Notícias
FINAL DO ROCK RENDEZ WORTEN
O Teatro do Bairro, no Bairro Alto, será palco da tão aguardada final do Rock Rendez Worten (RRW), já no dia 9 de Novembro (quinta-feira), a partir das 22h00.
A 9 de Novembro, a partir das 22h00
TEATRO DO BAIRRO RECEBE A FINAL DO ROCK RENDEZ WORTEN
O Teatro do Bairro, no Bairro Alto, será palco da tão aguardada final do Rock Rendez Worten (RRW), já no dia 9 de Novembro (quinta-feira), a partir das 22h00. Neste evento, ficaremos a conhecer o grande vencedor da quarta edição do RRW, numa noite repleta de boa música, onde as sete bandas finalistas irão actuar com os respectivos padrinhos.
Plus (Pop), Allma (Jazz), Beware Jack (Hip Hop), Chapa Dux (Reggae), In Chaos (Metal), Mundo 13 (Rock) e We Should Be Famous (Alternativa) são as sete bandas finalistas que vão subir ao palco, pela última vez, sob o olhar atento do júri, composto por Paula Homem, directora geral da Arthouse, uma editora de novos talentos do grupo Valentim de Carvalho, e por Nuno Calado, locutor da Antena 3 e comentador assíduo da SIC Radical.
Também os padrinhos das bandas finalistas terão um lugar de destaque. Sónia Tavares (The Gift), Kalú (Xutos e Pontapés), Messias (Mercado Negro), Fernando Ribeiro (Moonspell), João Barbosa (Buraka Som Sistema), João Vieira (X-Wife) e Mário Laginha marcarão presença no local – uns através de vídeo, por questões profissionais, outros pessoalmente, mas todos eles com o desejo de darem o seu apoio às bandas que apadrinham.
Aliás, será uma noite RRW Awards em pleno, pois, além do prémio principal Talento RRW 2011, serão atribuídos os galardões da fase Plugged, para as bandas que se destacaram nessa fase, nas seguintes categorias: Melhor Refrão, Melhor 2 Performance, Melhor Set e Melhor Guarda-Roupa. Quem vencerá?
No final da noite, ficaremos, então, a conhecer a banda Talento RRW 2011, um prémio que lhe ermitirá a gravação do primeiro álbum, inscrevendo, assim, oficialmente, o seu nome na cena musical portuguesa. O vencedor desta quarta edição do RRW garante ainda a presença no festival South by Southwest, em Austin, no Texas.
As sete bandas finalistas:
Plus – Luís Mouta Dias, Marco Ferradosa, João Leal, André Magalhães e Carlos Santos formaram os Plus em 2008, uma banda inspirada pelos ventos renovadores do indie. A exportação para os palcos das suas composições metafísicas, excêntricas e energéticas resultou na perfeição, trazendo consigo vitórias em quatro concursos de bandas locais e presenças em finais nacionais. No seu percurso pelos palcos nacionais, os Plus tem percorrido o país de norte a sul, partilhando eventos com grandes nomes como Wraygunn ou X-Wife. Procuram agora novos voos, tentando levar a sua mensagem musical ao maior número de pessoas. No Rock Rendez Worten, os Plus são apadrinhados por Sónia Tavares, dos The Gift.
Allma – Banda de originais com uma sonoridade que nasce da fusão de diversos estilos como o rock, funk, soul, blues, reggae e ska. O nome da banda surge nesse mesmo conceito, sendo Allma a abreviatura de “All Music Attraction”. A banda surgiu em Outubro de 2010 e, actualmente, é composta por Marta Martins (Voz), Gil Salvini (Voz), Sérgio Nascimento (Guitarra e Voz), Paulo Barbosa (Baixo), Sérgio Curado (Baterista), Walter Martins (Trompete), Alípio Silva (Trombone) e Filipe Gonçalves (Saxofone Tenor). Além dos seus temas originais, os Allma interpretam, ainda, uma série de marcos musicais como Dusty Springfield, James Brown, Maceo Parker, Bob Marley e até mesmo Jimi Hendrix, num ambiente descontraído e divertido que tem cativado o público. Mário Laginha é o padrinho dos Allma no Rock Rendez Worten.
