"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

ENERGIA PARA TODOS EM 2030!

“Exigimos aos líderes europeus um compromisso com a erradicação da pobreza e o acesso universal à energia em 2030.” Este é o apelo de um grupo diverso de organizações da sociedade civil desde a Europa até à África Subsariana, ao qual Portugal se junta através da ONG portuguesa Oikos.



“Exigimos aos líderes europeus um compromisso com a erradicação da pobreza e o acesso universal à energia em 2030.”
Este é o apelo de um grupo diverso de organizações da sociedade civil desde a Europa até à África Subsariana, ao qual Portugal se junta através da ONG portuguesa Oikos.
 
Com um enfoque particular na África Subsariana, como a região afectada de modo mais extremo, este grupo exige mais vontade política da UE para aumentar a quantidade e qualidade de financiamento europeu à distribuição de energia a tod@s.
 
O apelo foi dirigido numa carta conjunta endereçada à Comissão Europeia, em particular ao seu presidente José Manuel Barroso. A União Europeia, sendo o maior doador  para a Ajuda Pública ao Desenvolvimento no mundo,  tendo o compromisso de defender o desenvolvimento sustentável,  e tendo grande influência política global,  está singularmente bem posicionada para se tornar um líder no movimento para o acesso universal à energia.
 
Entre outros, pretende-se que haja um aumento da qualidade e quantidade dos financiamentos para o acesso à energia; que este acesso tenha como enfoque a redução da pobreza e desenvolvimento sustentável; e ainda que seja considerado como motor para a criação de rendimentos e empreendedorismo.
 
Apesar de negligenciado durante décadas,  está a emergir um consenso global sobre a importância do acesso sustentável à energia como condição para o bem-estar das pessoas no mundo, o futuro da economia global  e para a preservação do nosso planeta. É hoje amplamente aceite que o acesso à energia para todos é fundamental para reduzir a pobreza e alcançar um desenvolvimento sustentável. Por isso, é preciso agir.
 
Consulte a carta na íntegra e as Organizações subscritoras aqui:
Versão original | Versão portuguesa

 



  
Sobre a Oikos
A Oikos - Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, constituída em 1988. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Acção Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, actua através de delegação própria em Cuba, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.
 
Contacto para mais informações
Marisa de Freitas David - Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora
2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630/8 | Fax. +351 21 882 3635
www.oikos.pt
Siga-nos no Facebook
Subscreva a Newsletter da Oikos

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo POETA POP de Tristão de Andrade

No próximo dia 18 de janeiro, pelas 21h00, sobe ao palco do Auditório da Fundação Oriente, em Lisboa, um espetáculo apresentado por Tristão de Andrade, que celebra sua vida e obra como poeta, escritor, cantautor e músico.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Visitas
101,414,979