovem realizador Nuno Rocha o prémio para melhor curta de ficção com “Vicky and Sam” e prémio realizador revelação.
O júri composto por Graça Costa Pereira (jornalista e editora de cultura da SIC), Vicente Alves Do Ó (realizador e argumentista), Jorge Pelicano (realizador), Francisco Areosa (actor), Fernando Alvim (humorista e animador de rádio) e Helder Guerreiro (vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira) atribuíram ainda o 1º prémio para melhor documentário a “Natália, a diva tragicómica”, de João Gomes; 2º prémio à curta de animação “Conto do Vento”, de Nelson Martins (lista de prémios mais a baixo). Para o júri foi uma tarefa difícil e de grande responsabilidade, face à qualidade dos filmes apresentados. O júri salientou, ainda, a importância da descentralização cultural e o papel da Fundação Odemira de incentivo à sétima arte.
A cerimónia foi conduzida pela embaixadora do Festival, Anabela Teixeira, que se mostrou muito lisonjeada: “foi uma grande honra receber este convite e também uma grande responsabilidade. Até à próxima edição terei a responsabilidade de contribuir para a divulgação deste festival e do cinema em Odemira”. |
FILMES PREMIADOS
1º Prémio - NATÁLIA, A DIVA TRÁGICÓMICA
A Film by João Gomes
Doc | 50’ | 2011
À sua volta criou-se um culto, com variações: o público conhece-a como eco de uma imitação humorística, músicos eruditos como um objecto de fascínio. Mas esse culto assenta na personagem Natália, conhecer a pessoa nunca foi prioridade.
2º Prémio - S9 DAVID GRACHAT
de Filippe Gonçalves
No passado uma terapia, hoje uma paixão. O facto de possuir malformação congénita no antebraço, não impediu David de lutar por momentos de glória. O que é ser nadador de alto rendimento?
Categoria curtas de ficção:
1º Prémio - VICKY AND SAM
de Nuno Rocha
Enquanto trabalhava na loja de vídeo local, Vicky encontra Sam, que rapidamente se torna um cliente regular. Ambos se apaixonam, ignorando a verdadeira razão do seu rendez-vous.
2º Prémio - O CONTO DO VENTO
de Nelson Martins (animação)
3º Prémio - BATS IN THE BELFRY
de João Alves
Menção Honrosa - QUOTE STORY
de Raquel Martins
O que fazem Casablanca, West Side Story e Extreminador Implacável dentro do mesmo filme? Qual a ligação entre Forrest Gump e o Padrinho? Pode um único filme reunir os momentos mais inesquecíveis do Cinema Americano e transformá-los numa narrativa única e original? Esta é a história nunca contada de todas as histórias que apaixonam o mundo.
Prémio Universidades - O Tenente
de Refael Martins
Prémio realizador revelação - Nuno Rocha
Nuno Rocha nasceu a 22 Maio de 1977 no Porto. Licenciou-se em Comunicação Audiovisual pelo Instituto Politécnico do Porto em 2007. Ainda como estudante, escreveu e realizou a sua primeira curta-metragem “Berço de pedra”, alcançando vários prémios, com presenças em festivais de relevo em Portugal como o Fantasporto ou o Festival Internacional de curtas-metragens de Vila do Conde. Em 2009 surgiu com uma nova curta-metragem intitulada “3×3? onde alcançou o grande prémio “Zon Criatividade em Multimédia” incluindo diversos prémios nacionais e internacionais.
Tornou-se realizador de publicidade em Lisboa onde realizou spots para a EDP, ZON e Ministério do Ambiente.
No mesmo ano é aceite na Universidade do Texas onde estudou “advanced directing” no MFA (Master and Fine Arts). Realizou “Vicky and Sam”, curta-metragem totalmente rodada nos Estados-Unidos.
Em 2010 tornou-se sócio-gerente da produtora FilmesDaMente e foi responsável pela primeira curta-metragem da LG intitulada “Momentos”.
Recentemente assinou pela Norte-Americana “The Institute” produtora de Los Angeles de Michael Bay e Scott Gardenhour.