Notícias
OLGA RORIZ DIRIGE MASTERCLASS EM COIMBRA
Estão abertas até à próxima segunda-feira as inscrições para a masterclass de Olga Roriz que A Escola da Noite acolhe a 19 de Outubro, no âmbito da residência desta coreógrafa no Teatro da Cerca de São Bernardo.
Nortada - fotografia de Rodrigo de Souza
Masterclass Olga Roriz
19 de Outubro | 16h às 19h
Teatro da Cerca de São Bernardo
Estão abertas até à próxima segunda-feira as inscrições para a masterclass de Olga Roriz que A Escola da Noite acolhe a 19 de Outubro, no âmbito da residência desta coreógrafa no Teatro da Cerca de São Bernardo. Uma oportunidade única para visitar, pela mão da própria artista, o seu percurso e a sua obra.
Entre as várias actividades previstas para a residência de Olga Roriz no Teatro da Cerca de São Bernardo (18 a 26 de Outubro), A Escola da Noite organiza uma masterclass de três horas, que terá lugar no dia 19 de Outubro, quarta-feira, entre as 16 e as 19h.
Trata-se da primeira masterclass da carreira de Olga Roriz: “por estranho que pareça, eu nunca dei nenhuma masterclass”, assume a coreógrafa. “Dar uma aula é coisa à qual nunca aspirei”. Ainda assim, e porque no seu trabalho dá e recebe “todos os dias, como uma troca de presentes”, propõe ao público de Coimbra um “dar despretensioso”, uma “viagem caótica sobre o que faço e como faço”. A masterclass dirige-se ao público em geral mas será particularmente apelativa para jovens actores e bailarinos e estudantes do ensino artístico da cidade. A inscrição custa 25 Euros e pode ser feita por e-mail, através do endereço geral@aescoladanoite.pt, mediante o preenchimento de uma ficha disponível online, no blog da companhia de Coimbra.
Olga Roriz (1955) começou a estudar dança com apenas 4 anos. Aos 15 ingressa na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Em 1975 inicia a sua colaboração como bailarina no Ballet Gulbenkian, onde se mantém até 1993, sendo sucessivamente bailarina solista (1985), primeira bailarina (1988) e coreógrafa principal (1990).
Em 1995, cria a Companhia Olga Roriz, que dirige até hoje. Dos vários prémios que recebeu, destaca-se: melhor coreografia para vários espectáculos no Ballet Gulbenkian - "Três canções de Nina Hagen" (1984), "Terra do Norte" (1985), "Espaço Vazio" (1986), "Treze gestos de um corpo" (1987), "Presley ao Piano" (1988) -; melhor coreografia do ano com ""The seven silences of Salome", no English National Ballet-Londres (1993); Prémio Almada atribuído pelo Instituto das Artes pela peça "Pedro e Inês" e insígnia da Ordem do Infante D. Henrique / Grande Oficial pelo Presidente da República, pela sua carreira e enriquecimento da cultura portuguesa (2004).
"F.I.M. - Fragmentos/Inscrições/Memórias" (2000), "Os Olhos de Gulay Cabbar" (2000), "Não Destruam os Mal-me-queres" (2002), "Pedro e Inês" (2003), "Paraíso" (2007), "Inferno" (2008), "Nortada" (2009) e “Electra” e "A Sagração da Primavera" (2010) são apenas alguns dos espectáculos que marcam a sua criação mais recente e que permanecem na memória dos espectadores.
No âmbito desta quinta residência artística do Teatro da Cerca de São Bernardo (por onde passaram já o Teatro O Bando, Vera Mantero, Joana Providência e o Teatro Meridional) serão apresentados três espectáculos: “Electra” (18/10), “Nortada” (21 e 22/20) e “PETS” (25 e 26/10). Entre as actividades paralelas destaca-se, para além da masterclass, a exibição de três filmes realizados por Olga Roriz, uma exposição de fotografia e vários momentos de conversa informal entre o público e os artistas.
>>Ficha de Inscrição e Programação