"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

BORDALLO PINHEIRO

Faianças Bordallo Pinheiro recebem mais quatro artistas brasileiros convidando-os a reinterpretar o seu legado centenário.





Projecto de internacionalização da marca e diálogo artístico entre os dois lados do Atlântico: “16 BB – Bordallianos do Brasil”

Faianças Bordallo Pinheiro recebem mais quatro artistas brasileiros convidando-os a reinterpretar o seu legado centenário

Artista plástica brasileira Erika Versutti cria peça chamada de “Beijinho” – em honra da pequena iguaria doceira das Caldas da Rainha; A estilista Isabela Capeto admite criar colecção de moda no Brasil inspirada no universo Bordalliano que a encantou; Efrain de Almeida e Tiago Carneiro da Cunha estão criar peças a partir dos animais de Bordallo Pinheiro, carregando-as de humor e sátira.

As Faianças Bordallo Pinheiro receberam esta semana um novo grupo de artistas plásticos brasileiros de renome internacional, que foram convidados pela marca centenária portuguesa para integrar o seu projecto de internacionalização para o mercado brasileiro, participando na iniciativa “16 BB – Bordallianos do Brasil”.

Este projecto artístico de diálogo luso-brasileiro sobre o legado das Faianças Bordallo Pinheiro vai trazer à fábrica das Caldas da Rainha, 16 artistas plásticos brasileiros de diversas áreas, desde a pintura à escultura, passando pelo estilismo e moda e culmina com a criação de 16 peças únicas com a insígnia Bordallo Pinheiro e “sotaque brasileiro”, limitadas a 250 exemplares: 125 exemplares destinados ao mercado português e outras 125 peças que serão comercializadas no Brasil.

Estas peças serão lançadas no final de 2012 em duas exposições – em Lisboa e em São Paulo –, em espaços de referência museológica de arte moderna e contemporânea de Portugal e do Brasil.

Um grupo de quatro artistas encontra-se neste momento nas Caldas da Rainha a trabalhar no projecto “16 BB – Bordallianos do Brasil”. Uma estilista – Isabela Capeto – e três artistas plásticos brasileiros - Efrain Almeida e Tiago Carneiro da Cunha e Erika Versutti – encontram-se a pesquisar e recriar o vasto legado artístico deixado por Rafael Bordallo Pinheiro.

Dos quatro artistas, apenas Erika Verzutti, que mistura nos seus trabalhos várias técnicas, como desenhos, colagens, pinturas e esculturas, não irá produzir peças a partir dos animais criados por Rafael Bordallo Pinheiro, há mais de 125 anos. A peça que está a ser desenvolvida pela artista vai integrar alguns “legumes” da colecção bordalliana e terá o nome de “Beijinho” – o doce tradicional das Caldas da Rainha.

Já os escultores Efrain Almeida e Tiago Carneiro da Cunha deixaram-se contagiar pelo universo mágico criado por Rafael Bordallo Pinheiro e fizeram recair a sua escolha, respectivamente, nos insectos e no gato bizantino, para criarem uma obra à qual não vai faltar um toque de humor e sátira que está sempre patente na obra da Bordallo Pinheiro.

A estilista brasileira Isabela Capeto trazia do Brasil uma visão da peça que queria conceber nas Caldas da Rainha, mas viu-se confrontada, já na fábrica, com uma enorme dificuldade em escolher de um espólio tão vasto o elemento central do seu trabalho. Maravilhada com a realidade que teve a oportunidade de conhecer bem de perto, Isabela Capeto vai criar um surpreendente centro de mesa que cruza as culturas portuguesa e brasileira, e admite até vir a criar uma colecção de moda inspirada na obra de Bordallo quando regressar ao Brasil.

O projecto artístico de internacionalização da marca Bordallo Pinheiro no Brasil, “16BB – Bordallianos do Brasil”, vai trazer ainda a Portugal até Março de 2012 Saint Clair Cemin (escultor, com o seu trabalho exposto em vários museus do mundo e com várias obras de arte pública espalhadas pelo globo), Barrão (pintor, escultor, artista multimédia, com obra exposta em todo o mundo), Tunga (escultor e desenhista com currículo internacional), Regina Silveira (pioneira da vídeo-arte brasileira e professora de grandes nomes artísticos contemporâneos do Brasil), Fábio Carvalho (pintor, representado em diversas colecções internacionais), Frida Baranek (escultora, representada em várias colecções internacionais, reside actualmente em Londres), Marcos Chaves (artista plástico que recorre muito à fotografia e vídeo, com exposições em todo o mundo), Sérgio Romagnolo (pintor, escultor e professor na Universidade Estadual de São Paulo), Tonico Auad (artista plástico que utiliza desenhos, instalação e fotografia na sua obra internacionalmente exposta e reconhecida, reside actualmente em Londres), Estela Sokol (pintora, expõe regularmente no Brasil e internacionalmente), e a estilista consagrada internacionalmente Martha Medeiros.

O projecto Artistas Brasileiros em curso conta, desde o início, com o apoio da TAP e do SANA Silver Coast Hotel.


Sobre a Bordallo Pinheiro

A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884 com o propósito de revitalizar as artes tradicionais da cerâmica, cruzando-as com a modernidade de diversos estilos que anunciavam o futuro e com a originalidade e irreverência do seu criador, Rafael Bordallo Pinheiro.

Assim nascia a produção em série de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.

A aquisição da empresa por parte da Visabeira Indústria resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional.

Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordaliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação aos artistas de renome da actualidade e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença.

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,414,882