"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

NOVO TALENTO FNAC 2011

O trabalho "Arrefeceu a cor dos teus cabelos", da autoria de Lara Jacinto, distinguiu-se de entre os 265 portefólios entregues a concurso e obteve o primeiro lugar. Ana Maria Russo recebeu a menção honrosa com o trabalho 4/365.



VENCEDORA
ARREFECEU A COR DOS TEUS CABELOS
LARA JACINTO


MENÇÃO HONROSA
4/365
ANA MARIA RUSSO


Inauguração das exposições vencedoras em Janeiro de 2012.

Lara Jacinto é a vencedora do Novo Talento FNAC Fotografia 2011

O trabalho "Arrefeceu a cor dos teus cabelos", da autoria de Lara Jacinto, distinguiu-se de entre os 265 portefólios entregues a concurso e obteve o primeiro lugar. Ana Maria Russo recebeu a menção honrosa com o trabalho 4/365.

A FNAC, pioneira em ações de promoção e de apoio à criação artística e aos novos talentos, legitima o seu posicionamento de promotor cultural, apresentando os vencedores da 9ª edição do Novo Talento FNAC Fotografia.

Este ano, o júri foi constituído por António Júlio Duarte (fotógrafo); António Pedro Ferreira (fotógrafo do Expresso); Mário Teixeira da Silva (Diretor do Módulo – Centro Difusor de Arte) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público e autor do blogue Arte Photographica).

A convocatória da edição de 2011 decorreu de Junho a Setembro. Em Janeiro de 2012, realizar-se-á a cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição da vencedora do Novo Talento FNAC Fotografia 2011. Durante cerca de 12 meses, as exposições da vencedora e da menção honrosa irão circular pelos diversos espaços FNAC, dedicados à exposição de trabalhos fotográficos, nas cidades de Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra, Leiria, Braga, Guimarães, Viseu e Madeira.


JÚRI

ANTÓNIO JÚLIO DUARTE (FOTÓGRAFO)
ANTÓNIO PEDRO FERREIRA (FOTÓGRAFO DO EXPRESSO)
MÁRIO TEIXEIRA DA SILVA (DIRECTOR DO MÓDULO - CENTRO DIFUSOR DE ARTE)
SÉRGIO B. GOMES (JORNALISTA DO PÚBLICO E AUTOR DO BLOGUE ARTE PHOTOGRAPHICA).

APRECIAÇÕES DO JÚRI

Os trabalhos de Lara Jacinto e Ana Maria Russo surpreenderam-me pela sua honestidade e simplicidade.

António Júlio Duarte Lara Jacinto envolve-nos numa subtil teia de subentendidos, usando as imagens como peças mágicas de um puzzle, para contar uma história à maneira de uma découpage cinematográfica, sincera e despojada. Aparentemente banal, mas com grande intensidade dramática, evoca os temas do amor, do hábito e da solidão como elementos indissociáveis da vida. As paisagens de Ana Maria Russo evocam as luzes da nossa infância, sem artifícios nem virtuosismos técnicos, regressando a uma simplicidade que devolve à fotografia o encantamento da sua pureza inicial.

António Pedro Ferreira

A fotografia de Lara Jacinto, como muita outra fotografia surgida em finais da década de 90 do século passado, recorre a ideias, estilos e teorias de outras linguagens artísticas incorporando-os como seus. Recorrendo a elementos de fantasia e de artifício esta artista encena cenas tal como acontece com um realizador de cinema na forma como constrói uma narrativa. A história e o “movimento” ligam este grupo de imagens valorizadas por um apurado e sensível tratamento da luz e da cor. Arrefeceu a cor dos teus cabelos, título feliz dado pela fotógrafa ao seu portefólio, confronta-nos com sinais múltiplos da passagem do tempo na vida de um casal, onde em cada imagem percepcionamos o desencanto emocional que se vai instalando, as marcas do envelhecimento dos personagens e o progressivo afastamento entre os dois.

Mário Teixeira da Silva

O portefólio de Lara Jacinto distinguiu-se dos demais por uma grande coerência temática e uma extraordinária capacidade de captar um estado de espírito (no caso um mal de vivre), nem sempre fácil de conseguir transmitir de forma eficaz através de um número alargado de imagens. Arrefeceu a Cor dos Teus Cabelos consegue fugir da simples reunião de imagens do quotidiano para um corpo de trabalho paciente, performativo e reflexivo sobre um momento intimista e decisivo na vida de duas
pessoas.

Sérgio B. Gomes

>> Argumentário do Júri

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,414,918