"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PRÉMIOS MELHOR CURTA DE FICÇÃO E REALIZADOR REVELAÇÃO ATRIBUIDO A NUNO ROCHA

Na terceira edição do Festival de Cinema Digital de Odemira, foi atribuído ao promissor jovem realizador Nuno Rocha o prémio para melhor curta de ficção com “Vicky and Sam” e prémio realizador revelação.


 

PRÉMIOS MELHOR CURTA DE FICÇÃO E REALIZADOR REVELAÇÃO ATRIBUIDO A NUNO ROCHA

Decorreu ontem, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, a sesssão de entrega de prémios, desta que já é a terceira edição do Festival de Cinema Digital de Odemira, atribuindo ao promissor jovem realizador Nuno Rocha o prémio para melhor curta de ficção com “Vicky and Sam” e prémio realizador revelação.

O júri composto por Graça Costa Pereira (jornalista e editora de cultura da SIC), Vicente Alves Do Ó (realizador e argumentista), Jorge Pelicano (realizador), Francisco Areosa (actor), Fernando Alvim (humorista e animador de rádio) e Helder Guerreiro (vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira) atribuíram ainda o 1º prémio para melhor documentário a “Natália, a diva tragicómica”, de João Gomes; 2º prémio à curta de animação “Conto do Vento”, de Nelson Martins (lista de prémios mais a baixo). Para o júri foi uma tarefa difícil e de grande responsabilidade, face à qualidade dos filmes apresentados. O júri salientou, ainda, a importância da descentralização cultural e o papel da Fundação Odemira de incentivo à sétima arte.

A cerimónia foi conduzida pela embaixadora do Festival, Anabela Teixeira, que se mostrou muito lisonjeada: “foi uma grande honra receber este convite e também uma grande responsabilidade. Até à próxima edição terei a responsabilidade de contribuir para a divulgação deste festival e do cinema em Odemira”.

 

FILMES PREMIADOS

Categoria documentário:

1º Prémio - NATÁLIA, A DIVA TRÁGICÓMICA
A Film by João Gomes
Doc | 50’ | 2011

Uma cantora lírica canta, num registo indisciplinado, em diversas aparições televisivas. É Natália de Andrade. Natália sente-se incompreendida na sua grandeza porque ela é, afinal, maior do que Maria Callas! Há mais divas iludidas pelo mundo fora mas nenhuma é como ela. Mas quem foi esta mulher? No seu diário confessa que teve uma infância infeliz: as zangas entre o pai e a mãe eram constantes e a música tornou-se desde pequena o seu refúgio da tristeza...
À sua volta criou-se um culto, com variações: o público conhece-a como eco de uma imitação humorística, músicos eruditos como um objecto de fascínio. Mas esse culto assenta na personagem Natália, conhecer a pessoa nunca foi prioridade.

2º Prémio - S9 DAVID GRACHAT
de Filippe Gonçalves

No passado uma terapia, hoje uma paixão. O facto de possuir malformação congénita no antebraço, não impediu David de lutar por momentos de glória. O que é ser nadador de alto rendimento?

Categoria curtas de ficção:

1º Prémio - VICKY AND SAM
de Nuno Rocha

Enquanto trabalhava na loja de vídeo local, Vicky encontra Sam, que rapidamente se torna um cliente regular. Ambos se apaixonam, ignorando a verdadeira razão do seu rendez-vous.

2º Prémio - O CONTO DO VENTO
de Nelson Martins (animação)

3º Prémio - BATS IN THE BELFRY
de João Alves

Menção Honrosa - QUOTE STORY
de Raquel Martins

O que fazem Casablanca, West Side Story e Extreminador Implacável dentro do mesmo filme? Qual a ligação entre Forrest Gump e o Padrinho? Pode um único filme reunir os momentos mais inesquecíveis do Cinema Americano e transformá-los numa narrativa única e original? Esta é a história nunca contada de todas as histórias que apaixonam o mundo.

Prémio Universidades - O Tenente
de Refael Martins

Prémio realizador revelação - Nuno Rocha
Nuno Rocha nasceu a 22 Maio de 1977 no Porto. Licenciou-se em Comunicação Audiovisual pelo Instituto Politécnico do Porto em 2007. Ainda como estudante, escreveu e realizou a sua primeira curta-metragem “Berço de pedra”, alcançando vários prémios, com presenças em festivais de relevo em Portugal como o Fantasporto ou o Festival Internacional de curtas-metragens de Vila do Conde. Em 2009 surgiu com uma nova curta-metragem intitulada “3×3? onde alcançou o grande prémio “Zon Criatividade em Multimédia” incluindo diversos prémios nacionais e internacionais.
Tornou-se realizador de publicidade em Lisboa onde realizou spots para a EDP, ZON e Ministério do Ambiente.
No mesmo ano é aceite na Universidade do Texas onde estudou “advanced directing” no MFA (Master and Fine Arts). Realizou “Vicky and Sam”, curta-metragem totalmente rodada nos Estados-Unidos.
Em 2010 tornou-se sócio-gerente da produtora FilmesDaMente e foi responsável pela primeira curta-metragem da LG intitulada “Momentos”.
Recentemente assinou pela Norte-Americana “The Institute” produtora de Los Angeles de Michael Bay e Scott Gardenhour.

 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,414,915