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PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial, promovida pela Universidade Lusófona. A coordenação do Curso é da responsabilidade de Prof. Doutor Luís Marques e decorrerá entre 18 de Novembro e 14 de Abril de 2012.
Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial
Duração / Grau / ECTS
O Curso comporta aulas teóricas e práticas distribuídas por, aproximadamente, 1 trimestre / Pós-Graduação (Formação Especializada) / 20 ECTS
Coordenação do Curso
Prof. Doutor Luís Marques
Início
18 de Novembro de 2011 a 14 de Abril de 2012
Horário
Sextas-feiras e sábados das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h.
Apoio Institucional
Gabinete de aluno. Tutores. Biblioteca. Secretariado da Faculdade. Salas de alunos. Salas de aulas. Anfiteatros. Auditórios.
Secretariado
Dr.ª Teresa CandeiasEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Telefone: 21 751 55 00 (ext. 2175)
Acompanhamento Pedagógico e Científico
Os pós-graduandos terão acompanhamento pedagógico e científico, individual e em grupo para concretização dos objectivos gerais e específicos.
Comissão Científica e Pedagógica
Prof. Doutor Luís Marques, Prof.ª Doutora Ana Cristina Martins, Prof. Doutor Moisés Espírito Santo e Prof. Doutora Clara Saraiva.
Comissão Executiva
Prof. Doutor Luís Marques e Prof.ª Doutora Ana Cristina Martins
Apresentação do Curso
Esta formação trata, no essencial, da compreensão e actuação ao nível do Património Cultural Imaterial (PCI), tendo em consideração, genericamente, quer a sua incidência, em domínios como «tradições e expressões orais, artes do espectáculo, práticas sociais, rituais e eventos festivos, conhecimentos e práticas relacionados com a natureza, aptidões ligadas ao artesanato tradicional», quer as medidas que visem assegurar a viabilidade da sua «salvaguarda» e a sua própria definição: «práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões – bem como os instrumentos, objectos, artefactos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, os grupos e, sendo o caso, os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural. Património cultural imaterial, transmitido de geração em geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função do seu meio, da sua interacção com a natureza e a sua história, incutindo-lhes um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, desse modo, para a promoção do respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana».
Para além de uma reflexão de fundo sobre o sentido do património cultural ou a maneira de pensar e praticar a sua valorização, constatamos facilmente que nos últimos anos, a «entronização» da cultura material tem vindo a ceder perante uma outra compreensão mais rica, diversificada e global – a candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade constitui apenas o exemplo mais flagrante. A fixação no património arquitectónico como representação quase exclusiva do património cultural que até hoje tem vigorado, começa a esbater-se, e a dar lugar, finalmente, a uma concepção mais exigente e equilibrada, surgindo cada vez com mais a propósito a via integrada do património, aquela que contempla a sua unidade, i.e., que o encara como um todo: tangível e intangivelmente. Distanciadas cerca de trinta anos, as duas Convenções da UNESCO (Convenção para a Protecção do Património Mundial, Cultural e Natural - 1972 e Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial - 2003) protagonizam bem estas duas visões, mas correspondem agora, complementarmente, à visão unitária do património, anunciando-nos, diariamente, que qualquer abordagem séria e profunda jamais poderá deixar de compreender o património material e imaterial.
Esta nova concepção de património representa, assim, uma mudança de paradigma. Com a crescente institucionalização do PCI a nível mundial, amplia-se igualmente uma noção quotidiana mais rigorosa de património cultural que estimula a que, sem mais atrasos, o seu conteúdo entre segura e continuadamente no meio universitário integrando directa e indirectamente o teor de certos cursos nos seus vários graus oficiais, bem como módulos e outras acções de formação.
Objectivos Gerais e Específicos/Competências
Objectivo geral
Visa construir um quadro teórico e metodológico que permita aos técnicos, professores, investigadores, animadores, programadores, etc., compreender as diferentes dimensões e variantes do património cultural, bem como apoiar formas de actuação consentâneas, quer com a especificidade do património intangível e a «Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial» (UNESCO, 2003), quer com o regime jurídico em vigor em Portugal.
Objectivos específicos
. Compreender o conceito de património cultural imaterial e de património cultural;
. Identificar tipologias e apreender as especificidades do património cultural imaterial em diferentes contextos;
. Fornecer instrumentos operativos para a definição de estratégias de salvaguarda do PCI;
. Criticar as alterações no conceito de património cultural imaterial à luz do desenvolvimento das sociedades e da evolução legislativa;
. Introduzir e problematizar o conceito de PCI no contexto dos museus;
. Apresentar o enquadramento teórico sobre os museus e o PCI;
. Analisar boas práticas de salvaguarda do PCI;
. Adquirir capacidades de identificação, inventário, registo, recolha, preservação e divulgação do património cultural imaterial;
. Ampliar competências metodológicas para atualização de conhecimentos;
. Desenvolver investigação de modo autónomo;
. Aplicar os conhecimentos adquiridos em«casos-de-estudo»;
. Elaborar roteiros de património cultural imaterial;
. Adequar os itinerários do património cultural imaterial à especificidade de grupos de procura;
. Integrar grupos de trabalho de promoção e valorização patrimonial.
Destinatários
Directores, conservadores, técnicos superiores e outros funcionários dos Museus Nacionais, dos Museus integrados na Rede Portuguesa de Museus e dos Museus Municipais, entre outros; Vereadores, Directores, Chefes de Departamento e de Divisão, bem como de outros técnicos superiores e funcionários das Autarquias; Professores e alunos de Cursos Superiores de Património Cultural; Licenciados em Ciências Humanas e Sociais, Artes e Gestão da Cultura; Directores, técnicos superiores e outros funcionários dos vários serviços de Turismo; Associações de Defesa do Património, grupos, estudantes e demais pessoas interessadas na salvaguarda e valorização do património cultural.
Para mais informações, contactar
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Campo Grande, 376 . 1749-024 Lisboa
Linha Azul 808 100 039 | 808 200 739
informacoes@ulusofona.pt
www.ulusofona.pt