Notícias
CONCURSO BESAFOTO2011
Pela quarta vez consecutiva, o Banco Espírito Santo Angola (BESA) e a World Press Photo (WPPh) uniram-se para premiar o talento angolano.
1º Prémio - Adalberto Gourgel
4ª Edição do Concurso organizado pelo BESA
Concurso BESAFoto2011 premeia talento angolano
- Adalberto Gourgel, Waldney Oliveira e João Monteiro foram os vencedores da edição mais concorrida de sempre do Concurso promovido pelo BESA, em parceria com a World Press Photo
- Gala de entrega de prémios contou com a presença da Ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.
Pela quarta vez consecutiva, Banco Espírito Santo Angola (BESA) e a World Press Photo (WPPh) uniram-se para premiar o talento angolano, através do Concurso BESAFoto 2011. Adalberto Gourgel conquistou o júri do concurso que lhe atribuiu o primeiro prémio, no valor de 15.000 dólares. Waldney Oliveira e João Monteiro foram distinguidos com o segundo e terceiro lugar respectivamente e foram ainda atribuídas 10 menções honrosas.
A Ministra da Cultura de Angola, Rosa Cruz e Silva foi a convidada de honra do evento, tendo elogiado a iniciativa do BESA e o seu positivo impacto na dinamização cultural do país. A Ministra sublinhou que o prémio prestigia e valoriza os profissionais da fotografia, bem como dos amadores, que o fazem por paixão à arte.
Para além dos três vencedores, foram atribuídas dez menções honrosas: Guilherme Luvualo, Jaime Sebastião, Isaac Bartolomeu, André Jorge, João Monteiro, Gika Canoso, Petra Machado, Dselja Neves, Osvaldo Paulo e Celma Nescos.
O Concurso BESAFoto 2011 reuniu 172 candidatos e mais de mil e quinhentos trabalhos, tendo sido a edição mais concorrida desde que se iniciou o projecto. Para Leonor Sá Machado, directora de marketing do BESA “Esta adesão é um claro reconhecimento do trabalho que estamos a desenvolver na promoção da arte e da cultura angolana, mas também um reflexo do crescimento do movimento artístico nacional, para o qual acreditamos que o Concurso, e todas as iniciativas paralelas, têm contribuído positivamente. É esta a nossa missão: premiar, promover e ajudar os artistas angolanos a crescer”.
Os trabalhos foram avaliados por um júri internacional, coordenado pelo WPPh, onde constavam artistas de renome internacional como Emílio Morenatti e Michaël Zumstein. O espanhol Emílio Morenatti trabalha em exclusivo para a Associated Press (AP) e já venceu vários prémios como “Fotojornalista do Ano” pela Pictures of the Year International em 2009 e “Fotógrafo do Ano” pela National Press Association of America. Michaël Zumstein, fotógrafo franco-suíço, trabalha para a imprensa francesa e internacional, sendo reconhecido pelos seus trabalhos na República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Sudão.
Paralelamente ao Concurso, o BESA promoveu o II Fórum de Fotografia, liderado pelos dois fotógrafos internacionais. Neste workshop, os candidatos ao Concurso BESAFoto tiveram oportunidade de aprofundar técnicas profissionais de fotografia e partilhar experiências e conhecimentos sobre esta arte.
Sobre o BESA
O BESA – Banco Espírito Santo Angola, S.A. foi formalmente constituído em Agosto de 2001, tendo iniciado a sua operação em 24 de Janeiro de 2002, surgindo na sequência da decisão do Grupo BES de formar um banco de raiz em Angola, suportado pelo conhecimento que adquiriu da economia angolana.
Desde a sua fundação, o BESA tem vindo a ser distinguido por prestigiadas instituições internacionais, tanto pela sua performance financeira, como pelo papel desempenhado no apoio e promoção do desenvolvimento sustentável e pelas actividades que impulsionam o envolvimento com a comunidade. Desde 2010, o BESA é Banco Oficial do Planeta Terra da UNESCO, sendo o principal parceiro da organização mundial de promoção da sustentabilidade. A nível financeiro, o BESA continua a somar reconhecimentos internacionais, entre os quais “Best Bank in Angola”, na lista dos “Best Emerging Market Banks Africa 2011” e “Best Trade Finance Bank 2011”, ambos pela revista Global Finance e “Best Commercial Bank in Angola”, pela revista World Finance.