Beware Jack – São o reflexo do “excentrismo” no rapper que defende os valores e os pilares da cultura hiphop e mantem-se firme, fiel aos seus ideais. Já com alguns anos de rap na cena musical portuguesa, as suas líricas são similares a si mesmo, bem visíveis no seu último trabalho discográfico intitulado "Mundo é Meu" compilado com o seu compincha “j Yoke” juntos representam o duo "Beware Jack & Dj Yoke". A banda apresenta-se ao vivo com um carisma muito próprio e alguns adereços que nos transportam para a viagem do seu primeiro LP. É ao vivo que esta dupla mais se completa, tendo vindo a ganhar seguidores em cada espaço onde se apresenta. A sua sonoridade consegue captar a atenção e integrar-se nos mais diversos circuitos musicais já que o seu último trabalho revela influências de Rap, Soul, Jazz e Blues. No Rock Rendez Worten, os Beware Jack são apadrinhados por João Barbosa, dos Buraka Som Sistema.
Chapa Dux – Banda oriunda de Sintra, com uma sonoridade fortemente marcada pelo balanço do Reggae, vivacidade imposta pelo Ska e consciência na improvisação do Dub. Esta junção de ritmos tem sido explorada desde 2008, pelos seus oito elementos, que durante vários anos cresceram em diferentes ramos musicais e culminaram na formação de Chapa Dux. Actualmente, a formação conta com Di (Voz, Guitarra Ritmo), Gonçalo (Baixo), Jony (Teclas), Tiago (Saxofone Tenor), Leo (Guitarra Solo), Adri (Clarinete), Luís (Bateria) e Piteiras (Percussão). O seu repertório conta com originais em português e inglês, inteiramente escritas pelo seu vocalista Di. Os Chapa Dux lançaram o EP "Infinitree" em Julho de 2011. Apesar de ser um EP as participações de artistas como Júnior (Terrakota) e Kiko (Kumpania Algazarra) confirmam as aspirações da banda em marcar presença nos grandes palcos portugueses. No Rock Rendez Worten, os Chapa Dux contam com o apoio de Messias, dos Mercado Negro.
In Chaos – A banda In Chaos foi formada no Carregado, em 2009, pelo vocalista/baixista André Marinho. Com o objectivo de recuperar a sonoridade Thrash Metal dos anos 80, os In Chaos apostam numa sonoridade intensa. A participação no Rock Rendez Worten surgiu através do convite de Fernando Ribeiro dos Moonspell, padrinho do género Metal. Agora, na fase Awards do RRW, a banda faz questão de corresponder a todas expectativas e garante uma actuação de cortar a respiração. Os In Chaos são uma banda formada André Marinho (Voz/Baixo), Jorge Martins (Guitarra), Gonçalo Sousa (Guitarra) e Filipe Ferreira (Bateria). Fernando Ribeiro, dos Moonspell, apadrinha a banda no Rock Rendez Worten.
Mundo 13 - Os Mundo 13 são uma banda de rock do Porto, que nasceu de uma vontade de criar algo inovador e em português, dentro de um estilo rock duro e cru. Constituída por Rui Veloso (Voz/Guitarra), João Azevedo (Bateria) e Cristina Pacheco (Baixo), os três elementos da banda já se cruzaram no passado noutros projectos musicais, essencialmente no âmbito do rock, e decidiram juntar-se, em 2010, para se entregarem de alma e coração a este novo projecto. Actualmente, a banda encontra-se a finalizar o seu primeiro álbum de originais em estúdio. Kalú, dos Xutos & Pontapés, apadrinha os Mundo 13 na aventura do Rock Rendez Worten.
We Should Be Famous – Oriundos de Coimbra, os We Should Be Famous trazem um estilo Indie-Pop depressivo. Com forte influência do som britânico criado no inicio da década de 80, a New Wave, recolheram já ao longo deste ano fortes criticas e têm despertado a curiosidade do panorama musical actual. No Rock Rendez Worten são apadrinhados por João Vieira, dos X-Wife.
Para mais informações, basta consultar o site www.rrw.pt, no menu RRW Awards.
Rock Rendez Worten, onde o forte é a música portuguesa.