Notícias
JOVEM POVOACENSE DISTINGUE-SE
Andreia Melo Carreiro, de 24 anos, a frequentar o 2º ano do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, distingue-se na área da inovação aplicada à energia.
Jovem povoacense distingue-se na área da inovação aplicada à energia
Andreia Melo Carreiro, do Concelho da Povoação, é uma jovem investigadora, de 24 anos, que vai ver o seu artigo científico publicado no IEEE Xplorer, a Biblioteca Digital que contem a melhor Literatura Mundial ligada à engenharia e tecnologia. Além disso, Andreia Carreiro, que é natural da Ribeira Quente, apesar de ter residência nas Furnas, foi convidada a apresentar o seu artigo em Manchester, entre os dias 5 e 7 de Dezembro do corrente ano, no âmbito de uma prestigiada Conferência Europeia da especialidade.
O artigo que a jovem investigadora escreveu tem como título “In-House Monitoring and Control Network for the Smart Grid of the Future” e foi seleccionado, assim, para a conceituada Conferência Europeia, que terá lugar no Reino Unido, denominada “2011 IEEE PES Innovation Smart Grid Technologies” (http://www.ieee-isgt-2011.eu/), que é organizada pelo IEEE, a maior Associação Profissional dedicada à inovação tecnológica e à excelência no seu benefício para a humanidade.
Actualmente, Andreia Melo Carreiro é Work Package Leader de um Projecto Europeu, chamado ENERsip – ENERgy Saving Information Platform for Generation and Consumption Network (http://www.enersip-project.eu/). Trata-se de um projecto financiado, no âmbito do FP7 (Seventh Framework Programme (2007-2013), em 4 milhões de euros e foi o fruto do trabalho desenvolvido no âmbito desse projecto que agora é alvo do artigo publicado.
A jovem do Concelho da Povoação está igualmente a frequentar o 2º ano do Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (inserido no programa MIT Portugal - http://www.mitportugal.org/) na Universidade de Coimbra. Trabalha igualmente num projecto que está a ser executado no INESC Coimbra (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Coimbra - http://www.inescc.pt/), onde é investigadora, e no MIT em Boston (Massachusetts Instituto of Technology) onde daqui a uns meses realizará parte do seu Doutoramento.
Antes do Doutoramento, Andreia Carreiro fez um Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e outro Mestrado Avançado em Energias para a Sustentabilidade, ambos ministrados na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.