"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

PALMILHA DENTADA VAI SER COMPANHIA RESIDENTE DO THSC

O Teatro Helena Sá e Costa (THSC), no Porto, vai ter pela primeira vez uma companhia residente em 2012, passando a ser a casa de acolhimento do Teatro da Palmilha Dentada. Espetáculo «Palmilha 2012 – O Protocolo», em cena de 20 a 22 de outubro, formaliza parceria inovadora.


Espetáculo
"Palmilha 2012 – O Protocolo",
em cena de 20 a 22 de outubro,
formaliza parceria inovadora

Palmilha Dentada vai ser
companhia residente do
Teatro Helena Sá e Costa
em 2012

Companhia do Porto comemora
10.º aniversário este ano

O Teatro Helena Sá e Costa (THSC), no Porto, vai ter pela primeira vez uma companhia residente em 2012, passando a ser a casa de acolhimento do Teatro da Palmilha Dentada. O acordo será assinado de uma forma invulgar e criativa, no âmbito da apresentação do espetáculo «Palmilha 2012 – O Protocolo», em cena de 20 e 22 de outubro. A nova produção da Palmilha Dentada, em jeito de gala, vai servir não apenas para oficializar o entendimento estabelecido com o THSC como também para assinalar os 10 anos de atividade da companhia do Porto.

O protocolo que irá ser assinado no dia 20 de outubro é uma experiência arrojada e inovadora, tanto para a Palmilha Dentada como para o THSC, uma vez que potencia a melhoria das condições de trabalho da primeira e reposiciona a sala portuense enquanto estrutura de acolhimento de espetáculos com carreiras alongadas, o que contribui para um forte alargamento e rejuvenescimento do(s) público(s) de teatro no Porto.

Para Luísa Moreira, diretora de produção da sala portuense, fundada em 2000, o protocolo de acolhimento da Palmilha Dentada “é uma tentativa de enfrentar a crise que assalta não só o mercado de trabalho como o setor cultural em geral”.

Já Ricardo Alves, diretor da Palmilha Dentada, sublinha: “Se, nas pessoas, 10 anos não são ainda a maioridade, nas instituições obrigam a uma seriedade para a qual não estávamos preparados. Reconhecemos, no entanto, que andar a saltar de uma casa de espetáculos para outra não é próprio de uma instituição com a vetusta idade de uma década”.

Ao fim de 10 anos de atividade no Porto e presença em festivais por todo o país, com um trabalho teatral recheado de comédia cortante e humor em torno de temas contemporâneos e do quotidiano da cidade e do país, a Palmilha Dentada tem finalmente uma nova casa, porto de abrigo para três espetáculos a estrear no próximo ano.

Em 2012, o THSC vai assim acolher uma estrutura que, apesar de contar com um vastíssimo público, nunca obteve qualquer apoio do ministério da Cultura, nem de nenhum outro organismo de Estado, e que optou, por isso mesmo, por seguir, num momento de fortes constrangimentos financeiros, uma nova política de preços: o “preço normal” e o “preço simpático”.

Ricardo Alves explica: “O preço normal é de cinco euros, mais baixo do que habitualmente praticamos e bastante mais baixo do praticado em algumas casas de espetáculos da cidade. Mas, em época de crise, o pior que podia acontecer era perder-se os já de si escassos hábitos de consumo que, por dificuldades financeiras, nos esquecêssemos e perdêssemos o hábito de comungar numa sala de teatro. E se cinco euros até pode ser simpático, mais simpático é quem puder e quiser pagar 7,5 euros. Porque a simpatia é uma autoestrada de dois sentidos e toda a gente gosta de ser abalroada por um camião de carinhos”.

Aniversário com gala

A comemorar 10 anos de vida em 2011, a Palmilha Dentada vai assinalar a data com uma gala propositadamente intitulada «Palmilha 2012 – O Protocolo». O espetáculo, da autoria dos atores Ivo Bastos, Nuno Preto e Rodrigo Santos, com direção plástica de Sandra Neves e produção executiva de Adelaide Osório, será, segundo o encenador Ricardo Alves, “uma festa de aniversário surpresa que optamos por fazer a nós próprios, uma vez que ninguém se lembrou de nos fazer uma”.

“Será uma visão do futuro, com uma pitada de reflexão sobre o passado, onde iremos ainda revelar alguns dos conceitos base contidos no Grande Livro de Estilo do Teatro da Palmilha Dentada, as regras fundamentais – estéticas, éticas e políticas – que norteiam todo o nosso trabalho. Tudo isto abrilhantado pelas malhas musicais do Passpartout Preto e com a colaboração da produtora audiovisual Cimbalino Filmes”, desvenda ainda o encenador da companhia do Porto.

A primeira peça a apresentar pela Palmilha, no âmbito da parceria estabelecida com o THSC, já tem data marcada: janeiro de 2012. Chama-se «Dimas e Gestas – Um espetáculo para crucificados» e estará em cena de terça a domingo ao longo de cinco semanas.

O espetáculo «Palmilha 2012 – O Protocolo» sobe ao palco do THSC nos dias 20, 21 e 22 de outubro, pelas 21h30, com bilheteira para cinco e 7,5 euros.

 

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,415,464