Notícias
"ENCONTROS DE PATRIMÓNIO INDUSTRIAL"
"O Coleccionismo nos finais do século XVIII" é o tema da próxima sessão dos Encontros de Património Industrial 2011 que, tendo como oradora a museóloga Madalena Braz Teixeira, tem lugar no dia 20 de Outubro, às 18h, no Lagar de Azeite.
"O Coleccionismo nos finais do século XVIII"
Lagar de Azeite | Oeiras
20 de Outubro | às 18h
"O Coleccionismo nos finais do século XVIII" é o tema da próxima sessão dos Encontros de Património Industrial 2011 que, tendo como oradora a museóloga Madalena Braz Teixeira, tem lugar no dia 20 de Outubro, às 18h, no Lagar de Azeite (localizado nos jardins do Palácio marquês de Pombal, em Oeiras). A entrada é livre.
Esta palestra visa discorrer sobre as origens da museologia no nosso país, dando ênfase ao que se designa como a quarta fase do estudo da história desta disciplina em Portugal. Procura-se reflectir e descrever o movimento coleccionista de cariz iluminista e enciclopedista que se desenvolveu entre nós a partir do século XVIII e muito especialmente a museologia pombalina que o Marquês de Pombal instaurou em Lisboa, no Colégio dos Nobres na Colina da Cotovia, em 1761 e no Palácio da Ajuda, em 1768, bem como a que veio a fundar, em Coimbra, no âmbito da Reforma da Universidade iniciada em 1772.
Madalena Braz Teixeira nasceu em Lisboa, em 1938. Licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa e é Mestre em História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa. Exerceu o cargo de directora do Museu Nacional do Traje durante cerca de 25 anos. Foi docente universitária na área da museologia, da estética e das artes decorativas em Lisboa e no Porto, nomeadamente nas Universidades Católica Nova e Clássica: Faculdade de Belas Artes. Tem vasta obra publicada no domínio da história de arte, da museologia, da história e estética do traje e da joalharia.
Recorde-se que os “Encontros de Património Industrial”, da Câmara Municipal de Oeiras, encontram-se a decorrer desde o dia 7 de Abril e até 17 de Novembro, tendo por objectivo conhecer, divulgar e valorizar a história e o património industrial do Concelho de Oeiras.