Notícias
EVENTOS ABERTOS A TODA A COMUNIDADE
Assinalando o 5.º aniversário da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o encerramento do Ano Internacional da Química e antecipando o Dia Nacional da Cultura Científica (comemorado a 24 de Novembro) a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa dinamiza, no dia 23 de Novembro, um conjunto de eventos abertos a toda a comunidade.
Assinalando o 5.º aniversário da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e o encerramento do Ano Internacional da Química e antecipando o Dia Nacional da Cultura Científica (comemorado a 24 de Novembro) a Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em parceria com o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa dinamiza, no dia 23 de Novembro, um conjunto de eventos abertos a toda a comunidade.
-
18:00h | Lançamento do Livro
"Manifesto para uma Nova Química: Introdução, Tradução e Notas por Palmira Fontes Costa Apresentação por António Manuel Nunes dos Santos Auditório da Biblioteca |
Manifesto para uma Nova Química apresenta Esforço de renovação desta disciplina nos finais do século XVIII “O Discurso Preliminar” do “Tratado Elementar de Química” (1789) de Lavoisier, cuja tradução para a língua portuguesa é apresentada neste volume, constituiu-se como uma declaração de princípios para uma nova forma de ensinar, entender e praticar esta disciplina. Neste documento emblemático e inaugural, Lavoisier procede a uma apologia da ruptura com a tradição e convida os jovens a aderirem ao seu projecto de reconstrução da química.
Esta edição, com apoio do Departarmento de Química da FCT/UNL, incluiu também um ensaio introdutório que contextualiza o papel de Lavoisier na história da química e assinala a dinâmica criativa e social do seu contributo. O conhecimento do homem e da sua obra é ainda complementado com um esboço biográfico da autoria da própria Madame Lavoisier, igualmente inédito no português.
-
18:45h | Inauguração das Exposições
"VISÕES de QUÍMICA - O Laboratorio Chimico no Campus"
Exposição colectiva em colaboração com o Museu de Ciência da UL
Sala de Exposições da Biblioteca
23 de Novembro 2011 | 29 de Fevereiro 2012
A Biblioteca da Faculdade de Diências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, lançou um desafio ao Museu da Ciência da Universidade de Lisboa para organizar, em conjunto, uma exposição tendo como mote o Laboratório Chimico, um exemplar singular do património cientifico português.
Alvo de recente intervenção de restauro e musealização, que recuperou a traça original do final do seculo XIX, o Laboratorio Chimico e o Anfiteatro anexo foram instalados e equipados a par dos melhores estabelecimentos de ensino da Europa da época. É a herança deste passado, preservada através da colecção de quimica do Museu, que se pretende dar a conhecer.
Para além da exposição dos equipamentos, selecionados pela sua relevância científica e também pela sua intrinseca beleza, foi pedido a artistas plásticos que adoptassem algumas peças e, de um modo livre, (re)criassem visões artísticas dos objectos. Sem constrangimentos de metodologias ou de representação, nascem visões críticas e imaginativas, e surgem leituras contemporâneas dos instrumentos da ciência do passado.
No Ano internacional da Química, um momento para um diálogo entre a UNL e a UL.
"Imagens para Lavoisier" Sala Estúdio da Biblioteca |
Uma mostra de ilustrações motivada pela tradução do “Manifesto para uma Nova Química: Discurso Preliminar do Traité Elémentaire de Chimie de Antoine Laurent Lavoisier”. Para uma visão detalhada.
"Vida e Obra de Marie Sklodowska Curie"
Posters
Sala Multiusos da Biblioteca
23 de Novembro 2011 | 31 de Dezembro
Uma colecção de Posters organizada por João Paulo André e apresentada na Reunião Anual da SPQ em Braga, Julho 2011.
-
19:30h | Teatro
"Maria Curie" Grande Auditório da FCT/UNL
de Mira Michalowska pelo Teatro Extremo
Entrada livre
"Maria Curie" de Mira Michalowska, pelo Teatro Extremo, interpretado por Isabel Leitão, com encenação de Sylvio Zylber, retrata a vida e obra de Marie Curie, galardoada com o prémio Nobel da Química há cem anos.
Sinopse da peça:
Mary Mattinglej Melonej é uma jornalista americana fascinada pela personagem de Marie Curie que resolve entrevistá-la. Apesar de Marie Curie ter aversão aos jornalistas, aceitou ser entrevistada por ela várias vezes, revelando a sua vida e obra, tal como, as circunstâncias em que o elemento rádio foi transportado dos Estados Unidos da América para a França e mais tarde para a Polónia.
Duração: 85m s/intervalo
Mais informações em:
http://bibliotecaunl.blogspot.com
http://biblioteca.fct.unl.pt/
http://www.facebook.com/home.php?ref=hp#!/biblioteca.fctunl
Acesso ao Campus
Metro Transportes do Sul – Estação Universidade
Ligação comboio da Ponte – Estação Pragal
http://www.fct.unl.pt/candidato/como-chegar-fct
Coordenadas GPS 38º 39' 36'' N/ 9º 12' 11'' W